Lembro-me perfeitamente das primeiras vezes que experimentei salmão. Era bem miúda e um amigo do meu pai volta e meia oferecia do que tirava da pesca.
Não era um peixe que normalmente se comprasse e consumisse lá em casa. Talvez por isso a forma de o preparar, inicialmente, também não era a melhor.
Uns anos mais tarde, o meu pai começou a tempera-lo apenas com sal, pimenta, oregãos e sumo de limão, e assa-lo na brasa. O cenário era outro, mais apetecível, mas o salmão continua a ser, até hoje, aquele peixe que gosto mas não consigo comer muitas vezes. Facilmente me enjoa.
Aprendi, com o tempo e com o sushi, que o estado em que mais o aprecio é crú. Fumado também vai lindamente, mas crú ou simplesmente marinado em lima temperada ou num bom molho de soja, faz-me muito feliz.
Quando, ao desfolhar este delicioso livro, dei de caras com um festival de sabores e aromas numa só tacinha, quis experimentar rapidamente.
Deu-se ainda uma estreia com a raiz de aipo, sendo que este ingrediente tem um uso restrito por cá. A maçã confere um toque doce que se relaciona de forma bem curiosa com a força do aipo e o aveludado do salmão.
Como este ano estou particularmente ansiosa com a chegada da Primavera, e esta sopa me dá tantos ares desta estação renovadora, segue já a partilha de um creme diferente, extra saboroso e fresco mas simultaneamente reconfortante.
SOPA DE AIPO E MAÇÃ COM SALMÃO
(Receita do livro "A Viagem do Salmão", de Henrique Sá Pessoa e José Luís Peixoto)
Ingredientes
100 gr de salmão (Noruega) cortado em cubinhos
150 gr de cebola cortada em cubinhos
150 gr de batata cortada em cubinhos
500 gr de aipo descascado e cortado em cubos
120 gr de maçã golden cortada em cubos
45 gr de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de iogurte grego natural (a receita original indicava créme fraiche)
4 colheres (sopa) de maçã granny smith cortada em cubinhos
Cebolinho (a receita original indicava aneto, que não usei)
Sal
Preparação
Num tacho aquecer o azeite e a manteiga. Em lume brando refogar a cebola e o aipo cerca de 5 minutos.
Adicionar a batata e a água ou caldo de legumes suficiente para cozer bem os legumes. Deixar cozer em lume brando cerca de 8-10 minutos. Juntar a maçã golden e cozer por mais 3 minutos. De seguida triturar a sopa até ficar bem cremosa.
Adicionar um pouco de água e rectificar temperos.
Temperar o salmão com um pouco de sal e azeite.
que sopinha cheia de sabor e maravilhosa.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Já lá por casa, não estou autorizada a fazer salmão muitas vezes... e sou sempre obrigada a inovar! Mas estou certa que se vissem esta sopa mudariam de opinião, é que realmente os olhos também comem e tem um ar!!
ResponderEliminarAh, e sim, salmão fumado ou cru, é sem duvida para mim, também a melhor maneira de o comer!
Beijinhos
Adoro salmão , em sopas nunca usei
ResponderEliminarEssa tem mesmo um aspecto delicioso e já se comia
Bem eu adoro salmão mas cru não me parece que goste, Mas nunca experimentei, faz-me um pouco de confusão. Como gosto mais é mesmo grelhado :)
ResponderEliminarUma sopa fantástica.
Beijinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Oh pá!!!!
ResponderEliminarComia já essas tigelas todas!!!
Tão maravilhosa. Também vou ter de a fazer, pois sou doida por salmão e tal como tu, também o prefiro cru ou fumado, mas olha que assado ou frito, mas por forma a ficar mal passado no interior, também é uma delícia.
Um beijinho linda,
Lia
Esta sopa é daquelas que se calhar também fica bem fria. Adoro sopa e se pudesse roubava-te uma tigela dela! beijinhos
ResponderEliminarUau, adoro as fotos!
ResponderEliminarEu sou como tu, adoro o salmão cru, em ceviche, e de resto gosto mas não como muitas vezes, acho demasiado gordo e facilmente enjoo.
Adoro este livro, onde qauase todas as receitas me seduzem, como esta!
Um beijinho.