20/02/16

Brooklyn Blackout Cake






O ingrediente-base para a 2ª edição do Sweet World, desafio ainda fresquinho que eu e a Lia estamos a adorar partilhar convosco, é simplesmente o mais consumido, adorado e idolatrado do mundo, quando nos referimos ao universo gastronómico doce. 
Este é um facto que prescinde de qualquer tipo de estudo ou pesquisa. Afinal, estamos a falar do Chocolate!

O bolo que hoje é aqui proposto, um verdadeiro clássico americano, criado e popularizado em Brooklyn durante a II Grande Guerra Mundial, por uma famosa cadeia de panificação com várias lojas na cidade, a Ebinger's Bakery Company, deve o seu nome aos apagões que a cidade se viu obrigada a praticar durante um dos mais difíceis e conturbados períodos da nossa história, sendo este o método usado para não serem localizados pelo inimigo.
Assim vos apresentamos o Brooklyn Blackout Cake.






Voltando a coisas mais doces e à nossa iguaria, as suas características essenciais passam pelo facto de ser um bolo de cacau, escuro, estruturado em camadas, recheado com um rico pudim de chocolate, coberto com o mesmo pudim ou com buttercream de chocolate, levando ainda uma camada finalizadora constituída por "migalhas" de massa do próprio bolo. 
Se este menino, de aspecto simples mas do mais fôfo e apetecível que há, não encarna na perfeição O verdadeiro bolo de chocolate, não sei qual encarnará!? 
A sua massa é leve mas intensa e a sua execução é relativamente simples. Em algumas versões são usados apenas dois elementos - bolo e pudim - sendo que o pudim serve de recheio e cobertura. Ao passo que outras apresentam três elementos na sua constituição - bolo, pudim e buttercream
Tem a vantagem, que eu tanto gosto, de permitir preparar o recheio com antecedência, facilitando a organização da sua realização. Este aspecto ajuda-me sempre imenso pelo prático que é preparar o creme num dia e o bolo no outro, além de que ter o creme/pudim tempo suficiente no frio é essencial para o bom resultado desta receita.
Depois de muita pesquisa e de várias versões encontradas, tentei manter-me fiel às menos "modernas", com o intuito de me aproximar o máximo possível do conceito original. Assumo, porém, que esta ideia não trouxe bons resultado, uma vez que a receita inicialmente escolhida ficou longe do esperado ao nível do comportamento da massa.
Depois de alguns ajustes apresento esta como a minha versão do Brooklyn Blackout Cake, que bebeu inspiração daqui e dali, sempre com o cuidado de não comprometer a sua natureza primordial. 
As minhas únicas adaptações passaram por intensificar um pouco o pudim ao introduzir-lhe gemas e cacau, já que considero este elemento a alma do bolo, e adicionar café à massa, como consta nas receitas mais antigas.

Digo, de boca cheia, que este bolo é uma ode bem digna ao chocolate. Eu, que assumo que não é qualquer doce achocolatado que me convence, atesto que este menino é exímio em mostrar porque este ingrediente é um assunto muito sério, porque tantas vezes é sinónimo de decadência e indulgência, deixando ainda claríssimo o motivo de ser tão amado mundialmente.
This is The OneUm puro clássico americano ainda hoje comercializado e muito consumido em Nova York, que não defraudará nenhum chocolatelover.

Relembrando que os objectivos do desafio passam por querermos fazer coisas novas, dentro do universo doce que as diferentes culturas nos dá, tentando ir sempre mais além, importa referir que ainda estamos no início e como tal dentro de um grau de dificuldade controlado. Se aceitam o desafio basta seguirem as seguintes regras:

  • Tem até ao dia 20 de Março para nos apresentarem o vosso Brooklyn Blackout Cake, deixando aqui neste post o link da vossa participação;
  • Só participações enviadas até este dia serão consideradas; 
  • Neste mesmo dia, 20 de Março, será publicado no blog da Lia o tema da próxima edição;
  • O roud up desta 2ª edição será publicado aqui no blog no dia 25 de Março.

Vamos lá desdramatizar este cenário de guerra e reinterpreta-lo da forma mais doce e empenhada que conseguirmos?








BROOKLYN BLACKOUT CAKE

Ingredientes
(8-10 fatias)

|Pudim de recheio/cobertura (receita adaptada daqui)
75 gr de açúcar branco
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de cacau magro, de boa qualidade
1 pitada de sal
300 ml de leite
2 gemas
120 gr de chocolate negro para culinária (70% de cacau), partido em pedaços pequenos
1 colher (chá) de extracto de baunilha

|Massa (receita adaptada daqui)
160 gr de manteiga, cortada em cubinhos
220 gr de açúcar
2 ovos, grandes
1 colher (chá) de extracto de baunilha
260 gr de farinha
1,5 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de bicabornato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
50 gr de cacau magro, de boa qualidade
200 ml de leite 
60 ml de café forte
Raspas de chocolate para decorar (opcional)

Preparação

Começar por preparar o pudim que deverá ir ao frio no mínimo 4 horas, ou idealmente, de um dia para o outro. O importante é estar bem fresco e consistente quando se for usar.
Diluir bem metade do amido de milho numa colher de sopa de leite e juntar às gemas. Mexer bem até estar um creme homogéneo e sem pedacinhos de amido visíveis e reservar.
Num tachinho juntar o açúcar, o restante amido de milho, o cacau e o sal. Acrescentar o leite e diluir tudo muito bem. Levar a lume médio até começar a ferver e engrossar ligeiramente e reduzir o lume para o mínimo. 
Juntar uma colher (sopa) do preparado quente às gemas/amido e mexer bem para as destemperar. De seguida verter as gemas no tacho mexendo sempre e deixar cozinhar cerca de 1 minuto, acrescentando de seguida o chocolate e mexer bem até este se encontrar totalmente derretido. 
Retirar do lume, acrescentar o extracto de baunilha e transferir para um recipiente que possa ir ao frio. Deixar arrefecer um pouco, tapar com película aderente e levar ao frigorífico até ao momento de usar, no mínimo 4 horas.  
Para a massa: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e revestir o fundo com papel vegetal também untado, duas formas redondas com 18 cm de diâmetro. Polvilhar ligeiramente com farinha e reservar (as receitas originais indicam forma de 20 cm).
Peneirar para os secos um recipiente - cacau, farinha, fermento, bicabornato de sódio e sal. Reservar.
Bater a manteiga com a açúcar durante 4 a 5 minutos até obter um preparado fôfo. Acrescentar os ovos, um a um, batendo entre cada adição.
Com a batedeira a baixa velocidade, ir acrescentando o leite misturado com o café e a baunilha, alternadamente com a mistura de secos, em várias vezes e sem bater demasiado.
Distribuir a massa em quantidades iguais pelas duas formas, e levar ao forno cerca de 30-35 minutos. Atenção para não deixar cozer e secar demais. Verificar a cozedura com um palito e retirar do forno.
Deixar arrefecer cerca de 10-15 minutos e desenformar sobre uma grelha de arrefecimento.

Montagem: Estando os bolos completamente frios, cortar cada um em duas partes iguais. Neste caso os altos que se formam nos topos do bolo foram suficientes para as migalhas de cobertura, pelo que, usei as 4 fatias na composição do bolo. Se tal não acontecer, usar 3 fatias para montar o bolo e a 4ª para triturar em migalhas finas para a camada de cobertura final.
Barrar a fatia da base com o pudim de chocolate, colocar nova fatia por cima, voltar a barrar e repetir a operação até à 3ª fatia. Se possível levar o bolo 15 minutos ao frio para "prender" e ficar mais estável.
De seguida, com uma espátula, barrar todo o bolo com o restante pudim, começando pela superfície e continuando pelas laterais, até estar totalmente coberto.
Triturar a fatia sobrante ou os topos do bolo, em migalhas e, com as mãos em concha, espalha-las pela superfície e cola-las nas laterais do bolo, até que adirem e cubram todo o pudim. Aconselho a fazê-lo com delicadeza e evitar apertar as migalhas na mão, pois facilmente se aglomeram e perdem o ar leve e solto que devem ter, além de ser mais difícil de aderirem ao pudim.
Espalhar um pouco de raspas de chocolate por cima (opcional). Colocar mais um pouco de migalhas.
Conservar no frio até ao momento de servir.
Sugestão: acompanhar com natas batidas ou iogurte grego.

Nota: O bolo deve ser conservado no frio.
Nota_1: É essencial que todos os ingredientes estejam à temperatura ambiente.
Nota_2: Independentemente da receita de pudim usada é essencial que este tenha boa consistência, para o que importa a sua composição e tempo de refrigeração. Este resultou muito bem.






71 comentários:

  1. Minha querida amiga/parceira, é mesmo como dizes: uma ode ao chocolate e que fará felizes os chocolate lovers!!!
    Está absolutamente fabuloso o teu blackout e até eu, que não sou uma chocolate lover, fiquei a salivar e a sonhar com a intensidade destas tuas imagens.
    Um desafio que já venceste e, tenho a certeza, agradará e muito aos nossos participantes.
    Eu vou participar claro, podes contar comigo, eheheh!!!
    Beijinhos linda e parabéns, pois deu luta, mas o resultado final não podia ser mais estrondoso!
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim esperamos querida Lia, que agrade e desafie muita gente :)
      Obrigada pelas palavras. Sabes que, apesar de ser um bolo simples, tive os meus percalços, talvez por isso me tenha sabido ainda melhor ;) Eu, que como tu, não sou a maior amante de chocolate, vinguei-me com este menino :D
      Uma delicia!

      Bjssssss

      Eliminar
  2. Oi,Susana.
    Este teu bolo está irresistível! Sou uma chocolate lover e este bolo tem tão bom aspecto! Vou confessar-te algo. Cheguei a fazer o queen pudding para participar no vosso Sweet World,mas infelizmente,apesar de delicioso o resultado estético não estava digno para desfilar junto aos vossos.
    Pode ser que me junte a vós neste desafio de chocolate.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvia, Muito Obrigada! :)
      Se és uma chocolate lover tens de o fazer, além de adorarmos ter-te no desafio, naturalmente ;)
      Isso do Queen é que foi pena, mas entendo-te bem, quando o resultado final não agrada é preferível não publicar.
      Faz-nos companhia agora no Blackout! ;)

      Bjinhoss

      Eliminar
  3. Susaninha que maravilha! I'm in! ��
    Um beijinho,
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente, Carla! :D
      Vai ver que adorarás este bolinho! Cá te esperamos.

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Ai senhores! Hsbemus receita de bolinho lindo e bom pro Dia do Pai! :-P
    Estou nessa :-P
    Beijonhos
    Carla
    Cromas da Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está um bom motivo para este bolo! Apesar dele não precisar de motivos especiais, pois por si só já vale a pena :D

      Bjinhoss

      Eliminar
  5. Não sou uma Chocolate Lover, estou muito longe disso, mas tenho quem seja cá em casa, e este bolo tem aspeto de que fará sucesso. Vou tentar mais uma vez participar. Esperemos é que desta vez não tenha de fazer a receita outra tantas vezes como o Queen of Puddings!! :)
    Beijinhos!
    Marta Dionísio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não terás certamente, Carla! :)
      Eu tive de o repetir porque a receita inicialmente escolhida tinha um modo de execução muito particular, e ali pelo meio falhou-me alguma coisa... Ainda não entendi!
      Mas com esta receita ficou óptimo ;)
      Faz que vais adorar!

      Bjinhos

      Eliminar
    2. Olá Susana,
      aqui fica a minha participação:
      http://intrusanacozinha.blogspot.pt/2016/02/brooklyn-blackout-cake-e-luz-da-minha.html
      Tenho de confessar que mesmo não sendo uma chocolate lover, este bolinho é maravilhoso.
      Gostei mesmo muito. O chocolate lover que tenho em casa, e a pessoa para quem o fiz especialmente, também adorou.
      Portanto, receita feita, receita aprovadíssima!
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  6. Esse bolo tem um aspeto fantástico!
    Vamos ver se consigo voltar a participar neste desafio.
    Bjs
    Fátima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima,
      Aspecto e sabor! É um bolinho muito bom.
      Teremos todo o gosto que nos continues a acompanhar :)

      Bjinhos

      Eliminar
  7. Humm... Que bolo tentador. Uma verdadeira delicia ao olhar e com toda a certeza no paladar.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bonito e bom, Tânia!
      Mas nada como experimentar. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  8. Eu fã de chocolate me confesso. Vamos ver se consigo reproduzir esta delícia!
    Beijinhos

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, se adoras chocolate não percas o Brooklyn. Eu não sou a maior apaixonada por este ingrediente e adorei este bolinho. ;)
      Contamos contigo!

      Bjinhos

      Eliminar
  9. Olá, Susana!

    Aqui fica a minha participação, porque também acredito que o mundo precisa de ser mais doce :)


    Um bolo sumptuoso que não liga a fronteiras :)

    Aceitam uma fatia?

    http://fazecome.pt/brooklyn-blackout-cake-82530

    Beijinhos e parabéns pelo projeto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,
      Já o vi e naturalmente adorei!
      Participação registada e a abrir da melhor forma esta 2ª edição ;)
      Eu até aceitava uma fatia, mas depois das que comi do meu acho melhor recusar :D :D Foi a loucura!!!

      Muito Obrigada por te juntares a nós.
      Bjinho

      Eliminar
  10. Que bolo maravilhoso, não conhecia mas já fiquei rendida ao seu aspecto, desafio aceite :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo especial este bolinho, Carla! Toca a experimentar :)

      Bjinhos

      Eliminar
    2. E pronto, aqui está também o meu Brooklyn Blackout Cake, uma tentação da qual nem as migalhas sobraram :)
      http://gulosoqb.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

      Beijinhos ...
      Gulosoqb.blogspot.pt

      Eliminar
  11. Olá Susana!
    Este bolo tem um aspecto fantástico! Não resisti a participar neste desafio, e por isso aqui fica o link:
    http://cookingbooksblog.blogspot.com/2016/02/brooklyn-blackout-cupcakes.html

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena,
      Muito Obrigada pela participação.
      Apesar de lhe teres alterado a forma, acredito que a natureza do Brooklyn se mantenha intacta. ;)
      Vou já espreitar!

      Bjinhos

      Eliminar
  12. Este bolo está fabuloso Susana.
    É mesmo a minha cara :) chocolate!
    Sei que há uns anos, quando comecei o blog, fiz um pela primeira vez e até ficou muito bom, fez mesmo as delícias de todos.
    Ficou lindíssimo o teu, e agora vou ter de ir comer um chocolateinho hihi.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, nem tenhas dúvidas (e sei que não tens!) que adorarias este bolinho, que respira e expele chocolate por cada mísera migalhinha :D
      É fantástico e olha, era a edição perfeita para participares! :)

      Bjinhos grandes

      Eliminar
  13. Olá Susana,

    Parabéns por esta iniciativa juntamente com a Lia que sóhoje fiquei a conhecer. Tenho andado afastada das cozinhas mas hoje resolvi espreitar algumas e deparei-me com esta tua maravilha !
    Um bolo magnifico, cheio de requinte e sei que o iria adorar pela predilecção que tenho por Chocolate ! :)
    Muito sucesso nesta vossa iniciativa que acompanharei, certamente. :)
    Um grande beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, teremos imenso gosto em que te juntes a este projecto. Agora que conheces deixa-te desafiar e anda connosco aprender um pouco mais. ;)
      Como eu também faço também graças a ti, porque o Dia Um, tendo uma temática diferente, acaba por ter objectivos semelhantes :)
      Obrigada pelas simpáticas palavras!

      Bjinhos grandes

      Eliminar
  14. Que bolo dos deuses, eu adoro chocolate e fiquei encantada por este bolo, parabéns ficou lindíssimo! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Inês! :)
      É um bolinho de facto especial.

      Bjinhos

      Eliminar
  15. Oh minha querida "partinére", toma lá o meu link e depois não digas que eu não participei a tempo de desfilar no "rondup", lol!!!

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    Beijinhos linda,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei... ainda vou analisar se a tua participação é digna de... :D :D

      Bjsssss

      Eliminar
  16. Minha querida Amiga, Tal como na primeira edição cá estou eu para uma nova participação. Não resisti a esta maravilha. Gosto de chocolate, apesar de não ter viciada :), e este bolinho realmente é bom para amantes ou não de chocolate!! Confesso, da próxima reduzo um pouco o açúcar do pudim/recheio. Eu que sou bastante gulosa achei que ficou demasiado doce. Mas alterações e ajustes à parte aqui fica a minha maravilha para mais um grandioso desfile.

    http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aninha, o teu bolinho ficou brutalmente lindo e apetitoso. Deste-lhe um twist que lhe confere um toque mais moderno e belíssimo... só apetece abrir e devorar! :)
      Muito Obrigada pela participação e claro que contamos sempre contigo no Sweet!

      Bjinhosss

      Eliminar
  17. Olá Susaninha!

    Embora o meu blackout já tenha desaparecido há muito, só hoje é que tive oportunidade de passar por cá para o deixar ficar! :) Adorei e nem sou grande fã de bolos de chocolate! :)
    http://www.tartedelimao.com/#!Bolo-Blackout-de-Brooklyn/c1sbz/56d615c80cf25a66a533c3b7

    Um beijinho,
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, antes demais desculpa que este teu post estava a aguardar moderação, daí ter dito para não esqueceres de o colocares aqui, quando já cá estava! ;)
      O teu Brooklyn ficou lindo a ainda bem que agradou!:)
      Muito Obrigada por nos fazeres companhia e cá te esperamos sempre! :)

      Bjinhos

      Eliminar
  18. Sou uma chocolate lover por isso não podia deixar de participar com a minha reinterpretação deste delicioso bolo.
    As fotos não são as melhores mas amanhã penso que já consigo tirar outras.

    Aqui fica a minha versão, espero que não fique aquém do esperado, já que os vossos estão maravilhosos!
    http://cozinhadeumadesastrada.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake-sweet-world.html

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marylène,
      Muito Obrigada pela participação! :)
      Se és amante de chocolate adoraste certamente o Brooklyn, que é um bolinho bem intenso e especial.
      Aqui ninguém fica aquém das expectativas, pois o que conta é a vontade de experimentar e se superar. Mesmo quando não se consiga à 1ª, se quisermos chegamos lá... e tu chegaste lá! ;)
      Se ainda quiseres e tiveres oportunidade de tirar novas fotos está à vontade. Depois coloco-as no round up.

      Bjinhoss e espero que continues a acompanhar o Sweet :)

      Eliminar
  19. Olá Susana,

    Aqui fica o meu Brooklyn Blackout Cake! ;) Foi um doce desafio, todos aqui em casa adoraram o bolo - só restam duas fatias pequeninas, que irão desaparecer rapidamente! ;)

    https://cookiesandfriends.wordpress.com/2016/03/10/brooklyn-blackout-cake/

    Estou pronta (e ansiosa) para o novo desafio da Lia! :)
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Ficou uma maravilha o teu bolinho! :)
      Ficamos contentes que tenha agradado, é um bolinho realmente bem interessante.
      Mais uma vez muito obrigada pela tua participação.
      O próximo tema está quase quase aí ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  20. Depois de já ter feito esta delícia, posso dizer que fiquei viciada nele (e eu que nem ligo muito a chocolate). Por aqui, agradou a todos e nem as migalhas sobraram. Deixo aqui a minha doce participação, ando a adorar estes desafios :D
    http://gulosoqb.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te Carla, até eu que não amo chocolate comi demais desta maravilha! :)
      É muito bom mesmo e o teu está belissimo.
      Muito Obrigada pela tua participação e não terás de esperar muito mais pelo próximo desafio ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  21. Olá Susaninha!!
    Aqui por casa somos todos chocolatelovers e como este fim de semana temos festa de aniversário do meu marido, não tinha como deixar de fazer este maravilhoso Blackout.
    Desafio superado e aprovadíssimo por todos.
    Beijinhos
    Paula G.
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Registado Paulinha,
      O teu bolo ficou maravilhoso e ficamos mesmo satisfeitas quando vimos que a receita agradou tanto.
      Muito Obrigada pela tua participação e vontade de superar desafios :)

      Bjinhoss

      Eliminar
  22. Aqui está a minha participação neste 2º desafio, que ficou uma delícia e bem decadente, pois fiz uma das tais versões que incluem buttercream :)

    http://bonne-femme-kitchen.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia,
      Parabéns pelo bolinho que ficou maravilhoso e muito obrigada por mais uma excelente participação. :)
      Eu não consegui incluir o buttercream mas não desisti de o fazer numa próxima oportunidade de repetir este doce.

      Bjinhos

      Eliminar
  23. Desta vez não deixei o desafio escapar! Cá vai:
    http://sotaodaverdinha.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    Quanto a este que mostras... lindo! Perfeito! OS bolos altos têm um impacto aos olhos que adoro!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixaste e fizeste muito bem! :)
      Está bem lindo e decadente este teu Brooklyn.
      Muito Obrigada e contamos com mais participações ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  24. olá, desta vez não me escapou o vosso desafio, mesmo longe mas gosto de participar :) Adorei o resultado, obrigada pela partilha pois não conhecia;)
    Aqui fica a minha interpretação do Brooklyn blackout cake :)

    http://baptis-sweetlife.blogspot.no/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    O teu está maravilhoso !!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,
      Muito bem-vinda ao desafio e Muito Obrigada nós pela participação.
      Ficamos felizes que o bolinho tenha agradado :) É realmente uma receita de destaque!

      Bjinhos

      Eliminar
  25. Bom dia Susana,
    o teu está fabuloso!
    Apesar de não ter ficado fã deste bolo provava uma fatia desse!
    Aqui fica a minha participação :)
    http://prazeracozinhar.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      É um bolo que se destaca mas naturalmente não pode agradar a todos! :) É engraçado porque no meu caso foi o pudim que me convenceu! :D
      Confesso que não adoooro chocolate, mas tive de me render a esta receita. No entanto, se me deres a escolher entre outros sabores da minha eleição, este passa para 2º plano.
      Muito obrigada pela tua participação. Conta-mos com mais ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  26. E pronto... voilá!
    Direitinho para todos os papás gulosos :-)
    Quem provou designou-o como o melhor bolo de chocolate que comeu ;-)
    Muito obrigada, querida, pela decadência que me deste a conhecer.
    Uma beijoca e bom dia do pai.
    Cláudia

    http://dbiscoito.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake-e-ti-meu-pai.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ler isso, Cláudia! :D
      É sinal que valeu a pena esta escolha e deixa-nos realmente felizes.
      Eu é que agradeço! Muito Obrigada pela tua participação tão bonita e cheia de sentimento :)

      Bjihosss

      Eliminar
  27. Olá Susana,

    tinha pensado eu que já tinha colocado aqui o link, mas não!
    Bem, tenho que te dizer que o teu bolinho está tão lindo, bem mais alto que o meu, mas o creme está tão guloso tal como o meu, até te oferecia uma fatia mas já acabou.
    Susana querida, desculpa o abuso, por acaso sabes-me indicar se é verdadde que existe um outlet na zona do Porto de louças, tive uma colega que me falou mas ela própria desconhece se realmente é verdade, no sentido Viana-Porto em que localização fica?
    Se não souberes obrigada na mesma sim?

    Um beijinho grande

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,
      Em relação à altura, foi propositado, queria um bolo mais pequeno e alto, então toca a reduzir ao tamanho da forma :)
      O teu está lindissimo, bem decadente... Uma perfeição!
      E as tuas fotos maravilhosas.
      Muito Obrigada pela tua participação, que espero continue :)
      Em relação ao resto já falamos, mas deixo aqui a dica do Outlet de Hotelaria que fica ali na Zona Industrial de Francos, e é uma perdição.

      Bjinhos grandes

      Eliminar
  28. Olá,
    Aqui fica a minha participação!! espero que gostem!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cupcakes.html

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,
      Claro que gostamos, pois todas as participações são bem vindas! :)
      O que conta é a dedicação e vontade de conhecer e executar coisas novas. Muito Obrigada pela participação.

      Bjinhos

      Eliminar
  29. Que delícia de bolo.
    Já não vou a tempo de participar nesta edição mas vou estar atenta para ver se participo na próxima.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/baguete-tipo-francesa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara,

      A próxima edição já ai está, e a escolha é maior :)

      Bjinhos

      Eliminar
  30. Olá Susana!
    Já quase a terminar a 2ª edição deixo aqui a minha participação, a minha primeira participação e espero continuar a participar.
    O teu bolo está fantástico, lindo e tentador, obrigada pela partilha e edição. :)
    Cozinhamor
    https://www.facebook.com/cozinhamor/posts/1005140899533168

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras, Catarina! :)
      E Muito Obrigada pela participação, também esperamos que nos continues a acompanhar e que atrás desta estreia marques muitas mais presenças :)

      Bjinhos

      Eliminar
  31. Olá Susana... aqui fica a minha participação neste desafio, obrigada por nos darem a conhecer estas receitas com história, foi sem dúvida um desafio muito doce e apreciado por todos cá em casa.
    A publicação da receita no meu blog foi feita em duas partes porque este ano desafiei-me a mim própria a registar numa agenda em cada dia uma receita diferente. Assim como esta receita era grande registei-a e publiquei-a em dois dias.
    http://taconsolando.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake-parte-1.html
    http://taconsolando.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake-parte-2.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos, Marília! :)
      E claro muito felizes ficamos por agradar tanto e fazer com que se juntem a nós.
      Espreita o novo tema! ;)

      Bjinhoss

      Eliminar
  32. Olá Susana!Obrigada por me terem apresentado a este bolo magnífico!
    Aqui fica a minha participação!
    https://foodwithameaning.wordpress.com/2016/03/20/simplesmente-o-melhor-bolo-de-chocolate-de-sempre-brooklyn-blackout-cake/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      Fiquei encantada com o facto de este bolinho ter seguido directo para o 1º lugar dos Bolos de Chocolate! É mesmo gratificante.
      Muito Obrigada por mais uma excelente participação.

      Bjinhos

      Eliminar
  33. mais uma vez quase a fechar o desafio deste mês, venho aqui deixar a minha participação!
    O mega Brooklyn Blackout Cake que preparei para o Dia do Pai (sim fiz receita dupla e ainda tive de ir a uma tripla para buscar migalhas :D) estava bastante bom e foi apreciado na generalidade pelos amantes de cacau :p

    beijinhos
    aguardo pelo desfile!
    Fico feliz por tornar um pouco o mundo mais doce a alguem!

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que foi trabalhar! :D Mas valeu a pena seguramente.
      Muito Obrigada pelas palavras e pela participação tão bonita e dedicada.
      O próximo tema já aí anda. ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  34. esqueci de deixar o link, sorry
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake-para-o-dia-do-pai.html
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. Olá Susana :)
    Vim aqui deixar o meu pequeno contributo para este belo passatempo. Adorei o seu Brooklin, ficou fantástico e com a imponência que a história lhe confere. Estive todo o dia ausente, no distrito de Viseu. Mais logo e com mais tempo, venho ver melhor. Obrigada e um beijinho.

    http://saberescomsabores.blogspot.pt/2016/03/brooklyn-blackout-cake.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      O contributo de pequeno não tem nada, dada a beleza com que ficou. :)
      Adoramos! O bolo está uma perfeição!
      Obrigada pelas palavras e Muito Obrigada pela participação.

      Bjinhos

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)