Mostrar mensagens com a etiqueta parmesão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta parmesão. Mostrar todas as mensagens

04/03/16

Tarteletes Verdes com Tzatziki




Março, que à semelhança de Janeiro e Setembro, é um mês que nos trás sempre a invariável e animadora sensação de recomeço, tem a feliz particularidade de nos brindar com uma estação especial, a Primavera. Estação de renovações, luz e cor, que se reflecte no nosso humor, influenciando-o com a mesma facilidade com que nos faz rasgar sorrisos. À natureza, às pessoas, ao mundo. 

Sempre fui uma criança de bem com as estações mais quentes, até porque a geografia assim o impôs, mas, curiosamente, sempre fui mais apaixonada pela chuva. A praia e o mar definem muitas das minhas recordações de infância, mas algumas das mais queridas e presentes incluem poças de água e cabelos encharcados. 
A idade tem-me aproximado mais da serenidade e tempero das estações mais iluminadas. Hoje admito que anseio mais pela chegada da Primavera do que do Outono, que ainda assim me continua a fascinar imenso.

Estas Tarteletes pretendem antecipar um pouco as boas energias da sua chegada. Imprimem frescura, conforto e muito sabor aos nossos olhos e estômago. Acredito que nutrem só de olhar!
O uso do matcha na massa da base pretende colorir e trazer a capacidade depuradora e nutritiva do melhor dos chás verdes. O molho tzatziki é uma frescura por si só e dá um incrível boost de sabor às tarteletes.   

Esta proposta surge no âmbito da minha colaboração, enquanto contribuidora, com o Saliva, um site de comida e tudo que com ela se relacione, que está a festejar o seu 1º Aniversário.
É um espaço em contínuo crescimento que objectiva dar a conhecer todo um mundo do melhor que o universo foodie nos pode oferecer, desde receitas, a marcas, restaurantes, chefs ou livros, enfim, tudo que mereça promoção pelas boas sensações e momentos que nos possam criar. 
Basicamente garante a divulgação de tudo que nos faça salivar através dos melhores estímulos à nossa curiosidade e palato.
Um site realmente bonito e altamente informativo que vale a pena conhecer. 





TARTELETES VERDES COM TZATZIKI

Ingredientes
(4 tarteletes)

|Molho Tzatziki
1 pepino, médio
1 iogurte grego natural
1 dente de alho, pequeno
Sal
Pimenta
1 colher (sobremesa) de cebolinho picado
Sumo de lima

|Tarteletes
80 gr de polenta pré-cozida
200 ml de água
Azeite
Sal
Pimenta
2 dentes de alho, pequeno e esmagado
1 colher (sobremesa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sobremesa) de matcha
2 folhas de mangericão fresco
1 queijo mozzarella fresco
80 gr de couve romanesco
4 tomates cereja amarelo
4 tomates cereja vermelho
60 gr de salmão fumado, cortado em pequenas tiras

Preparação

Começar por preparar o molho, ralando o pepino e espremendo-o bem para que liberte o máximo do seu liquido. Abrir o iogurte e retirar igualmente todo o liquido possível. Num recipiente juntar o pepino com o iogurte e acrescentar o dente de alho esmagado, o sal, a pimenta, o cebolinho e o sumo de lima. Envolver bem, provar e rectificar temperos, se necessário. Conservar no frio até à hora de servir.
Para as tarteletes começar por cortar a romanesco em floretes pequenos e levar a cozer em água temperado com sal durante 3-4 minutos. Retirar da água e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Para a base, levar a água ao lume num tachinho com uma pitada de sal, outra de pimenta um fio ligeiro de azeite e um dente de alho. Quando ferver juntar o matcha, mexer para que se dilua bem, e de seguida acrescentar a polenta, em chuva e delicadamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar cerca de 4-5 minutos, mexendo continuamente. Retirar do lume e forrar o fundo e laterais das formas de tartelete com a polenta.
Numa pequena taça misturar uma colher de sopa de azeite com um pitada de sal, o mangericão picado e um dente de alho esmagado. Cortar os tomate cereja ao meio, juntar ao romanesco e envolver neste molho.
De seguida cortar o mozzarella em fatias e coloca-las por cima das bases de polenta.
Espalhar então por cima os tomates cereja e os floretes de romanesco, a gosto. Levar ao forno cerca de 15 minutos até o mozzarella estar derretido e os tomates ligeiramente assados.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e espalhar o salmão fumado por cima.
Na hora de servir acompanhar com o molho Tzatziki e com uma salada de agrião.




26/10/15

Beringela Recheada com Farfalle, Creme de Legumes e Ras El Hanout




As diferentes formas de consumir legumes são uma mais valia fundamental para quem quer oferecer à família esta parcela essencial da tabela alimentar, e conseguir que a comam de bom grado.
Porque temos de nos render ao básico do cozido, que poucas vezes é apreciado, se o saltear, grelhar ou assar são métodos bem mais convincentes?
Juntando os complementos que claramente enaltecem o seu sabor torna-se muito mais fácil e eficaz integra-los na nossa alimentação.
 
Neste caso, andava há imenso tempo com o creme de abóbora assada da Amélia, do blog No Leftovers, na cabeça. Foi juntar-lhe os pozinhos de Ras El Hanout, que a Ana, do Dona Delicia - Atelier de Sabores, me trouxe de Marrocos, mais um ou outro toque a gosto, e saiu um intenso e delicioso creme, que é claramente a alma desta proposta.
 
Ainda não foi desta que estreei a máquina de fazer massa mas, dada a qualidade do resultado, acho que estou desculpada.
E mais uma vez se confirma que os legumes nunca podem ser considerados  chatos, bem pelo contrário.
 
Obrigada meninas pela inspiração!


 
BERINGELA RECHEADA COM FARFALLE, CREME DE LEGUMES E RAS EL HANOUT
 
Ingredientes
(4 pessoas)
 
400 gr de abóbora (usei Hokaido)
1 cebola roxa
3 dentes de alho
1 pimento vermelho picante, pequeno
2 beringelas
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de salsa fresca
1 colher (café) de sementes de cominhos
1,5 colher (café) de mistura Ras El Hanout
1/2 colher (café) de açafrão
200 gr de queijo ricota
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 lima
Sal
Pimenta
Azeite
Massa farfalle (lacinhos) para 4 pessoas
2 colheres (sopa) de uvas passas, pequenas
Sementes de sésamo preto
Salsa para polvilhar
Pão rústico/saloio, fatiado
 
Preparação
 
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Começar por preparar o molho de forma a acentuar o seu sabor, misturando umas 3-4 colheres de sopa de azeite com os dentes de alho esmagados, as folhas de louro partidas, o sumo de meia lima, uma boa pitada de sal, as sementes de cominhos, o açafrão e a mistura ras el hanout. Reservar. 
Preparar os legumes: tirar a casca à abóbora e corta-la em pedaço pequenos (não deitar fora as cascas), descascar a cebola e pica-la grosseiramente e cortar o pimento em quatro. 
Abrir a beringela o sentido do seu comprimento e, com cuidado, retirar o seu "miolo". Começar por usar uma faca, nas extremidades, e retirar a polpa com uma colher, sem furar a pele.
Juntar a polpa da beringela aos restante legumes já cortados, adicionar a salsa, colocar tudo numa assadeira de forno, regar com o molho, envolver bem e levar ao forno cerca de 20-25 minutos, até os legumes estarem bem moles e cozinhados.
Enquanto os legumes assam, levar a cozer a massa num tachinho com água, sal e um fio de azeite. Quando estiver al dente retirar da água.
Retirar os legumes da assadeira, colocar num processador ou liquidificador juntamente com o ricota, duas colheres de sopa de parmesão e quatro colheres de sopa da água da cozedura da massa e triturar tudo. Retificar temperos e se o creme estiver demasiado grosso acrescentar mais água da cozedura da massa.
Entretanto, aumentar o forno para 220ºC. Com um descascador de legumes laminar um pedaço de casca de abóbora, colocar na assadeira dos legumes (se tiver demasiado molho retirar um pouco) e levar a assar, até estarem ligeiramente crocantes, sem deixar que queimem.
De seguida envolver o creme de legumes na massa e juntar as uvas passas.
Rechear as beringelas com o preparado, polvilhar com o restante parmesão e levar ao forno, 5-6 minutos, até a beringela amolecer um pouco.
Retirar do forno, distribuir as tirinhas da casca de abóbora por cima, polvilhar com sementes de sésamo e salsa picada.
Servir com o pão bem tostadinho e pincelado com azeite, alho e salsa.

Nota: O Ras El Hanout, é uma mistura marroquina de várias especiarias diferentes, podendo ser feita em casa. Não sendo possível encontrar pode mais facilmente ser substituída por Mistura de Especiarias Marroquina (à venda na Tiger, por exemplo). 
 
 

30/08/14

|viajar e comer| Moussaka





Esta deliciosa Moussaka foi, inadvertidamente, a minha 1º receita grega confeccionada. Tinha programado uma sobremesa com um nome complicadissimo, além da Baklava que tanto quero fazer e ainda não saiu. Mas não, acabei por me estrear com este gratinado que tanto agradou.

Tenho um inexplicável fascínio pela Grécia, e como tal este post |viajar e comer| é escrito com o forte desejo de um dia conhecer esta cultura.
Juntando os anos que estudei a arte grega à imagem das extraordinárias e idílicas ilhas e escarpas de beleza ímpar, que imediatamente cativam qualquer alminha, admito que até seja fácil de explicar tamanha paixão.

É sem dúvida um dos meus destinos de eleição para uma boa viagem de carácter misto, com muita cultura e relaxamento. Como gosto!


Fonte: Google


A Moussaka é um prato típico do Médio Oriente e Península dos Balcãs, com mais destaque, no ocidente, na Grécia e na Turquia, contudo em versões diferentes.

A beringela é a rainha e juntamente com a carne picada são os ingredientes principais. Na versão turca a beringela é confeccionada salteada e o prato inclui também batata. Na grega é servida em camadas, finalizando com bechamel e levando a gratinar.

Nas minhas pesquisas encontrei versões mais ligeiras, onde o béchamel é substituido por iogurte. Sendo uma alteração que introduzi por aqui há algum tempo, em determinadas receitas, tinha a certeza que resultaria.

Apesar dos temperos e da carne picada, adorei a simplicidade dos sabores e, sinceramente, não achei um prato demasiado pesado. 
Posto isto só podia concluir com um: Aprovado!







































MOUSSAKA
 
INGREDIENTES
(4 pessoas)

1 beringela grande
700 gr de carne de carne de porco magra bem picada 
2 cebolas médias
2 dentes de alho
400 gr de tomate pelado (usei de lata)
2 col. de sopa de salsa fresca picada
Água
Vinho branco
Azeite
Sal
Mistura de Pimentas 
Noz moscada
Pimentão doce
2 folhas de louro
2 ovos
2 iogurtes gregos naturais
3-4 col. de sopa de queijo parmesão ralado


PREPARAÇÃO

Cortar a beringela à rodelas e levar a grelhar, de ambos os lados, numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Reservar.
Cortar as cebolas em laminas finas, esmagar o alho e reservar.
Numa frigideira anti-aderente colocar um fio ligeiro de azeite e juntar a cebola e o alho. Acrescentar depois a carne picada e deixar cozinhar uns minutos até a carne ganhar cor.
Juntar o tomate, a salsa, as folhas de louro partidas, o sal, a noz moscada, o pimentão doce e a pimenta e envolver bem. Acrescentar meio copo com 1/4 de água quente 1/4 de vinho branco e deixar cozinhar até a carne estar tenra, cerca de 20 minutos. Se necessário acrescentar um pouco mais de água e verificar temperos.
Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar um recipiente de ir ao forno com azeite e colocar uma camada de rodelas de beringela no fundo. Espalhar de seguida a carne (depois de retirado o louro) e voltar a cobrir com rodelas de beringela.
Bater os ovos, juntar o iogurte e temperar com sal, pimenta e noz moscada.
Verter a mistura sobre as beringelas e polvilhar abundantemente com queijo parmesão ralado.
Levar ao forno cerca de 30-35 minutos, até a cobertura estar firme e tostadadinha. 
Retirar do forno, deixar repousar cerca 20 minutos, por causa do liquido que se cria, e servir.

Nota: as receitas originais utilizam carne de vaca ou cordeiro. 
Nota_1: algumas receitas incluem canela, que optei por suprimir.
Nota_2: o facto de não ter exagerado na altura da camada de carne beneficiou o prato, dando-lhe alguma leveza.