20/06/16

Black Florest Cake










































A cereja, bem fresca, carnuda e vermelhinha, aos pares ou sozinha, traz o tema para a 6ª edição do projecto Sweet WorldMas não vem só. Vem antes na melhor das companhias. 
Quando se pensa em doces de mundo famosos e se fala neste fruto tão bonito e amado, o que nos ocorre de imediato? O Black Florest Cake, ou Bolo Floresta Negra, obviamente. 
Um dos mais famosos bolos de chocolate do mundo, de origem alemã (ainda que existam alguns rumores que possa ter vindo da Suiça) e de seu verdadeiro nome Schwarzwälder Kirschtorte, que significa "bolo de cereja floresta negra"mostra-se perfeito para celebrar um dos grandes frutos desta época, resgatando o chocolate que já vai fazendo falta no desafio.

Nesta perfeita conjugação encontramos um bolo de massa de cacau que deverá ser envolvido em Kirschwasser, um licor de cereja negra, estruturado em camadas, recheado com chantili e cerejas, coberto igualmente com chantili e decorado com raspas de chocolate e cerejas.
Ainda que em alguns países a apropriação desta iguaria faça com que não inclua o kirsch, na Alemanha só é comercializado com o seu nome original se incluir esta bebida alcoólica. É portanto um elemento essencial à manutenção da natureza original do doce. Diz a tradição que o licor se assuma perfeitamente e o seu toque espirituoso se faça sentir devidamente quando saboreamos o bolo. Não se mostra, de todo, uma sobremesa indicada para crianças.

Lê-se que a inspiração para o seu nome veio das misteriosas florestas do sudoeste alemão, assim como também se lê que os seus ingredientes surgiram inspirados pelas cores e formas dos trajes tradicionais das mulheres solteiras.
O que é certo é que independentemente das suas fontes de inspiração, o chocolate, o chantili, o licor e as cerejas, originam uma formula quase mágica que faz sucesso em todo o mundo, materializando um dos bolos mais conceituados de sempre.
Ainda que sem confirmação oficial acredita-se que esta iguaria tenha sido inventada em 1915 pelas mãos do pasteleiro Josef Keller. 






































Não sendo o tema mais inovador no contexto deste nosso desafio, na medida em que, mesmo quem nunca o fez seguramente já ouvir falar dele, não deixa de ser com toda certeza igualmente desafiante, se o encararmos e quisermos executar de forma fiel à sua essência. E só respeitando alguns pontos chaves se mostra possível executa-lo e prova-lo sabendo que é suposto parecer e saber daquela exacta maneira. Aqui reside o objectivo central do desafio.

É efectivamente um bolo fácil de executar, sem grandes truques ou segredos. A massa deverá ficar fôfa, bem parecida com pão de ló de chocolate, que será depois humedecida pelo licor. O recheio e cobertura são em chantili com as cerejas a dar aquele toque especial. As raspas de chocolate conferem o duplo efeito, crocante e decorativo, que tão bem finaliza a composição.
Confesso que adoro vê-los naked mas neste caso a cobertura foi total como manda a tradição. Apenas fugi ao preenchimento das laterais do bolo com raspa de chocolate, como originalmente deve ser.
Verificando em mais do que uma fonte que apenas a camada inferior de recheio levava cereja, ainda que a maioria das versões a inclua em todas as camadas, optei por fazer desta forma.

Não é nem é suposto ser um bolo muito doce, mas antes, uma iguaria de sabores intensos e forte personalidade, com o aroma do licor em grande destaque, com bastante frescura conferida pelas natas e um toque frutado ácido que só as cerejas podem garantir.
É, peremptoriamente, um bolo para adultos que não se importam de ficar ligeiramente tontos depois de alimentarem a alma com duas ou três fatias desta maravilha (dizem os alemães). 
Para animar os serões de Verão que estão aí à porta, quem se atreve? 

Se aceitam o desafio e se querem juntar a nós na execução do clássico Floresta Negra, basta seguirem as seguintes regras:
  • Tem até ao dia 20 de Julho para nos apresentarem o vosso Black Florest Cake, deixando aqui neste post o link da vossa participação;
  • Só participações enviadas até este dia serão consideradas; 
  • Neste mesmo dia, 20 de Julho, será publicado no blog da Lia o tema da próxima edição;
  • round up desta 6ª edição será publicado aqui no blog no dia 25 de Julho.

Vamos lá e Guten Appetit!







































BLACK FLOREST CAKE (Bolo Floresta Negra)

Ingredientes
(10-12 fatias)

|Massa (adaptada daqui)
5 ovos médios
100 gr de açúcar
1 colher (sobremesa) de extracto de baunilha
40 gr de cacau
100 gr de farinha (sem fermento)
1 colher (café) de fermento
25 gr de amido de milho
1 pitadinha de canela

|Recheio, Cobertura e Decoração
200-250 gr de cerejas frescas
75 ml de Kirsch (usei Ginginha)
600 ml de natas para bater (colocar no congelador 10 minutos antes de bater)
150 gr de açúcar em pó
120 gr de chocolate para culinária (70% cacau)

Preparação

Começar por descaroçar as cerejas (reservando algumas inteiras para a decoração), envolve-las no licor e deixa-las a macerar durante a noite.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas forma de 20 cm de diâmetro com manteiga, forrar o fundo com um disco de papel vegetal e voltar a untar. Reservar.
Levar os ovos a bater com o açúcar e o extracto de baunilha cerca de 5 minutos até a massa fica esbranquiçada e bem fôfa.
Peneirar os secos - farinha, amido de milho, cacau, fermento e canela - para um recipiente.
Aos poucos ir juntando ao preparado anterior, envolvendo delicadamente até terminar.
Verter metade do preparado em cada forma e levar ao lume cerca de 20-25 minutos até a massa estar cozida e firme. Retirar do lume, deixar arrefecer e desenformar. (não é suposto crescer muito).
Quando a massa estiver fria cortar em dois discos iguais, fazendo quatro elementos de massa.
Bater as natas até estarem bem firmes e adicionar de seguido o açúcar em pó batendo um pouco mais.
Para as lascas de chocolate, partir o chocolate em pedaços pequenos e levar a derreter em banho maria. Quando estiver perfeitamente liquido, espalhar sobre uma folha de papel vegetal e com a ajuda de uma espátula espalha-lo bem, enrolando de seguida a folha, formando um canudo. Levar ao frio e quando estiver completamente duro abrir a folha. O chocolate vai-se partindo em pedaços de várias formas e tamanhos. Usar a gosto. 

Montagem: colocar o primeiro disco de massa no prato de servir, pincelar generosamente com o licor de cerejas, barrar com uma boa generosa de chantili e espalhar as cerejas maceradas por cima. Colocar o segundo disco,voltar a pincelar bem com licor e espalhar chantili. Repetir até ao último disco de bolo. Para terminar barrar o bolo todo - laterais e topo - com chantili. Decorar a gosto com lascas e/ou raspas de chocolate e cerejas.
Conservar no frio e servir fresco.

Nota: pesquisei e analisei várias receitas, chegando a esta versão ligeiramente simplificada, mas conservando os ingredientes essenciais e pontos chaves do doce original.
Nota_1: achei a massa um pouco seca e senti que devia ter usado mais licor para a humedecer. Por um lado melhorava a sua textura, por outro conferia-lhe o sabor à bebida que é suposto ser bem pronunciado. Portanto, não tenham medo de encharcar bem a massa.
Nota_2: considerando o papel do chantili neste bolo é essencial que as natas estejam mesmo firmes antes de aplicar. Não esquecer de as colocar no congelador 10 minutos antes de bater e usar uma marca que não falhe (para este efeito, por aqui é sempre Agros).



51 comentários:

  1. eu sou gulosa por bolos, mas há aqui alguém que me supera! heheheheh
    lindo de morrer e claro, delicioso de certeza! :D
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      É muito bom, toca a experimentar.

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Adoro esse bolo, embora o nome se tenha banalizado e muitos bolos floresta negra que por ai encontramos não têm nada disto que aqui nos descreves. Gostei muito de ficar a saber um pouco mais sobre este bolo. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, também é um dos aspectos que adoro no Sweet World, o que aprendemos sobre a origem e histórias destas delícias. E só assim nos é possível ser minimamente fiel à sua essência. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Eu adoro este bolo! Não posso fazer porque é coisa que não consigo resistir-lhe! O teu está lindo de morrer e com um aspeto de fazer babar! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes quando não quiseres resistir, pois vale mesmo a pena, Elisabete! :)

      Bjinhosss

      Eliminar
  4. Acreditas que ando há anos para o fazer e até hoje ainda não o fiz. Estava para o fazer há três anos para o meu aniversário mas acabei por adiar para o ano seguinte, e seguinte, enfim foi ficando esquecido. Agora estou quase quase a fazer anos de novo e não vai ser este o bolo mas desta vez ele não me escapa a seguir, já tenho pretexto para o fazer :D
    Quanto ao bolo em si, está lindo, com camadas perfeitas e fiquei com imensa vontade de comer uma dessas fatias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, sabes que é dos comentários que mais li quando lançamos o tema. :D Pelos vistos muita gente o quer fazer mas nunca avançou. Pois tem aqui a oportunidade ideal ;)
      Obrigada pelas palavras.
      Toca a faze-lo agora! :)

      Bjinhos

      Eliminar
  5. Amiga,
    Devo dizer que sou perdida por um bom bolo floresta negra e acreditas que nunca me coloquei a preparar como manda a receita.
    É por isso que adoro estes desafios, porque levam me a reproduzir a receita tal e qual como manda a tradição e não andar a reinventar sabores como sabes que adoro fazer.
    Não posso perder este desafio por nada.
    Quanto ao teu bolo devo dizer que está altamente tentador. Mesmo decadente e lindo. ADORO as fotos, então a que está tirada de cima está TOP.
    Beijinho enorme e bem guloso ;)
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não haveria melhor altura, Aninha! :)
      É um bolinho bem interessante e super fresco.
      Obrigada pelas palavras!

      Bjinhos grandes

      Eliminar
  6. que lindo!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei o desafio deste mês!!
    Vai sair bolinho "floresta Negra" finalmente da minha cozinha!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Martinha!!! Finalmente :)
      Aguardo para ver essa maravilha.

      Bjinhosss

      Eliminar
  8. Minha lindona,
    Uma verdadeira maratona o teu mês de Junho, mas que tu venceste e superaste com mérito e, só por isso, já ganhaste a burka decotada :))).
    Eu que nem sou uma chocolate lover, adoro o floresta negra (deve ser por causa do álcool, looolll) e estou em pulgas para o fazer e sabes? Já que gostas tanto da versão naked, vou despir o meu, só para ti!!! Um streap privado, lol.
    Ficou magnífico o teu black forest e descobriste muito mais particularidades que as que eu descobri.
    A única parte que hão me convence, é os suíços quererem a patente, pois o que caracteriza esse bolo são as cerejas negras, que são as da floresta negra, assim como o kirsch que é feito com essas cerejas da floresta negra e, que eu saiba, não há floresta negra na Suíça, lol.
    Um beijinho parceira e mais uma vez, apresentaste o tema com esmero e mestria.
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o alcool é! :D
      Realmente é um bolo interessante e com aquele chantili todo fica uma maravilha :)

      Bjinhoss

      Eliminar
  9. É um bolo que gosto muito, o teu ficou lindo
    A fatia esta super tentadora
    Boa semana

    ResponderEliminar
  10. Está lindo!!! Aqui fica a minha sugestão :)

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2016/06/bolo-floresta-negra-de-framboesa-na.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Célia! :)
      Vou espreitar e mais uma vez obrigada pela participação.

      Bjinhos

      Eliminar
  11. Adoro este bolo Susana!!! E até já tenho uma receita no meu blog. Foi o bolo que escolhi para festejar o meu aniversário há dois anos atrás! E desde então não voltei a fazê-lo mas agora, depois de ver o teu post fiquei com imensa vontade de repetir. A combinação de sabores é deliciosa e apresenta-se como uma sobremesa fresca para o Verão! Estou tentado a repetir esta preciosidade, talvez noutra versão, vamos ver se o tempo me permite. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que te acordamos o bichinho do Black Florest, Célio, porque é um bolo que vale sempre a pena repetir.
      E o teu, seguramente, será um sonho! ;)

      Bjinhos grandes

      Eliminar
  12. Ai que coisa maravilhosa!!!
    Há que tempos que ando para experimentar este bolo. Já tenho comido em pastelarias, mas muitas vezes o creme é muito artificial, as cerejas de conserva... não deve ter absolutamente nada a ver.
    O problema é que a lista de "receitas a experimentar" é muito mais vasta que o tempo para as fazer, mas decididamente esta vai para o topo!
    Beijinho,
    Vanda
    http://pao-com-chocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vânia! :)
      De facto não tem nada a ver com o que conseguimos fazer em casa. E quando sabemos que nos aproximamos o mais possível do original, melhor ainda :)
      Sim, a lista nunca pára de crescer... sei bem como é!

      Bjinhos

      Eliminar
  13. Ai que coisa maravilhosa!!!
    Há que tempos que ando para experimentar este bolo. Já tenho comido em pastelarias, mas muitas vezes o creme é muito artificial, as cerejas de conserva... não deve ter absolutamente nada a ver.
    O problema é que a lista de "receitas a experimentar" é muito mais vasta que o tempo para as fazer, mas decididamente esta vai para o topo!
    Beijinho,
    Vanda
    http://pao-com-chocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Susana, ficou lindo! Ja fiz em tempos uma versão Portuguesa deste bolo...por isso aqui fica:
    http://cookingbooksblog.blogspot.com/2014/09/chocolate-e-ginjinhaou-um-bolo-floresta.html#more
    Vão certamente aparecer bolos maravilhosos! Mais uma vez parabéns pela iniciativa! Venham mais desafios!
    Um beijinho
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar
  15. Aiii não posso! Que delícia!
    Não posso perder este desafio desta vez :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós agradecemos todo o esforço para acompanharem o SW! :) Neste caso, vale tão a pena!

      Bjinhos

      Eliminar
  16. É um bolo que está na minha "lista a fazer" há séculos. Vamos lá a ver se agora consigo. O teu está lindo, como sempre.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, ficou finalmente feito, já vi :)
      Ainda vou espreitar. Mas desde já muito obrigada por seres sempre tão presente no desafio.

      Bjinhos

      Eliminar
  17. Susana, que delicia. Já está na minha lista há tanto tempo, que irá ser desta! O teu está um encanto e dá vontade de comer uma fatia, já...! Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel!
      Não há melhor oportunidade para o fazer :) Vamos lá!

      Bjinhos

      Eliminar
  18. Olá Susana: deixo aqui a minha participação.
    http://pratacasas.blogspot.pt/2016/07/torta-floresta-negra.html
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Querida sócia,
    Aqui fica a minha sugestão e link, para depois não ser chamada de "desnaturada" lol!!

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/07/black-forest-cake-bolo-floresta-negra.html

    Beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem comentário que até me sinto mal!!!
      Validado!

      Bjsss grandess

      Eliminar
  20. Olá, Susana!
    Há coincidências engraçadas e de facto, sem saber o tema do desafio Sweet World, resolvi fazer um Black Forest para bolo de anos do meu filho mais velho. Quando vi uma foto do teu bolo é que me apercebi do tema para esta mês e claro que aproveito para participar.
    Devo dizer que o teu bolo está com um ar divinal e que o meu também ficou delicioso!
    Fica aqui o link: http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/2016/07/black-forest-gateau.html
    Espero que aproves!
    (ainda não partilhei no facebook, mas irei fazê-lo ao fim da tarde)
    Beijinhos!

    Sílvia
    Bocadinhos de Açúcar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia,
      Reparei na coincidência mas não sabia se participarias no desafio ou não. Pois posso-te dizer que fiquei bem contente por te juntares a nós. :)
      Está lindo e com mais tempo lá passarei para ver de perto.
      Muito Obrigada!

      Bjinhos

      Eliminar
  21. Aqui fica a minha participação
    http://taconsolando.blogspot.pt/2016/07/bolo-floresta-negra.html?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marilia,

      Muito Obrigada pela participação. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  22. Bom dia querida Susana,
    Uma vez mais rendi-me aos encantos deste vosso fantástico SW. Já há muito tempo que queria experimentar este sublime Flores Negra e este foi o momento para o fazer!
    Fez as delicias de quem o provou, espero que gostes!
    O teu ficou um sonho! Parabéns!
    Beijinhos,
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/07/bolo-floresta-negra.html
    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha, ainda não fui espreitar mas de hoje não passa. :)
      Muito Obrigada por estares sempre no SW e ficamos felizes por cada proposta agradar tanto.

      Bjinhos

      Eliminar
  23. Olá minha querida Susana,

    aqui fica a minha versão do Black Forest Cake. Uma verdadeira tentação! Gostei muito.
    http://intrusanacozinha.blogspot.pt/2016/07/black-forest-cake-e-6-edicao-do-sweet.html
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Martinha,

      Vou já ver de perto!!! E só te posso agradecer por estares sempre por aqui com tanto entusiasmo e dedicação :)

      Bjinhosss

      Eliminar
  24. Olá Susana, deixo-te aqui a minha participação e digo já que este bolo viciou algumas pessoas :D
    http://gulosoqb.blogspot.pt/2016/07/black-forest-cake-ou-bolo-floresta-negra.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Ainda bem que assim é! :D É tão bom quando o que fazemos agrada tanto!
      Obrigada pela tua presença.

      Bjinhosss

      Eliminar
  25. Bem no limite do tempo, deixo a minha versão do Bolo Floresta Negra, numa versão saudável :)
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/2016/07/bolo-floresta-negra-sem-acucar-sem.html
    espero que gostem!
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  26. Que delícia, este bolo ficou com óptimo aspecto! Aqui está a minha participação, mesmo em cima da hora, espero que ainda chegue a tempo :)

    http://bonne-femme-kitchen.blogspot.pt/2016/07/bolo-floresta-negra-black-forest-cake.html

    ResponderEliminar
  27. Pensavas que não???
    Aqui está ele :-)
    Beijinhos e até breve

    Cláudia
    http://dbiscoito.blogspot.pt/2016/07/black-florest-cake-e-encontros-de.html

    ResponderEliminar
  28. Nao me lembro se deixei o link......https://anasbageri.com/2016/07/15/bolo-floresta-negra-com-floresta/

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)