04/03/16

Tarteletes Verdes com Tzatziki




Março, que à semelhança de Janeiro e Setembro, é um mês que nos trás sempre a invariável e animadora sensação de recomeço, tem a feliz particularidade de nos brindar com uma estação especial, a Primavera. Estação de renovações, luz e cor, que se reflecte no nosso humor, influenciando-o com a mesma facilidade com que nos faz rasgar sorrisos. À natureza, às pessoas, ao mundo. 

Sempre fui uma criança de bem com as estações mais quentes, até porque a geografia assim o impôs, mas, curiosamente, sempre fui mais apaixonada pela chuva. A praia e o mar definem muitas das minhas recordações de infância, mas algumas das mais queridas e presentes incluem poças de água e cabelos encharcados. 
A idade tem-me aproximado mais da serenidade e tempero das estações mais iluminadas. Hoje admito que anseio mais pela chegada da Primavera do que do Outono, que ainda assim me continua a fascinar imenso.

Estas Tarteletes pretendem antecipar um pouco as boas energias da sua chegada. Imprimem frescura, conforto e muito sabor aos nossos olhos e estômago. Acredito que nutrem só de olhar!
O uso do matcha na massa da base pretende colorir e trazer a capacidade depuradora e nutritiva do melhor dos chás verdes. O molho tzatziki é uma frescura por si só e dá um incrível boost de sabor às tarteletes.   

Esta proposta surge no âmbito da minha colaboração, enquanto contribuidora, com o Saliva, um site de comida e tudo que com ela se relacione, que está a festejar o seu 1º Aniversário.
É um espaço em contínuo crescimento que objectiva dar a conhecer todo um mundo do melhor que o universo foodie nos pode oferecer, desde receitas, a marcas, restaurantes, chefs ou livros, enfim, tudo que mereça promoção pelas boas sensações e momentos que nos possam criar. 
Basicamente garante a divulgação de tudo que nos faça salivar através dos melhores estímulos à nossa curiosidade e palato.
Um site realmente bonito e altamente informativo que vale a pena conhecer. 





TARTELETES VERDES COM TZATZIKI

Ingredientes
(4 tarteletes)

|Molho Tzatziki
1 pepino, médio
1 iogurte grego natural
1 dente de alho, pequeno
Sal
Pimenta
1 colher (sobremesa) de cebolinho picado
Sumo de lima

|Tarteletes
80 gr de polenta pré-cozida
200 ml de água
Azeite
Sal
Pimenta
2 dentes de alho, pequeno e esmagado
1 colher (sobremesa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sobremesa) de matcha
2 folhas de mangericão fresco
1 queijo mozzarella fresco
80 gr de couve romanesco
4 tomates cereja amarelo
4 tomates cereja vermelho
60 gr de salmão fumado, cortado em pequenas tiras

Preparação

Começar por preparar o molho, ralando o pepino e espremendo-o bem para que liberte o máximo do seu liquido. Abrir o iogurte e retirar igualmente todo o liquido possível. Num recipiente juntar o pepino com o iogurte e acrescentar o dente de alho esmagado, o sal, a pimenta, o cebolinho e o sumo de lima. Envolver bem, provar e rectificar temperos, se necessário. Conservar no frio até à hora de servir.
Para as tarteletes começar por cortar a romanesco em floretes pequenos e levar a cozer em água temperado com sal durante 3-4 minutos. Retirar da água e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Para a base, levar a água ao lume num tachinho com uma pitada de sal, outra de pimenta um fio ligeiro de azeite e um dente de alho. Quando ferver juntar o matcha, mexer para que se dilua bem, e de seguida acrescentar a polenta, em chuva e delicadamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar cerca de 4-5 minutos, mexendo continuamente. Retirar do lume e forrar o fundo e laterais das formas de tartelete com a polenta.
Numa pequena taça misturar uma colher de sopa de azeite com um pitada de sal, o mangericão picado e um dente de alho esmagado. Cortar os tomate cereja ao meio, juntar ao romanesco e envolver neste molho.
De seguida cortar o mozzarella em fatias e coloca-las por cima das bases de polenta.
Espalhar então por cima os tomates cereja e os floretes de romanesco, a gosto. Levar ao forno cerca de 15 minutos até o mozzarella estar derretido e os tomates ligeiramente assados.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e espalhar o salmão fumado por cima.
Na hora de servir acompanhar com o molho Tzatziki e com uma salada de agrião.




4 comentários:

  1. Mmm tzatziki... nice idea!
    I was planing to make some tomorrow ;)

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas e apetitosas.
    Bom fim-de-semana

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Cá eu também sou de estações quentes e vim para a terra do frio... GRRR!!!
    Eu sabia que havia polenta nas tartes :))).
    Bem, linda, brincadeiras à parte, adoro!! Adoro tudo nestas tartes, desde a polenta da polentada, a esse recheio magnífico com ingredientes que adoro e esse molho que nem consigo dizer o nome mas que também amo de paixão.
    Beijinhos linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/dia-um-na-cozinha-e-umas-empadas-de.html

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)