Mostrar mensagens com a etiqueta cebolinho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cebolinho. Mostrar todas as mensagens

12/04/16

Cloud Bread com Espigos e Abacate Assado








































Por estes dias dei de caras com uma imagem de uma espécie de panquecas, mas não exactamente iguais, assim com um ar bem fôfo e ligeiro, mas mais irregulares e menos densas.
Vi depois terem o nome de Cloud Bread. Ora, com este nome só poderiam ser bem leves e suaves. 
Ainda que tenham bastante de nuvem, de pão nada tem.

Ao ler o artigo verifico que é uma receita super rica em proteína, facultada pelo ovo e pelo queijo, isenta de gluten, isenta de hidratos de carbono, e de uma facilidade incrível ao nível da execução. Tratei de a experimentar num almoço rápido em dia de trabalho.
Apresenta a versatilidade de poder ser doce ou salgado, usar diferentes tipos de queijo, e assumir os sabores que bem entendermos, mediante as especiarias ou ervas aromáticas que se adicionar. Aconselho a incrementar outros sabores para equilibrar a intensidade do ovo.

Num verdadeiro esforço a que me propus por forma a conseguir comer de forma mais saudável e regrada durante a semana, resolvi juntar estas pequenas nuvens aos espigos caseiros que tem aparecido cá por casa e assar um abacate, numa nova tentativa de que assim o seu sabor me agradasse mais.
O resultado foi uma refeição bem interessante onde os legumes e a proteína combinaram de forma bem interessante. Já a fruta... ainda não é desta. Demasiado au naturel para mim.

Posto e assumido que está este meu objectivo de aligeirar o que sinto e vejo ao espelho, sem grandes pressões, mas antes de forma gradual e tranquila, a cheat meal da semana terá de ser única e bem aproveitada pois será ainda mais especialmente saboreada do que o habitual.

E, prometendo que os docinhos não desaparecerão daqui, abro oficialmente a Operação "Burka Decotada 2016"! 
    






































CLOUD BREAD COM ESPIGOS E ABACATE ASSADO
(Adaptado daqui)

Ingredientes
(5 cloud breads/2 pessoas)

2 ovos
2 colheres (sopa) de queijo creme (usei queijo fresco para barrar Cool, Saloio)
1 colher (sobremesa) de fermento
1 colher (café) de alho em pó
1 colher (sobremesa) de salsa fresca picada
1 colher (sobremesa) de cebolinho fresco picado
Azeite
Vinagre
Sumo de lima
Sal marinho tradicional MarnotoNecton
250 gr de espigos 
1 dente de alho pequeno, esmagado
1 abacate
1 pêra
Pimentão doce fumado
Pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 150ºC.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ligeiramente pincelado com azeite. Reservar.
Começar por abrir o abacate ao meio, retirar o caroço e temperar as duas metades com sal marinho, pimenta, pimentão doce e sumo de limão. Reservar.
Separar as gemas das claras. Envolver as gemas com o queijo, o alho em pó, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta e misturar bem até ficar cremoso e homogéneo. Acrescentar a salsa e o cebolinho e envolver bem na massa.
Bater as claras em castelo. Acrescentar uma colher de chá de vinagre e bater um pouco mais. Por fim adicionar o fermento e envolver.
Delicadamente envolver as claras no preparado das gemas, sempre com cuidado para as claras não perderem muito ar. 
Estando bem envolvido, verter colheradas do preparado sobre o tabuleiro, formando círculos de cerca de 8 cm de diâmetro, deixando algum espaço entre eles. Reservar um cantinho no tabuleiro e colocar o abacate, que vai também ao forno em simultâneo.
Levar ao forno cerca de 20-25 minutos.
Retirar do forno, deixar repousar uns minutos e passar as clouds para uma grelha de arrefecimento.
Enquanto as clouds estão no forno, cozer os espigos em água abundante temperada com sal até estarem "al dente". Não deixar cozer demasiado para não se desfazerem. Retirar da água e saltea-los num fio de azeite com o dente de alho esmagado. Retirar do lume e reservar.
Laminar o abacate e com cuidado retira-lo da casca.
Colocar os espigos no prato de servir, dispor as clouds por cima, de seguida o abacate e ainda gomos finos de pêra.
Salpicar com mistura de sementes e servir.





01/04/16

Mini-Tartes de Milho e Legumes




Para receber os dias primaveris que insistem em não ficar, ainda que o calendário o dite, mas que acredito virão mais fortalecidos, a Dra. Carla sugeriu uma tartes saudáveis, simples e fáceis de transportar, para a rubrica "Inspirar & Nutrir" desta semana, que abre o mês de Abril.

Com legumes, sem glúten e sem lácteos eram alguns dos critérios. 
Porque pretendia algo ligeiro e pouco denso, optei por recorrer ao meu querido milho, em forma de sêmola, para obter uma massa bem leve e solta, que serve de cama a um simples e delicioso salteado de legumes rematado por um misto de sementes.
São muito fáceis de fazer e super versáteis, na medida em que, qualquer conjugação de legumes pode ser usada, ao gosto de cada um.
Mostraram-se também perfeitas para estes terríveis dias pós-festas em que o corpo pede clemência e muita tranquilidade alimentar.  

Basta pegar e levar para a escola, para o trabalho ou para um belo pic-nic, e ter o privilégio de lanchar coisas, que além de boas, são bem giras.







































MINI-TARTES DE MILHO E LEGUMES 

Ingredientes
(4-5 mini-tartes)

1 ovo, médio
85 ml de bebida de arroz (ou outro a gosto)
50 ml de azeite + 1 colher (sopa)
80 gr de sêmola de milho
60 gr de farinha de arroz
1 pitada de sal marinho tradicional "Marnoto", da Necton 
1 pitada de pimenta
1 colher (café) de fermento
1 colher (sopa) de cebolinho fresco, picado
3 floretes médios de couve flor
1/2 curgete, média
2 tomates chucha, médios
1/2 pimento vermelho
1/2 dente de alho
1 colher (café) de mangericão seco
Mistura de sementes (sésamo, girassol, linhaça, etc)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Pincelar com azeite e polvilhar com sêmola de milho 5 forminhas de mini-tarte. Reservar.
Separar o ovo e juntar a gema com a bebida de arroz, o azeite, o sal, a pimenta, a sêmola de milho, a farinha de arroz e o fermento. Mexer bem até obter um preparado uniforme e levar ao frigorífico cerca de 20 minutos. 
Entretanto misturar a colher de azeite com o alho picado, uma pitada de sal e o mangericão. 
Lavar e cortar os legumes em pedaços pequenos, e envolve-los bem no molho de azeite. Reservar.
Bater a clara em castelo. Retirar a massa do frio e envolver a clara delicadamente. Quando o preparado estiver uniforme verter um pouco de massa em cada forminha, enchendo apenas até meio.
Colocar um pedaço de mistura de legumes por cima da massa e polvilhar com um pouco de mistura de sementes.
Levar ao forno cerca de 25-30 minutos, até a massa estar firme e os legumes cozinhadas mas ainda durinhos.
Retirar do forno, deixar arrefecer cerca de 15 minutos e desenformar.
Servir. 



04/03/16

Tarteletes Verdes com Tzatziki




Março, que à semelhança de Janeiro e Setembro, é um mês que nos trás sempre a invariável e animadora sensação de recomeço, tem a feliz particularidade de nos brindar com uma estação especial, a Primavera. Estação de renovações, luz e cor, que se reflecte no nosso humor, influenciando-o com a mesma facilidade com que nos faz rasgar sorrisos. À natureza, às pessoas, ao mundo. 

Sempre fui uma criança de bem com as estações mais quentes, até porque a geografia assim o impôs, mas, curiosamente, sempre fui mais apaixonada pela chuva. A praia e o mar definem muitas das minhas recordações de infância, mas algumas das mais queridas e presentes incluem poças de água e cabelos encharcados. 
A idade tem-me aproximado mais da serenidade e tempero das estações mais iluminadas. Hoje admito que anseio mais pela chegada da Primavera do que do Outono, que ainda assim me continua a fascinar imenso.

Estas Tarteletes pretendem antecipar um pouco as boas energias da sua chegada. Imprimem frescura, conforto e muito sabor aos nossos olhos e estômago. Acredito que nutrem só de olhar!
O uso do matcha na massa da base pretende colorir e trazer a capacidade depuradora e nutritiva do melhor dos chás verdes. O molho tzatziki é uma frescura por si só e dá um incrível boost de sabor às tarteletes.   

Esta proposta surge no âmbito da minha colaboração, enquanto contribuidora, com o Saliva, um site de comida e tudo que com ela se relacione, que está a festejar o seu 1º Aniversário.
É um espaço em contínuo crescimento que objectiva dar a conhecer todo um mundo do melhor que o universo foodie nos pode oferecer, desde receitas, a marcas, restaurantes, chefs ou livros, enfim, tudo que mereça promoção pelas boas sensações e momentos que nos possam criar. 
Basicamente garante a divulgação de tudo que nos faça salivar através dos melhores estímulos à nossa curiosidade e palato.
Um site realmente bonito e altamente informativo que vale a pena conhecer. 





TARTELETES VERDES COM TZATZIKI

Ingredientes
(4 tarteletes)

|Molho Tzatziki
1 pepino, médio
1 iogurte grego natural
1 dente de alho, pequeno
Sal
Pimenta
1 colher (sobremesa) de cebolinho picado
Sumo de lima

|Tarteletes
80 gr de polenta pré-cozida
200 ml de água
Azeite
Sal
Pimenta
2 dentes de alho, pequeno e esmagado
1 colher (sobremesa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sobremesa) de matcha
2 folhas de mangericão fresco
1 queijo mozzarella fresco
80 gr de couve romanesco
4 tomates cereja amarelo
4 tomates cereja vermelho
60 gr de salmão fumado, cortado em pequenas tiras

Preparação

Começar por preparar o molho, ralando o pepino e espremendo-o bem para que liberte o máximo do seu liquido. Abrir o iogurte e retirar igualmente todo o liquido possível. Num recipiente juntar o pepino com o iogurte e acrescentar o dente de alho esmagado, o sal, a pimenta, o cebolinho e o sumo de lima. Envolver bem, provar e rectificar temperos, se necessário. Conservar no frio até à hora de servir.
Para as tarteletes começar por cortar a romanesco em floretes pequenos e levar a cozer em água temperado com sal durante 3-4 minutos. Retirar da água e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Para a base, levar a água ao lume num tachinho com uma pitada de sal, outra de pimenta um fio ligeiro de azeite e um dente de alho. Quando ferver juntar o matcha, mexer para que se dilua bem, e de seguida acrescentar a polenta, em chuva e delicadamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar cerca de 4-5 minutos, mexendo continuamente. Retirar do lume e forrar o fundo e laterais das formas de tartelete com a polenta.
Numa pequena taça misturar uma colher de sopa de azeite com um pitada de sal, o mangericão picado e um dente de alho esmagado. Cortar os tomate cereja ao meio, juntar ao romanesco e envolver neste molho.
De seguida cortar o mozzarella em fatias e coloca-las por cima das bases de polenta.
Espalhar então por cima os tomates cereja e os floretes de romanesco, a gosto. Levar ao forno cerca de 15 minutos até o mozzarella estar derretido e os tomates ligeiramente assados.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e espalhar o salmão fumado por cima.
Na hora de servir acompanhar com o molho Tzatziki e com uma salada de agrião.




24/02/16

Sopa de Aipo e Maçã com Salmão




Lembro-me perfeitamente das primeiras vezes que experimentei salmão. Era bem miúda e um amigo do meu pai volta e meia oferecia do que tirava da pesca.
Não era um peixe que normalmente se comprasse e consumisse lá em casa. Talvez por isso a forma de o preparar, inicialmente, também não era a melhor.

Uns anos mais tarde, o meu pai começou a tempera-lo apenas com sal, pimenta, oregãos e sumo de limão, e assa-lo na brasa. O cenário era outro, mais apetecível, mas o salmão continua a ser, até hoje, aquele peixe que gosto mas não consigo comer muitas vezes. Facilmente me enjoa.

Aprendi, com o tempo e com o sushi, que o estado em que mais o aprecio é crú. Fumado também vai lindamente, mas crú ou simplesmente marinado em lima temperada ou num bom molho de soja, faz-me muito feliz. 

Quando, ao desfolhar este delicioso livro, dei de caras com um festival de sabores e aromas numa só tacinha, quis experimentar rapidamente. 
Deu-se ainda uma estreia com a raiz de aipo, sendo que este ingrediente tem um uso restrito por cá. A maçã confere um toque doce que se relaciona de forma bem curiosa com a força do aipo e o aveludado do salmão.

Como este ano estou particularmente ansiosa com a chegada da Primavera, e esta sopa me dá tantos ares desta estação renovadora, segue já a partilha de um creme diferente, extra saboroso e fresco mas simultaneamente reconfortante. 







































SOPA DE AIPO E MAÇÃ COM SALMÃO
(Receita do livro "A Viagem do Salmão", de Henrique Sá Pessoa e José Luís Peixoto)

Ingredientes

100 gr de salmão (Noruega) cortado em cubinhos
150 gr de cebola cortada em cubinhos
150 gr de batata cortada em cubinhos
500 gr de aipo descascado e cortado em cubos
120 gr de maçã golden cortada em cubos
45 gr de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de iogurte grego natural (a receita original indicava créme fraiche)
4 colheres (sopa) de maçã granny smith cortada em cubinhos
Cebolinho (a receita original indicava aneto, que não usei)
Sal

Preparação

Num tacho aquecer o azeite e a manteiga. Em lume brando refogar a cebola e o aipo cerca de 5 minutos.
Adicionar a batata e a água ou caldo de legumes suficiente para cozer bem os legumes. Deixar cozer em lume brando cerca de 8-10 minutos. Juntar a maçã golden e cozer por mais 3 minutos. De seguida triturar a sopa até ficar bem cremosa.
Adicionar um pouco de água e rectificar temperos.
Temperar o salmão com um pouco de sal e azeite.
Servir a sopa com o salmão, a maçã granny smith, um pouco de iogurte ou créme fraiche e cebolinho picado.



23/06/15

Vichyssoise de Agrião




Vichyssoise, prato de origem francesa (como facilmente se percebe pelo nome) inserido na categoria das sopas, que tem na batata, no alho francês e nas natas os seus ingredientes principais.

Adoro sopas, cremes, consomés e afins, mas a vichyssoise sempre me afastou um pouco por ter uma base láctea aliada ao facto de tipicamente se comer fria. Duvidava que gostasse desta conjugação de factores.
Contudo, quando há uns tempos apanhei o fim do programa em que o José Avillez fazia uma Vichyssoise de Agrião, legume que adoro, mudei de ideias e resolvi experimentar.
Não encontrei a sua receita então fiz a minha com as devidas adaptações a gosto. 

Agradou bastante e não achei nada enjoativa. Acredito que o toque especial do agrião tenha feito toda a diferença. 
E porque é Verão, sai uma Vichyssoise de Agrião!

 




































 

VICHYSSOISE DE AGRIÃO

Ingredientes
(6-8 doses)

1,5l de água
200 gr de agriões
2 alhos franceses grandes
1 cebola grande
3 batata grandes
1/2 courgette
200 gr de créme fraiche (natas frescas)
1 colher (sopa) de manteiga
Sal
Mistura de pimentas 
Noz moscada
Cebolinho fresco 
Hortelã fresca

Preparação

Descascar os legumes, lavar e corta-los em pedaços pequenos. 
De seguida levar a água ao lume com a batata, a courgette, a cebola e o alho francês. Temperar com sal e pimenta e deixar cozer cerca de 15-18 minutos.  Juntar os agriões e o cebolinho e deixar cozer mais 8-10 minutos.
Retirar do lume, adicionar uma pitada de noz moscada, rectificar temperos e passar bem com a varinha mágica.
Deixar arrefecer um pouco e juntar o créme fraiche e a manteiga. Envolver muito bem.
Levar ao frigorífico até à hora de servir. 
Servir frio decorado com cebolinho picado e hortelã



01/05/15

Tarte de Espargos enrolados em Pancheta, Batata e Feta






Tartes, tarteletes, mini-tartes, quiches. Vários nomes para denominar um prato que, ainda com origens e naturezas distintas, acabam por assumir formas e apresentações semelhantes.

É um tipo de refeição muito comum por cá, pela sua enorme versatilidade e facilidade em obter excelentes resultados.
Se em algumas das vezes este género de prato é a forma perfeita de gastar ingredientes que tem de ser consumidos rapidamente, ou para reaproveitar sobras de outras refeições, em muitas outras é pensado de raíz e estruturado com o intuito de obter um resultado específico.

Assim aconteceu com esta receita pensada para responder ao desafio do mês do "Dia Um... Na Cozinha", em que o tema é "Tartes Salgadas ou Quiches".

Por cá os legumes são por norma peças chave das tartes e afins, sendo um excelente método para colocar toda a gente a come-los sem grandes, ou nenhumas, reclamações. Assim como o queijo que gosta de os acompanhar de forma perfeita, marcando quase sempre presença.
Ao nível da base as variantes são também algumas. Desde a massa folhada à quebrada, passando pela massa filo. Também é comum suprimir a base mas aí já falaremos de fritattas ou até tortilhas, dependendo da restante composição.

Adoro a forma como os espargos, de um modo tão natural e simples, conseguem embelezar qualquer tarte. Aqui bem conjugados com um enchido delicioso, mais bonitos e saborosos se tornam.
O recheio à base de batata dá bastante corpo à tarte, que faz perfeitamente uma refeição completa. 

Tudo bem envolvido, temperado e aromatizado foi esta a tarte obtida, bem encorpada e super expressiva.
Sirvam-se, por favor!








































TARTE DE ESPARGOS ENROLADOS EM PANCHETA, BATATA E FETA

Ingredientes
(3-4 pessoas)

1 placa de massa folhada, redonda
120 gr de espargos verdes frescos
8 fatias finas de pancheta
2 batatas médias, cozidas
4 ovos grandes
3 colheres (sopa) de créme fraiche
100 gr de queijo feta 
1 colher (sopa) de cebolinho fresco, picado
2 dentes de alho
Sumo de 1/2 lima
Azeite
Sal
Pimenta 
Sementes de linhaça e girassol, ligeiramente tostadas

Preparação

Cortar a batata cozida em pedaços pequenos e reservar. 
Levar os espargos ao lume num tachinho com água e um pouco de sal, e deixar ferver uns 4-5 minutos. Retirar da água, passar for água fria e deixa-los a escorrer. Depois de arrefecidos, enrolar metade deles em fatias de pancheta.
Colocar um fio de azeite numa frigideira antiaderente, adicionar os dentes de alho esmagados e as batatas. Temperar com sal (pouco) e pimenta e deixar saltear uns 3-4 minutos. Envolver o cebolinho picado e retirar do lume.
Rejeitar o alho e envolver o queijo feta, previamente desfeito, nas batatas.
Pré-aquecer o forno a 180º.
Entretanto bater os ovos, juntar-lhe o créme fraiche, uma colher se sopa de azeite, o sumo de lima, uma pitada de sal e outra de pimenta e envolver tudo muito bem.
Colocar a massa folhada, ainda com o papel que a envolve, sobre uma tarteira redonda, adaptando-a bem à forma e cortando o excesso de massa se necessário. Picar o fundo com um garfo.
Espalhar a mistura das batatas com o queijo sobre a massa folhada e verter o preparado dos ovos por cima.
Dispor os espargos por cima, alternando os simples com os que tem pancheta, de forma a criar um efeito visual interessante, e levar ao forno até o preparado estar firme a douradinho, cerca de 20 minutos.
Retirar do forno, polvilhar com as sementes e servir.
Acompanhar com uma boa salada e um sumo natural. 



17/03/15

Açorda de Legumes Assados com Feta




Sou do norte e não tenho grandes recordações de se fazer açorda cá por casa. Talvez porque em criança sempre tenha sido um problema para comer, conta a minha mãe. E muitos pratos se foram perdendo pelo caminho, como a açorda ou a farinha de pau, que me costumava fazer na infância.

Lembro-me de recomeçar a comer açorda já quase adulta. Normalmente de bacalhau ou camarão, e em restaurante.
Não entendo o motivo de tanta limitação, visto hoje adorar açorda e explora-la das mais diversas maneiras.

A simplicidade da execução e dos ingredientes usados em nada empobrece esta nossa iguaria, mas antes a transforma e reinventa a cada receita nova em algo ainda melhor e especial.

Adoro açorda e deliciei-me com esta versão de legumes assados e feta. Claro, sem esquecer os ovinhos mal passados a fazer de estrelinhha no topo da árvore.


 

AÇORDA DE LEGUMES ASSADOS COM FETA

Ingredientes
(4 pessoas)

2 cebolas roxas
1/2 cabaça (abóbora manteiga)
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
3 dentes de alho, esmagados
1 pão saloio grande
2 folhas de louro
Azeite
Sumo de lima
Sal
Pimenta
Coentros em pó
Coentros frescos
Cebolinho fresco
200 ml de água (fervida com azeite e coentros frescos)
4-6 ovos de cordoniz
100 gr de queijo feta
2 colheres (sopa) de cebola frita

Preparação 

Começar por preparar o molho, juntado o alho esmagado, o azeite, um pouco de sumo de lima, o sal, a pimenta, os coentros em pó e o louro partido. Mexer bem e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190º.
Numa travessa de ir ao forno colocar a cebola picada grosseiramente, a abóbora e os pimentos cortados em cubos pequenos. 
Regar com o molho já preparado. Envolver tudo muito bem e levar ao forno cerca de 12-15 minutos, até os legumes amolecerem, sem deixar que tostem.
Entretanto retirar o miolo ao pão e desfaze-lo grosseiramente. Reservar.
Retirar os legumes do forno e passa-los para uma frigideira anti-aderente com com o próprio molho
Passar o forno para a função grill.
Acrescentar o pão aos legumes e envolver bem, até este ensopar. Deixar cozinhar uns 3-4 minutos até o pão estar bem envolvido nos legumes. Acrescentar a água e os coentros frescos e envolver bem. Deixar apurar mais 5-7 minutos, para que o pão cozinhe. Retirar do lume. 
Enquanto isso, desfazer grosseiramente o feta e envolve-lo com a cebola frita e o cebolinho picado. Reservar.
Colocar o preparado dentro do pão, abrir os ovos por cima, espaçados entre si, e levar ao forno na função grill, até os ovos estarem mal cozidos. 
Retirar do forno, polvilhar generosamente com queijo feta misturado com a cebola frita e servir de imediato.

Nota: Em alternativa pode servir-se em doses individuais, usando para o efeito pães mais pequenos. Resulta muito bem.


25/02/15

Fritatta de Espinafre, Cebola Roxa e Cebolinho




Almoço de sábado. Simples, relativamente rápido, ligeiro, delicioso e saudável.

Seja tortilha, fritatta, quiche ou tarte, este formato é sempre bem recebido e foge à rotina dos pratos seccionados em proteina, hidratos e legumes.

Como gosto muito, cá fica mais uma sugestão do género. Pobre em calorias e rica em nutrientes, bem verdinha e boa para criar músculo (já dizia o Popeye!).








































FRITATTA DE ESPINAFRE, CEBOLA ROXA E CEBOLINHO

Ingredientes
(2-3 pessoas)

2 dentes de alho
2 cebolas roxas, médias
150 gr de espinafres
Manteiga
4 ovos
3 colheres (sopa) de créme fraiche
2 colheres (sopa) cheias de cebolinho fresco
Coentros frescos
Sal
Pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar com manteiga uma forma rectangular de tarte, e forrar o fundo com papel vegetal também untado.
Descascar a cebola e lamina-la. Lavar os espinafres e cortar em juliana. Reservar. 
Numa frigideira colocar 2 colheres de sopa de manteiga e levar a cebola a caramelizar, durante cerca de 6-8 minutos, até que amoleça mas sem deixar que fique demasiado passada.
Acrescentar os espinafres, o cebolinho picado e os coentros grosseiramente picados, e envolver bem. Deixar cozinhar 1 minuto e retirar do lume.
Bater os ovos, juntar-lhes o créme fraiche e temperar com sal e pimenta. 
Colocar os legumes na forma e verter o preparado dos ovos por cima. Arranjar os legumes a gosto e levar ao forno cerca de 25 minutos, até a massa estar firme e douradinha.
Tirar do forno e servir quente, simples ou acompanhado com queijo de cabra e pão saloio.



01/11/14

|comer| Flãs de Legumes Salteados com Salmão Fumado




Quem é que, nos dias de hoje, tem legitimidade para continuar a torcer o nariz aos legumes? Pois... quem?

Estes saborosos flãs, além de muito elegantes, são super fáceis de executar e deitam por terra os argumentos do mais resistente activista anti-legumes.

Além de saudáveis e super fôfos, facilmente demonstram a enorme versatilidade dos nossos amigos verdes. Seja em forma de entrada ou de prato principal, devidamente bem acompanhados.









































FLÃS DE LEGUMES SALTEADOS COM SALMÃO FUMADO 

INGREDIENTES
(6 flãs)

1/2 courgette
1/2 beringela
80 gr de cogumelos paris
1 dente de alho
1 folha de louro
100 gr de salmão fumado
3 ovos 
2 col. sopa de créme fraiche 
Sal
Mistura de Pimentas
Cebolinho fresco
Salsa fresca

PREPARAÇÃO

Começar por preparar os legumes, lavando-os e cortando-os em pedaços pequenos, conservando a casca. Reservar.
Numa wok ou frigideira anti-aderente levar um fio de azeite a aquecer. Quando quente, juntar o alho esmagado e logo de seguida os legumes.
Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar durante uns 5-6 minutos até os legumes amolecerem, abanando a wok de vez em quando. A meio acrescentar a salsa e o cebolinho bem picados e envolver bem.
​Entretanto pré-aquecer o forno a 190º.
​Bater os ovos, misturar o créme fraiche, temperar com uma pitada de sal e outra de pimenta e envolver bem. Juntar o salmão fumado desfiado em pedaços.
​Retirar o excesso de molho dos legumes e mistura-los ao preparado dos ovos. Envolver bem e verter em forminhas de queque até encher. Idealmente as formas deverão ser de silicone, no caso de formas tradicionais, pincelar antes com azeite.
Levar ao forno cerca de 12-15 minutos até os flãs estarem firmes e dourados.
Retirar do forno, deixar arrefecer cerca de 10-15 minutos e desenformar com cuidado.
​Servir com uma composta salada verde.