28/01/16

Portokalopita




A história deste doce, que pelo nome facilmente se consegue perceber a origem, confunde-se com a história dos portugueses.
A primeira parte da palavra, "Porto", captou automaticamente a minha atenção. Logo depois desta ser totalmente absorvida pela imagem do Pintrest que a acompanhava. A bela foto mostrava um doce bem reluzente e apelativo com uma denominação grega por baixo. Matando a curiosidade lá fui pesquisar e cheguei até este Bolo Grego de Laranja.

Ao introduzirem a laranja na Europa, vinda da China, os portugueses permitiram que a exploração deste fruto acontecesse, e que as mais diversas iguarias pudessem surgir em vários países do velho continente. Daí "portokali" significar laranja em turco, segundo apurei, ou também português. 

A execução não podia ser mais fácil. A textura é ligeira mas algo semelhante a um pudim denso. É húmida, vibrante e, obviamente, repleta de aromas cítricos.
Esta versão surgiu da mescla do resultado de algumas pesquisas, que naturalmente apresentavam diferenças entre si, garantindo assim que se adaptasse mais ao meu gosto, nomeadamente, pela substituição de óleo por azeite e do açúcar por mel.
Com muita pena ainda não consegui apresentar uma Baklava ao meu forno, mas acredito que este Portokalopita também lhe encheu as medidas. 

Foi uma experiência de fim de Verão que encaixa perfeitamente nesta época em que a natureza é fértil na oferta de citrinos. 
É uma receita que reforça a minha paixão pela Grécia e me recorda o quanto a quero conhecer. Porque um dia, longe das crises e das troikas, estes e outros sabores alimentarão o meu palato "in loco". Oh se alimentarão!







































PORTOKALOPITA

Ingredientes
(6 pessoas)

|Massa
300 gr de massa filo
4 ovos, médios
4 colheres (sopa) de mel de flor de laranjeira
150 gr de iogurte grego
80 ml de azeite
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de fermento
3 laranjas

|Calda
80 ml de água
2 laranjas
1 colher (sopa) bem cheia de mel de flor de laranjeira
1 pau de canela

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar um recipiente (travessa ou forma) de forno com azeite.
Desfazer a massa filo em bocados pequenos e colocar dentro da travessa (usei de 20x15cm). Deixar um pouco ao ar para secar.
Reservar uma laranja para decorar. Raspar a casca e espremer o sumo das restantes e reservar.
Colocar no liquidificador os ovos, o açúcar, o azeite, a baunilha, o sumo e a raspa de laranja, e triturar bem até ficar um preparado homogéneo. Acrescentar o fermento e envolve-lo com uma espátula.
Verter o preparado sobre a massa filo e com a ajuda de uma espátula fazer com que toda a massa filo absorva bem o líquido, que deverá ficar bem distribuído pela forma. (este passo é essencial a um bom resultado final, onde se espera uma textura uniforme por todo o doce)
Decorar com fatias finas de laranja e levar ao forno cerca de 40 minutos, até a massa estar firme e sem partes liquidas.
Enquanto a massa coze, preparar a calda, espremendo o sumo das laranjas e juntar a todos os outros ingredientes num tachinho, incluindo as metades da laranja espremida. Levar ao lume e deixar ferver em lume brando cerca de 10 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Estando o bolo cozido, retirar do lume e imediatamente regar com a calda.
Deixar arrefecer 1 hora e servir.

Nota: verificar bem se o centro está perfeitamente cozido. Por vezes parece estar mas pode precisar de apenas mais uns minutinhos para solidificar essa zona (como aconteceu nesta experiência).





10 comentários:

  1. Desconhecia que a palavra"Portokali" significaria laranja em turco, acho que seja qual for a receita que fazemos, todas tem que ter um pouco de nós e esta pelo que reparei enquadra-se muito contigo :)

    Adorei as alterações que fizeste, muito mais saudável como eu gosto, aqui está uma prova que basta algumas alterações em qualquer receita para a deixarmos igualmente saborosa e muito mais leve.

    Levo esta receita comigo, esta e muitas que tenho guardas tuas que adoro, como as Barrinhas de Abóbora noz e granola e as mini tartes de batata doce :)

    Beijinho querida e um bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      É muito curioso o que a gastronomia de outras culturas nos ensina :)
      Eu gostei muito deste doce, e para apreciadores de laranja é excelente.
      Fico muito contente que acompanhes e te identifiques com algumas propostas que partilho. Que bom! :)

      Bjinhoss e Bom Ano!

      Eliminar
  2. Tenho um certo fascinio pela gastronomia grega e adorei conhecer esta sobremesa! E é ao descobrir coisas boas destas que percebo o quão ignorante sou nestas matérias! Felizmente há pessoas como tu que nos ajudam a sermos mais cultos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Elisabete, obrigada pelas palavras, mas eu pouco sei sobre gastronomia internacional, e o que vou conhecendo e partilhando devo ao blog, às pesquisas que faço por ele, a outras partilhas, aos livros que adquiri, e ao meu lado curioso :) E depois adoro aprender e principalmente conseguir reproduzir sabores de outros lugares e culturas. É um fascínio sem fim :)

      Bjinhosss

      Eliminar
  3. Parece-me muito bem! Adoro tudo o que leva laranja, receita para experimentar, certamente! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim! É uma receita diferente e optima para apreciadores de laranja. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Desconhecia este doce. Que nome interessante. Se tem textura húmida de pudim, então gosto bastante. Parece-me bastante delicioso a julgar pelo aspecto.
    Obrigada!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Tânia, tem uma textura assim "apudinzada" e um sabor bem aromático. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  5. Uma verdadeira maravilha Susana!!! Isso é que é!!
    Olha, não conhecia e adorei a história e saber que nós, tugas, tivemos muita influência no mundo, lol!
    Sim, quando acabar a crise, vou contigo fazer um cruzeiro pelas Ilhas gregas ok?
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até ia contigo no cruzeiro mas não sei como sairiamos de lá no fim!? A rebolar, certamente! :D :D
      Sim, nós de facto andamos e deixamos marcas por todo o lado. Muito triste o que se passa agora. :(

      Bjinhos

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)