28/09/15

Pudim de Brioche com Doce de Maçã e Chocolate




Posso, actualmente e com toda a segurança, acrescentar este itém à minha lista de "comida de conforto". Os pudins de pão ou brioche, já assumem esse papel com grande distinção.
Não porque me remetam para boas e longínquas memórias ou me tragam algum tipo de recordações especiais, mas antes porque me conseguem preencher pequenos (às vezes um pouco maiores) vazios que nos surgem nos dias. Qualquer problema parece enfraquecer depois de uma fatia morna disto.

Quanto mais experimento e envolvo texturas e sabores, mais apaixonada fico por este tipo de doce, tão simples mas sempre único e especial. 

Neste caso, os frutos da macieira de sonho dos meus pais precisavam de começar a ser dignificados. As maçãs são excelentes e muitas vezes comidas ao natural ou assadas. Mas dada a sua quantidade, o doce de maçã com canela é sempre uma excelente opção para as aproveitar da melhor forma.

Este Setembro precisou imensamente de uma coisa destas. Que longe de ter o condão de resolver problemas, teve a capacidade de, à sua maneira, acalmar dúvidas, apaziguar inquietudes e repor sorrisos que, com calma, voltam.

Porque a vida continua. Dia após dia. Sempre.







































PUDIM DE BRIOCHE COM DOCE DE MAÇA E CHOCOLATE

Ingredientes
(6-8 doses) 

|Doce de Maçã
2 Kg de maçã
600 gr de açúcar
2 paus de canela
Sumo de lima

|Pudim
8-10 fatias de brioche
Manteiga
4 ovos, médios
150 ml de natas ligeiras
75 ml de leite
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de geleia de agave (pode ser substituído por açúcar normal)
1 boa pitada de canela
1 pitada de gengibre
1 pitada de sal
100 gr de chocolate para culinária (70% de cacau) 
1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sobremesa) de canela para polvilhar
2 colheres (sopa) de cajú ao natural, tostado
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação

Para o doce de maçã, levar ao lume as maçãs descascadas e partidas em pedaços pequenos, juntamente com o açucar, os paus de canela e um pouco de sumo de lima. Colocar o lume no mínimo e deixar cozinhar até a maçã estar perfeitamente cozida e amolecida. Se necessário juntar duas ou três colheres de sopa de água. Quando pronto, colocar em frascos herméticos previamente esterilizados, fechar e vira-los ao contrário até arrefecer. Guardar em local fresco e seco.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Aparar as fatias de brioche e levar a tostar no forno, barrando de seguida com um pouco de manteiga de um dos lados. Deixar arrefecer um pouco, e do outro lado barrar generosamente com doce de maçã, formando de seguida uma sanduiche com outra fatia de brioche. Cortar cada sanduiche em 4 triângulos (não é importante que fiquem muito perfeitos) e reservar.
Picar ou cortar o chocolate em pedaços pequenos e irregulares (não picar demasiado o chocolate, pois é bom senti-lo) e reservar.
Juntar os ovos batidos com o leite, a geleia de agave, a baunilha, a canela, o gengibre e o sal e envolver bem.
Untar um recipiente de ir ao forno com manteiga e dispor as fatias de brioche de forma a ficarem bem encaixadas umas nas outras. Verter o preparado por cima e espalhar de seguida o chocolate de forma bem distribuida por entre as fatias de brioche.
Deixar repousar cerca de 10-15 minutos. 
Misturar as duas colheres de açúcar com a canela e polvilhar o pudim. Levar de seguida ao forno cerca de 20-25 minutos até o creme estar firme. Se o brioche começar a tostar demasiado, proteger com papel de alumínio.
Retirar do forno, polvilhar com cajú triturado grosseiramente e açúcar em pó.
Servir morno.


10 comentários:

  1. Um pudim com consistência bem diferente não? Pelo que parece... mas esse chocolate a sair do meio... perdição! Gostei imenso! Beijinhos

    www.sotaodaverdinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não se encaixa no conceito e aspeto mais habitual dos pudins. Sinceramente, prefiro este tipo ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Não conhecia e fiquei cheia de vontade de experimentar, este pudim parece perfeito agora que o outono começou. Compreendo-te perfeitamente, também tenho dias assim, em que preciso de algum mimo adicional, que pode vir perfeitamente dum pudim tão bonito como este :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, eu pessoalmente adoro este tipo de doce.
      Comecei utilizando o pão, mas assim que vi algumas propostas com brioche rendi-me... E tem uma versatilidade incrível. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  3. É mesmo daquelas sobremesas de conforto, para saborear cada colherada e sorrir ao ver esse chocolate derretido!
    Um beijinho. E muitos sorrisos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão tão bom, Inês!
      E tão capaz de nos reconfortar a alma ;)

      Bjinhos grandes

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)