22/11/14

Bolo S. Marcos Especial










































Não conhecia o Between Kitchens quando me passeava pelo mundo das receitas e imagens de comida, antes de ter este meu canto.
Um pouco mais tarde, penso que já através do Facebook, comecei a ter contacto com este blog, gerido por uma colega super dedicada e declaradamente interessada por tudo que se relaciona com a área, com uma imagem muito própria e super simpática.
Passou a ser um lugar que acompanho e uma pessoa por quem tenho clara simpatia e carinho.

A Inês faz anos e proporcionou-nos dois belos passatempos, que desde logo me despertaram todo o interesse. Um concurso e um giveaway foram as suas formas escolhidas para celebrar esta data na blogosfera.  

O conceito deste bolo de camadas, que se insere no tema do concurso - "Sobremesas de Festa de Aniversário: Bolos de Camadas, Cupcakes e Macarons" - baseou-se na relação de 3 critérios muito simples que ligo directamente ao pouco que conheço da Inês: S. Marcos/Bolo português; Cerveja/Munique; Doce de ovos/Aveiro. 
Culinária e Geografia em plena comunhão para um resultado que esperava muito bom. Duas das áreas que relaciono imediatamente à Inês. A outra, claro está, é a Arquitectura.

A partir daqui idealizei o que me pareceu ser um bolo esteticamente interessante e super saboroso, numa mescla curiosa de inspirações que se mostrou um sucesso.

Para quem não conhece, o S. Marcos é um bolo muito presente na pastelaria portuguesa, constituido por duas camadas de massa de bolo simples, recheadas com um preparado mais fresco à base de natas e gelatina, e é coberto com doce de ovos e caramelo.  
Esta nova roupagem mantém o conceito, mas pretende conferir uma imagem e sabores mais arrojados e distintos, perfeitos para um dia de festa. 

Inês, não podes provar, mas garante quem pode que estava muito bom! Espero sinceramente que gostes.

Muitos Parabéns e um grande Bjinho.



























 











BOLO S. MARCOS ESPECIAL  

Ingredientes
(10-12 fatias)  

|Massa (Receita adaptada da original "Chocolate Beer Cake", do livro Delia's Cakes)
2 ovos grandes
200 gr de açúcar mascavado claro
100 gr de manteiga à temperatura ambiente
50 gr de cacau
175 gr de farinha
1 col. café de fermento
1 col. café de bicabornato de sódio
150 ml de cerveja dark stout

|Recheio
200 gr de leite condensado
200 gr de natas para bater
4 folhas de gelatina incolor 
1 col. de café de extracto de baunilha

|Recheio/Cobertura de Chocolate
200 gr de chocolate negro (70% de cacau)
5-6 col. de sopa de natas
2 col. de sopa de manteiga
2 col. de sobremesa de café forte (liquido)  

|Cobertura de Doce de Ovos
3 gemas
3 col. de sopa de açúcar 
4 col. de sopa de água

Praliné de amêndoa e lascas de côco torrado para decorar

Preparação 

Pré-aquecer o forno a 180º.
Preparar duas formas de fundo amovível com 20 cm de diâmetro, untando com manteiga, forrando o fundo com papel vegetal ligeiramente untado e enfarinhando. Reservar.

Preparar a massa, começando por peneirar para um recipiente a farinha com o fermento e o bicabornato. De seguida adicionar os restantes ingredientes, à excepção da cerveja.
Com a batedeira misturar tudo cerca de 1 minuto. Ir acrescentado a cerveja aos poucos, sem parar de bater a baixa velocidade.
Verter o preparado nas formas, em quantidades iguais, e levar ao forno cerca de 35-40 minutos até a massa estar firme e cozida. Verificar fazendo o teste do palito.
Retirar do forno, deixar arrefecer 15-20 minutos e desenformar apenas um dos bolos. O outro deixar arrefecer completamente sem desenformar. Barrar, depois de frio com um pouco de preparado do recheio/cobertura de chocolate e espalhar bem sobre o bolo, numa camada fina. Reservar.

Para o recheio, começar por colocar as folhas de gelatina a hidratar em água fria, durante 7-8 minutos, e derrete-la de seguida em duas colheres de sopa de água a ferver.
Verter o leite condensado para um recipiente, juntar a gelatina derretida e mexer bem. 
Bater as natas (bem frias) até ficarem firmes e juntar o extracto de baunilha.
Envolver delicadamente as natas no leite condensado e verter o preparado na forma, sobre a metade do bolo já frio. Levar ao frigorífico até solidificar bem, cerca de 4-5 horas ou de um dia para o outro.
Ao fim deste tempo, retirar do frio e desenformar com cuidado já para o prato de servir
Barrar com uma pequena camada do preparado de chocolate e colocar a outra rodela de bolo sobre o recheio.  

Preparar a cobertura de chocolate, levando o chocolate partido aos bocados, com as natas, a manteiga e o café, ao micro-ondas na potência máxima durante 45 segundos
Retirar e mexer bem até o chocolate estar bem derretido e o preparado unifrome. Se necessário voltar a colocar no mico-ondas cerca de 15-20 segundos mais. 
Cobrir a superfície e lateriais do bolo com o preparado.

Para o doce de ovos, começar por separar as gemas das claras. Passar as gemas por um coador para retirar a sua película natural e eventuais restos de claras. Reservar.
Entretanto levar um tachinho ao lume com a água e o açucar. Deixar ferver até criar um ponto ligeiro.
Juntar uma a duas colheres de sopa da calda às gemas, mexer bem e rapidamente. Retirar a água do lume e acrescentar as gemas em fio, mexendo sempre e rapidamente para que não cozam. Levar novamente a lume brando, mexendo até engrossar ligeiramente.
Retirar do lume e deixar arrefecer. 

Por fim espalhar o doce de ovos por cima do bolo, deixando verter ligeiramente para as laterais em alguns pontos. Levar ao frio para prender.
Antes de servir decorar a gosto com o praliné de amêndoa misturado com as lascas de côco.
Conservar no frio.


12 comentários:

  1. Ficou fantástico esta tua versão do S. Marcos! Um bolo lindo para uma data especial e que só pode ser do agrado da Inês. Eu bem que adorava deliciar-me com essa fatia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uauu!!! Este bolo está um espectáculo e também adorei o post que o acompanha :O :) Obrigada por este excelente contributo para o meu passatempo! Devo confessar que não conhecia o bolo S. Marcos, mas assim de repente fiquei com imensa vontade de fazer esta receita para levar para o trabalho, em vez do que tinha inicialmente idealizado!
    Não vai ser nada fácil escolher um vencedor!!
    Obrigada também por toda a simpatia e deliciosas receitas a que me venho habituando da parte do Basta Cheio :) A verdade é que apesar de não conhecer a Susana pessoalmente imagino que só possa ser uma pessoa muito bem disposta e com uma alegria contagiante!
    Beijinhos e um bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, Inês! :)
      Não estava fácil em termos de disponibilidade, mas lá consegui personalizar este bolo e manda-lo direitinho para a tua festa ;)
      É muito engraçada a ideia que criamos sobre quem vamos conhecendo, ainda que não pessoalmente, por aqui... Sou bem disposta, mas a parte da alegria contagiante já é bondade tua :)) Tem dias! ;)
      Obrigada eu pela tua simpatia.

      Bjinhos e boa festa!

      Eliminar
  3. Uau Susana! Que bolinho lindo e delicioso. Não conhecia o S. Marcos, mas fiquei com muita vontade de experimentar esta tua versão.
    Um bolo perfeito para a ocasião, de certeza que a Inês irá adorar.
    Eu não me importava nada de ter este bolo como bolo de aniversário. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio!
      O S. Marcos original caseiro é uma maravilha e altamente viciante.
      Esta versão resultou muito bem e para fãs de chocolate é do melhor ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  4. A apresentação ficou incrível, realmente de encher os olhos!!!!!
    Beijos e ótima semana pra você! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andrea! :)
      Ficou muito bom.

      Bjinhos e boa semana

      Eliminar
  5. Que bolo tremendo! Tremendamente guloso. Apetece tanto provar.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns por teres ganho o Concurso da Inês! Este bolo é um espectáculo! Não conhecia o Bolo de S. Marcos. É de que região do país? Parabéns. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Muito Obrigada! :)
      Adorei faze-lo, estava excelente e fico muito contente que a Inês tenha gostado.
      Sinceramente não sei qual a região do S. Marcos, sei que nas pastelarias era muito frequente encontra-lo... É curioso pois nunca foi um bolo que me despestasse muita atenção enquanto miúda, mas desde que o fiz passei a adorar :)

      Bjinhos

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)