Quero agradecer publicamente a quem se lembrou de criar condições para que fosse possível afiar legumes. Ou espiralizar, como tecnicamente se diz.
Realmente deu uma forma, que não sendo nova, uma vez que já nos é familiar pela esparguete ou pelos noodles, na teoria transforma um legume num hidrato, sem os aspectos menos bons deste último.
Isto de novo não tem nada. Nem a possibilidade de espiralizar legumes nem a controvérsia sobre os "malefícios" das tradicional esparguete, mas a mais valia e potencial desta simples operação merece toda a partilha. Assumo-me fã!
Andava há imenso tempo para comprar a máquina de transformar legumes em "massa". Pela falta de espaço resolvi comprar o equipamento mais simples e menos volumoso que encontrei, da Vegitrim.
Tenho-o há uns meses mas confesso que ainda só o usei com curgete. Se o legume não for muito grande funciona lindamente.
Mais tarde descobri que os noodles de curgete, por algum motivo, se denominam de zoodles!? Ok! Não faz diferença nenhuma mas chamemos-lhe pelo nome. No fundo o que interessa mesmo é o potencial deste legume afiado, que nos permite chegar a resultados muito bons, super interessantes e extra ligeiros.
Ficam deliciosos envolvidos num bom molho cremoso, enrolados em camarão picante ou simplesmente salteados com outros legumes.
É curioso como nesta forma a polpa algo mole da curgete ganha uma firmeza extra. E necessita de cozinhar muito pouco para ficar perfeito, o que é uma considerável mais valia.
Vamos lá então desatar a espiralizar e devorar curgete que tão bem faz. E se com este calor não quiserem ligar o forno, a wok também serve na perfeição.
Vamos lá então desatar a espiralizar e devorar curgete que tão bem faz. E se com este calor não quiserem ligar o forno, a wok também serve na perfeição.
ZOODLES COM LEGUMES ASSADOS E FETA
Ingredientes
(2 pessoas)
3 dentes de alho
1 cebola grande
1 curgete grande
1/2 de pimento vermelho
150 gr de brócolos
8-10 tomates cereja
Salsa fresca
Azeite
Molho de soja
Sumo de limão
Sal marinho tradicional, by Necton
Pimenta preta
Pimentão doce fumado
Mistura de especiarias "couscous baia" (comprei no Jumbo)
2 colheres (soap) de sementes de abóbora
80-100 gr de queijo feta
Preparação
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Misturar umas 5-6 colheres de sopa de azeite, com um bom fio de molho de soja, sal, pimenta, pimentão doce, mistura de especiarias, sumo de limão. Mexer bem e reservar.
Num recipiente de ir ao forno colocar a cebola laminada grosseiramente, o alho picado, o pimento cortado em cubos, o brócolo separados em ramalhetes pequenos, os tomates cereja e a salsa. Verter o molho por cima e envolver bem nos legumes.
Levar ao forno cerca de 15-18 minutos até os legumes estarem cozinhados mas firmes.
Entretanto com o espiralizador "afiar" a curgete que ficará em forma de noodles/esparguete.
Retirar a travessa do forno, verificar temperos, juntar a curgete e as sementes de abóbora aos legumes, envolver bem e levar novamente ao forno mais 5-7 minutos. Não é suposto que cozinha demais, convém que fique durinha.
Retirar do forno, polvilhar a gosto com queijo feta grosseiramente desfeito e servir.
Por acaso quero muito comprar um espiralizador! Faço na mandolina mas não é tão fácil nem fica tão perfeito! beijinhos
ResponderEliminarEste é prático e optimo para arrumar sem ocupar muito. Gostei da aquisição! ;)
EliminarBjinhos
Que aspecto delicioso, bem colorido e nutritivo :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Blog: Guloso qb
Facebook: Guloso qb
Um prato que adoro mesmo! :)
EliminarBjinhos
Que delícia!! E eu com as courgetes na horta, prontinhas a apanhar :)
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana!
Catarina H.
https://ecologicaquem.blogspot.pt/
Que maravilha! Não há nada como isso, legumes fresquinhos da horta :)
EliminarBjinhos
Parece ser uma delicia pois tem óptimo aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos
Bimby & Sabores da Vida
Para mim é excelente, adoro estas conjugações :)
EliminarBjinhos