01/11/15

Mousse de Castanha, Chocolate e Cardamomo

 

 
Um exemplo perfeito do típico "fruto da época" é a castanha. Um fruto de características muito particulares, que raramente se come crú (apesar de ser delicioso desta forma) porque é realmente muito chato de descascar, tem uma densidade e sabor únicos e dá origem a ótimos pratos, tanto doces como salgados.
É um fruto versátil e muito bonito dentro do seu ouriço. Visita-nos todos os Outonos e tem direito a um evento onde é a personagem principal, o reconfortante Magusto.
 
Foi durante muito tempo peça central da alimentação das povoações mais rurais, e curiosamente também dos seus animais.
A sua abundância, qualidade e poder saciante eram bem aproveitados, e antes da batata chegar à europa, a castanha teve um papel crucial na mesa portuguesa.
 
Esta edição do "Dia Um... Na Cozinha!" convidou à execução de uma Iguaria com Castanhas.
Confesso que as uso muito mais em pratos salgados ou simplesmente assadas. Também já as utilizei em bolo, mas para este desafio apeteceu-me um doce, bem indulgente e cremoso. Algo mais aconchegante para estes dias já bem escurinhos.
Surgiu então a vontade de uma mousse. A associação ao chocolate foi quase imediata e o toque do cardamomo caiu que nem uma luva, conferindo um interessante aroma exótico, algo cítrico até.
A sua textura é bem cremosa, com grande densidade, e o seu sabor uma verdadeira delícia ali situada entre o doce suave e o exótico, transmitindo sensações quentes. Não se assemelha à tradicional mousse e é ideal para paladares eventualmente mais ousados. 
 
Por motivos evidentes também não ficaria mal chamar-lhe "Mousse 3 Cs". Afinal são as iniciais destes ingredientes que combinam tao bem quanto sabem. Se isolados são ótimos, juntos ficaram perfeitos e o meu palato agradeceu imensamente.

Sai um copinho para S. Martinho!
 
  

 
MOUSSE DE CASTANHA, CHOCOLATE E CARDAMOMO

Ingredientes
(4 copinhos)

250 gr de castanha
4 colheres (sopa) xarope de ácer
1 colher (sopa) de cacau
100 gr de chocolate de culinária (70% de cacau)
120 ml de natas ligeiras
7-8 bagas de cardamomo
3 claras, grandes
1 pitada de sal fino
Lascas de côco torrado e amêndoa inteira para decorar

Preparação

Cozer as castanhas em água temperada com um pouco de sal. Quando cozidas descascar ainda quentes. Deixar arrefecer um pouco, acrescentar o xarope de ácer e o cacau e triturar num processador até ficarem bem desfeitas, numa espécie de pasta. Reservar.
Levar as bagas de cardamomo a tostarem no forno ou num tachinho em lume brando. De seguida abri-las, retirar as sementes e desfaze-las muito bem num almofariz até reduzirem a pó. Se persistirem pedaços maiores, passar por um coador e aproveitar apenas o pó mais fino. Reservar. 
Cortar ou triturar o chocolate em pedaços pequenos. Levar as natas a lume brando e aquecer, sem deixar ferver. Retirar do lume e verter sobre o chocolate em pedaços. Deixar repousar 1 minuto e de seguida mexer bem, até se obter um preparado cremoso, com o chocolate totalmente derretido e envolvido nas natas. 
Juntar o chocolate à pasta de castanhas, acrescentar o cardamomo e triturar um pouco mais até estar tudo bem envolvido, num creme homogéneo.
Bater as claras em castelo com uma pitadinha de sal, e envolver cuidadosamente no preparado anterior, com uma espátula. 
Colocar a mousse em copos ou tacinhas e levar ao frio.
Laminar a amêndoa com pele e levar a alourar num tachinho com umas gotinhas de azeite. Deixar tostar ligeiramente, retirar e deixar arrefecer.
Antes de servir decorar com as lascas de côco, a amêndoa e umas gotas de xarope de ácer.


 


10 comentários:

  1. Essa mousse deve ser divinal! Eu adoro castanhas! Gosto tanto de as comer simplesmente cozidas! As do meu castanheiro são uma delicia! Ainda ontem cozi um tachão delas para levar hoje para o aniversario da minha mae! Realmente ficam ótimas em doces ou salgados e o que aborrece mesmo é descascar! Para o meu aniversario fiz bolo de chocolate e castanhas e recheei e cobri com mousse de compota de castanha! Mas olha que também não tinha ficado nada mal recheado com esta mousse! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delicia deve ser esta mousse! Nunca me lembraria de juntar castanhas com chocolate, mas fiquei fã da ideia. As fotografias estão lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta mousse, até me fez salivar... que TENTAÇÃO!!!!

    Bela sugestão :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da receita, só não sou muito fã do cardamomo, mas pode fazer-se sem esse aroma ou substituindo por outro. Mas adorei a sobremesa porque gosto muito das castanhas em mousses e texturas cremosas. A amêndoa crocante a finalizar é top. Beijos. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Susana, ainda há um copinho desta maravilha para mim. Já fiz mousse com abacate ou com banana mas com castanha nunca me lembraria. A castanha casa na perfeição com o chocolate e o cardamomo dá o toque final. É como a cereja em cima do bolo.
    Mais uma vez uma grande participação (também outra coisa não poderia esperar). As fotos estão lindas e essa tábua aiiiiiiiaiiiiii.... é linda ;)

    Beijinho enorme <3 <3

    (AH não te esqueças de enviar um copinho hehehhe)

    ResponderEliminar
  6. Essa mousse tem tudo para ser uma sobremesa perfeita
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Minha querida Susaninha, amei estes teus corpinhos 3Cs e sim, castanha e abóbora são os reis nesta altura e o chocolate é o rei o ano todo, por isso, esta tua combinação não podia ser mais perfeita!!
    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Excelente textura tem a mousse, e deve estar uma delicia.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de mousse!
    Chocolate, castanhas e cardamomo, casamento perfeito. ;)
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Uma verdadeira delícia ;) beijinho
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)