20/04/16

Donauwelle Torte








































E de Sweet World em Sweet World é impossível parar de explorar, conhecer, aprender, babar e, por vezes também, dar algumas cabeçadas na parede.
Já na 4ª edição, pretendíamos algo interessante (critério essencial e obrigatório!) relativamente simples e preferencialmente bem aliciante. 
Um bolo com grande impacto visual cujo nome significa "Ondas do Danúbio" pareceu-nos que cumpria muito bem os requisitos.
O bolo Donauwelle, de seu nome original Donauwelle Torte e de seu nome carinhoso Donald, diminutivo que adquiriu entre nós, mostrou-se perfeito para encaixar numa primavera indecisa e confusa que claramente necessita de uma boa dose de saborosa beleza para espevitar.

Trata-se de um conhecido bolo de origem alemã e austríaca, cujo significado do nome se deve ao efeito turbulento e ondulado que o marmoreado cria no seu interior, e ainda às ondas desenhadas no chocolate da cobertura, aludindo à natureza do rio Danúbio que atravessa os 2 países e é o segundo maior da europa.
Curiosamente apresenta um nome alternativo, Schneewittchenkuchen, que significa Bolo Branca de Neve, e se deve às suas cores. 

É um bolo bonito e elegante que desperta grande curiosidade, onde se destaca a mescla de sabores, cores e texturas.
Estruturalmente é composto por 3 camadas de execução, ainda que se possa considerar que apresenta 4 elementos: o bolo da base, que se divide em massa branca e massa de cacau, as cerejas, o creme de manteiga e o chocolate de cobertura que finaliza a composição. É baixo, montado e cozido em forma quadrada e servido em fatias do mesmo formato.

Longe de ser difícil, foi, contudo, um bolo que consciente e estupidamente sub-valorizei.   
Apresenta alguns passos que se fazem muito bem e não devem assustar ninguém, mas que me surpreenderam na fase da montagem.
Considero que o resultado final justifica completamente o trabalho que, repito, é relativo, mas que nos pode mostrar como às vezes o simples evidente rapidamente se transforma num simples descontrolado.
Amadora que sou, olhei para os elementos prontos e tudo me parecia encaixar perfeitamente: o bolo estava bem cozido, o creme tinha imensa firmeza, mesmo depois de batido, e trabalhar chocolate simples derretido não tinha nada que enganar. Mas não é que tinha?!
Ora, o creme mostrou-se pouco resistente ao corte e o chocolate ao ser aplicado começou a secar com tal rapidez (devido ao frio do creme!) que dificultou o espalhar e quase não me permitia fazer as ondas.
Optando por não o repetir, porque este projecto também passa por isto de mostrar que estamos aqui para aprender e melhorar, garanto que numa próxima terei todo o respeito pela iguaria a executar, no sentido de prestar mais atenção até aos pequenos pormenores, porque não gosto de resultados assim-assim.

Não sou fã de cerejas de calda, mas enquanto anfitriã do desafio, que se compromete a apresentar a proposta na sua condição mais original e basilar, naturalmente que as tinha de usar. E não é que no conjunto vão muito bem? Neste contexto, passei a gostar de cerejas em calda, que pontuam e conferem ainda mais vida a um bolinho que vale pela sua riqueza de sabores e mescla incrível de texturas. 

Pesquisei diversas receitas que acabei por adaptar chegando a esta, que mantém e respeita o essencial do bolo original. Por cá destaco este da Patrícia que me apaixonou assim que o vi e de onde trouxe a receita do creme. 

Se aceitam o desafio e se querem juntar a nós na execução de um bonito bolo Donauwelle, basta seguirem as seguintes regras:
  • Tem até ao dia 20 de Maio para nos apresentarem o vosso Donauwelle Torte, deixando aqui neste post o link da vossa participação;
  • Só participações enviadas até este dia serão consideradas; 
  • Neste mesmo dia, 20 de Maio, será publicado no blog da Lia o tema da próxima edição;
  • roud up desta 4ª edição será publicado aqui no blog no dia 25 de Maio.

E boas ondas. Sempre com toda a atenção!









































DONAUWELLE TORTE

Ingredientes
(12-15 quadrados)

|Bolo 
2 ovos grandes
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar
200 gr de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento
80 ml de leite
1 colher (sopa) de cacau
300 gr de cerejas em calda

|Pudim
250 ml de leite
100 gr de açúcar
1 colher (sobremesa) de extracto de baunilha
1 ovo + 1 gema
50 gr de amido de milho
100 gr de manteiga, à temperatura ambiente.

|Cobertura
80 gr de chocolate negro (70% de cacau)
40 gr de chocolate de leite

Preparação

Começar pelo creme que deve ser feito com antecedência.
Levar ao lume num tachinho, o leite com o açúcar e o extracto de baunilha até ferver, e colocar no mínimo.
Misturar muito bem os ovos com o amido de milho, até o amido estar totalmente desfeito. Adicionar duas colheres de sopa do leite quente e mexer rapidamente. De seguida acrescentar os ovos ao leite, mexendo sempre até que engrosse, com o lume sempre no mínimo. Retirar do lume e tapar com película aderente junto à superfície do creme. Deixar arrefecer completamente e conservar no frio.
Quando for para usar, bater bem o creme e ir juntando a manteiga aos poucos, batendo sempre, até ficar bem macio. 
Colocar as cerejas a escorrer durante 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar uma forma quadrada de 20x20 cm com manteiga e forrar com papel vegetal também untado. Reservar.
Bater a manteiga até ficar bem macia. Noutro recipiente bater os ovos com o açúcar até ficar fôfo e esbranquiçado. Juntar a manteiga e bater um pouco mais. Com a batedeira no mínimo, acrescentar o extracto de baunilha e a farinha misturada com o fermento, de forma alternada com o leite, até terminar.
Colocar 2/3 do preparado na forma e à restante massa juntar o cacau e uma colher de sopa de leite. Misturar bem e verter este preparado por cima do outro. Alisar a superfície.
Distribuir as cerejas por cima (se a massa estiver muito firme, pressiona-las ligeiramente para que entrem um pouco na massa e ajudem a criar o efeito de onda).
Levar ao forno cerca de 25 minutos até a massa estar bem firme e o palito sair seco. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Para iniciar a montagem, colocar o bolo novamente na forma e espalhar o creme de manteiga por cima até ao topo da forma. Levar ao frio 30-45 minutos.
Retirar do frio cerca de 1 hora antes de aplicar o chocolate. (nesta fase é essencial que o creme esteja à temperatura ambiente).
Para a cobertura levar a derreter os chocolates em banho maria. Quando estiver bem macio e uniforme deixar arrefecer ligeiramente e espalhar por cima do creme. Com um garfo, de forma suave, desenhar ondas no chocolate.
Servir.

Nota: Conservar no frio depois de pronto.
Nota_1: Esta receita foi adaptada, ao nível das quantidades, para uma forma de 20x20x5 cm. A altura da forma é essencial para se conseguir as camadas desejadas.
Nota_2: O creme deve estar à temperatura ambiente quando se espalhar o chocolate por cima, para que este não seque rapidamente e dificulte ou até impossibilite o barramento e o desenho ondulado.






30 comentários:

  1. Não conhecia este bolo, achei-o maravilhoso.
    Apetece mesmo provar.

    ResponderEliminar
  2. É mesmo tentador esse bolo! Desta vez ainda vou ter de resistir! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia este bolo mas adorei conhecer o bolo e a sua história! :) Também não sou muito fã de cerejas em calda mas não resistiria a uma fatia deste lindo e apetitoso bolo. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. não conhecia..mas adorava conhecer...devorava logo esse bolo que aspeto magnifico.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ser um bolo cujo aspecto - e o teu está muito bonito, acredita!! - eu acho divinal e verdadeiramente tentador, das poucas vezes que o comi não gostei. Acho que é mesmo pr causa das cerejas, não gosto de cereja em calda e nem aqui passei a gostar.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. já conhecia o da Patrícia, mas o teu não se ficou nada atrás!
    queria agora mesmo uma fatia :p
    hehe
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Acreditas que tenho este bolo em lista de espera desde que o vi no blog da Patricía? Mas depois vão surgindo outros e vamos-nos esquecendo dos mais antigos. Ainda bem que resolveste escolher este agora, assim vou poder pôr em prática este que acho que vou gostar. Embora não goste de cerejas em calda, adoro comer as que estão nos mon-chéri, por isso, o meu gosto é subjectivo :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Que bolo tão bonito! Gostava muito de o experimentar. Vamos lá a ver como vai ficar. O teu está lindo!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana,

    oh que lindo está o teu bolinho.
    Já comi numa pastelaria este bolo mas não gostei muito pareceu-me uma massa de bolo pão de ló e achei que era seco, mas não há nada como docinhos caseiros.
    POis eu adoro cerejas em calda :)
    Tem um ar tão bom, e parece ser fresquinho :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Boa Noite Antónia,

      São 50 gr.
      Lapso de edição. Já corrigi. :)

      Eliminar
  11. Um bolo 5 estrelas. Tem um aspecto de comer e chorar por mais. Adorei!! :)
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Mas que bela ideia para o Sweet World Susana! Já conhecia este bolo, vi-o pela primeira vez no blog da Patrícia e desde aí que fiquei com vontade de experimentar. Agor que vejo o teu, a vontade cresceu e vou fazer tudo para conseguir participar nesta edição, ai vou, vou. As tuas camadas ficaram perfeitas, gosto do efeito criado pelas cerejas. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Que bolo maravilhoso!!! já estou em pulgas para experimentar! já tinha visto esta receita, mas as cerejas em calda, colocaram-no para o fim da lista, agora já tenho uma desculpa!!!! bjs

    ResponderEliminar
  14. Mais uma maravilhosa tentação que não vou resistir em experimentar, Susaninha!!
    Vai ser muito dificil superar a beleza do teu,
    Beijinhos
    Paula g.

    ResponderEliminar
  15. Minha polenteira preferida,
    Adoro o teu Donaldinho e embora nunca o tenha provado, feito ou passado ao lado dele, nem o conhecia até tu me falares dele e no da patrícia. Já pesquisei muito sobre ele nestes dias e vamos lá ver como corre...
    Adorei o teu e acho que as tuas inseguranças, neste caso, não têm fundamento, pois está lindo e perfeito como os demais que por aí vi.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  16. Olá Susana: deixo aqui a minha participação.
    http://pratacasas.blogspot.pt/2016/04/donauwelle-torte.html
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Márcia! Sempre presente e cheia de entusiasmo. Muito Obrigada mais uma vez!
      Já vou espreitar. ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  17. Fillhhaaa!!!
    Aqui fica o meu Donaldinho, para depois não vires dizer "...e coiso e tal...", lol!!

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/05/donauwelle-cake-bolo-ondas-do-danubio.html

    Beijinhos polenteira mais linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  18. Olá Susana, deixo aqui a minha participação. Demorou mas chegou e ao contrário do que esperava, gostei bastante deste bolo para desgraça minha :) http://gulosoqb.blogspot.pt/2016/05/donauwelle-torte.html
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  19. TARAM!!!! Susana lá consegui e dentro do prazo ;) https://anasbageri.com/2016/05/18/bolo-donauwelle-e-uma-semana-para-esquecer/
    Um grande beijinho e obrigada por mais este desafio

    ResponderEliminar
  20. Olá Susaninha!
    Aqui fica a minha participação.
    Tal como já esperava, um verdadeira delicia, um bolo que se destaca pela mistura de sabores e texturas. Adorei ;)
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/05/donauwelle-torte.html
    Beijinhos e que venha o próximo desafio,
    Paula G.

    ResponderEliminar
  21. Cá está o meu bolinho Susaninha mas com poucas ondas!De qualquer forma adorei o resultado! :D
    Um beijinho,
    Carla Oliveira
    http://www.tartedelimao.com/#!Bolo-Donauwellen/c1sbz/573b8b740cf2326e66445825

    ResponderEliminar
  22. Olá Susana! :)

    Aqui fica a minha participação em mais um Sweet World. Mais uma vez adorei, gostei muito deste Donauwelle (acabei de comer a última fatia como sobremesa!)

    https://cookiesandfriends.wordpress.com/2016/05/19/donauwelle-um-bolo-marmore-com-cerejas-e-creme-de-manteiga-alemao/

    beijinho,
    Ana Fernandes

    ResponderEliminar
  23. Olá Susaninha!!
    Aqui fica a minha participação, bem no final do prazo, à boa portuguesa...

    http://intrusanacozinha.blogspot.pt/2016/05/donauwelle-torte-bolo-ondas-do-danubio.html

    Desta vez consegui! yehhh

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Cá está a minha participação :) beijinho
    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2016/05/bolo-donauwellen.html

    ResponderEliminar
  25. Olá Susana querida,

    eu é sempre no fim, mas aqui fica o meu bolinho, e que coisa boa, valeu bem a pena é simplesmente delicioso.

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/2016/05/bolo-donauwellen.html

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  26. Boa noite Susaninha

    Pronto... tristinha com o resultado, mas nem por isso desistente (esteve quase)! Ainda bem que há uma Lia incentivadora ;-)
    Aqui está o meu Donauwelle, versão sem ondas :-)

    http://dbiscoito.blogspot.pt/2016/05/donauwelle-tart-e-de-vez-em-quando.html

    Beijinhos, linda
    Cláudia

    ResponderEliminar
  27. Querida Susana. Aqui envio o meu presente. Tarde mas veio.Amanhã falo. Beijinho

    http://saberescomsabores.blogspot.pt/2016/05/donauwelle-cake-bolo-ondas-do-danubio.html

    ResponderEliminar
  28. Querida Susana,
    Parabéns pela escolha desta delícia que encantou a quem teve o privilégio de provar. E agradeço as palavras carinhosas que me fizeram emocionar, mas o teu ficou com um aspeto muito tentador.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)