22/06/16

Sunomono (com salmão)








































Da Ásia sei que é o maior continente de todos, o mais culturalmente diverso e, eventualmente, distinto da nossa "velha" europa. Sei do clima e de alguns traços da sua gastronomia, sei dos animais que o habitam (coisa que o meu filho me tem ensinado de uma forma constante e super apaixonada) e sei da vontade enorme que tenho de um dia poder conhecer um pouco de si.

O que sei também foi da sorte que tive em provar o meu primeiro Sunomono num dos melhores locais (senão o melhor) de comida japonesa do Porto. 
Sem saber que me ia apaixonar por esta salada japonesa de pepino, num dia de temporal que nos levou ao SHIKO, saímos de lá totalmente rendidas ao que o Chef Ruy Leão tão apaixonadamente propõe. 
A Ana estava no Porto e como é já obrigatório lá vamos nós comer bem. Todas encharcadinhas chegamos ao pequeno espaço. Tranquilo e super acolhedor, permitiu que rapidamente nos recompuséssemos e começássemos o melhor repasto de sempre quando falamos em cozinha japonesa.

Reproduzo aqui uma versão que resulta da mescla de várias que pesquisei, longe de saber se está próxima da original. 
Ainda que a curiosidade em aprender a fazer Sunomono à séria seja gigante, não era essa dúvida que me ia impedir de tentar. Claro que não ficou igual mas ficou bem bom e perfeito na companhia do salmão. 
Não inclui saque ou kombu, como vi em alguns sítios, e usei pepino normal. Se encontrarem pepino japonês é esse que devem usar.

Já é Verão, e com opções tão deliciosamente simples, frescas e exóticas pudemos fácil e rapidamente trazer um cheirinho da Ásia aos nossos dias.
Para terminar, um sério pedido: se alguém souber como se faz o Verdadeiro Sunomono que me diga, por favor. Seria uma miúda tãaaao feliz!  








































SUNOMONO (com salmão)

Ingredientes
(2 pessoas)

1 posta ou filete de salmão fresco, grande
1 pepino, grande e firme
1/2 colher (sopa) de sal marinho tradicional
5 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 colher (sopa) de sementes de sésamo tostadas

Preparação

Misturar o vinagre de arroz com o açúcar, mexendo até que este se dissolva bem. Reservar no frio.
Com um descascador laminar o pepino no seu comprimento (originalmente laminam-se às rodelas). Dispor as fatias bem finas num escorredor, tempera-las com o sal e envolver bem. Deixar repousar cerca de 30 minutos para que libertem o máximo de água. Passado este tempo espremer bem o pepino e envolve-lo no molho de vinagre. 
Limpar o salmão de pele e espinhas, no caso de as ter, e corta-lo em cubinhos de cerca de 2x2cm.
Adicionar o salão ao pepino, salpicar generosamente com sementes de sésamo e servir.



6 comentários:

  1. Uau!! Adorei!! A apresentação é fantástica!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    Agora fizes-te-me recuar até aquele dia que mais parecia de inverno em pleno Porto. Foi um dia bem molhadinho, mas acima de tudo que fica na memória de recordações BOAS!!
    Um restaurante que tenho que repetir, o melhor japonês que até hoje visitei, uma companhia que adoraria poder ter muitas mais vezes, numa cidade que amo de coração.
    Quanto a este Sunomono, também eu já o tentei reproduzir...mas apesar da aproximação não é o verdadeiro. Sabes, mas na minha opinião mesmo que fosse a receita verdadeira, a original... acredito que nunca saberia ao mesmos aromas e sabores daquele dia que por si e pela situação foi ÚNICO.
    Beijinho enorme
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Minha polenteira fofa,
    Cá eu, adoro sabores asiáticos e, peixe cru, curado, fumado ou "estrafegado" (não sei se existe..), é cá comigo.
    Olha, como sabes, pelo nome, não conhecia esta sugestão, mas fico feliz por me-la apresentares, pois adoro tudo nela!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Susaninha, eu era menino para mandar duas "malgas" dessas abaixo. Adoro salmão, salmão fumado ou crú, é mesmo uma perdição. E combinado com o pepino, perfumados pelos sabores asiáticos só pode resultar numa salada super deliciosa. Um dia quando for ao Porto levas-me a conhecer o Shiko, pode ser?! Eheh. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Tacinhas boas, tão bom!
    Que vontade de voltar ao Shiko que amei à primeira dentada.
    Temos de lá ir juntas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)