12/11/15

Pavlova de Abóbora, Laranja e Noz para o 2º Aniversário









































Chegou o 2º Aniversário do blog! Consigo trás uma proposta cheia de vida, luz e cor.
É incrível perceber como algo impensável para mim até há 2 anos, dá agora forma a uma parte tão boa, positiva e relaxante dos meus dias. 
O tempo que nos "rouba", impedindo-nos de fazer outras coisas que a vida nos impõe, é compensado por todo o entusiasmo e boa energia, enfim, por toda a realização pessoal que dele obtemos. 
 
Do post de parabéns do ano passado, recordo e reforço a aprendizagem e a constante vontade de fazer mais e melhor, como maiores consequências da decisão de o criar. A juntar às pessoas que fui e vou conhecendo, seja virtual ou pessoalmente, constituem, sem dúvida, o melhor que este cantinho me dá.

As receitas e inspirações surgem de todo o lado. Dos livros que chegam, do Pintrest que vicia, das conversas com outros apaixonados por este delicioso tema, dos blogs vizinhos sempre tão estimulantes. A sua leitura e absoluta absorção é imediata. A vontade de as por em prática é gigante.
Ainda que o tempo nos obrigue a definir prioridades, enquanto esta curiosidade e sede de fazer mais e melhor continuarem, acredito que siga no bom caminho. E é só isso que lhe desejo, um excelente e produtivo percurso.
A este pedacinho de mim, este ano presenteado com um lindo Cake Stand da Patrícia, prometo continuar a alimenta-lo com a dedicação e carinho que merece, fazendo os possíveis para que consiga crescer e evoluir de forma construtiva e interessante.

Declaração de amor feita, resta dizer que a Pavlova de comemoração ficou brutal! Bem intensa, com sabores da época e repleta de texturas e contrastes. 
Nada saudável e cheia de exageros como se espera de um bom dia de festa.

A vocês, Muito Obrigada por estarem ai.
 

 

PAVLOVA DE ABÓBORA, LARANJA E NOZ

Ingredientes
(8-10 pessoas)

|Merengue/Base
5 claras
200 gr de açúcar
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 colher (sopa) de amido de milho

|Curd de Laranja e Abóbora
3 ovos
1 gema
100 gr de açúcar
80 ml de sumo de laranja
100 gr de puré de abóbora (usei hokkaido)
1 colher (café) de canela
50 gr de manteiga

|Chantilly
200 ml de natas para bater
40 gr de açúcar em pó
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha

|Caramelo de noz
2 colheres de sopa de noz, grosseiramente partida
3/4 de chávena (chá) de açúcar
1/2 de chávena (chá) de água

|Decoração
Noz, grosseiramente partido
Sementes de Abóbora, tostadas
Hortelã fresca

Preparação

Começar por fazer o curd (com pelo menos com 1-2 dia de antecedência).
Levar ao lume, em banho maria, os ovos bem misturados com o açúcar e o sumo de laranja. Mexer sempre para não ganhar grumos, até engrossar. Demora cerca de 10 minutos. 
Retirar do lume e incorporar o puré de abóbora misturado com a canela, mexendo bem até ficar totalmente envolvido. De seguida acrescentar a manteiga cortada em pedaços e voltar a mexer até estar derretida e perfeitamente envolvida no creme.
Colocar em frascos esterilizados, fechar bem e deixar arrefecer com a tampa virada para baixo. Refrigerar. Dura cerca de 15 dias no frigorífico.
Para a pavlova: Pré-aquecer o forno a 150ºC. Colocar uma folha de papel vegetal e desenhar um círculo com cerca de 20 cm de diâmetro. Reservar.
Bater as claras em castelo firme. Juntar de seguida o açúcar aos poucos, duas colheres de cada vez, até estar bem incorporado. De seguida adicionar o vinagre, envolver, e por fim o amido de milho.
Espalhar o preparado dentro do círculo desenhado, e moldar a gosto com uma espátula ou colher. Ter atenção para deixar o centro um pouco mais baixo que os limites exteriores.
Colocar no forno e passado 15 minutos reduzir a temperatura para 140ºC. Deixar cozer durante 1 hora, não abrindo nunca a porta do forno. Ao fim deste tempo desliga-lo e deixar a pavlova lá dentro até arrefecer completamente. (frequentemente deixo de um dia para o outro).
Preparar o chantilly, batendo as natas até estarem bem firmes. Acrescentar o açúcar em pó e a baunilha e bater até estarem incorporados. Levar ao frigorífico até à hora da montagem.
Preparar o caramelo, levando o açúcar ao lume num tachinho, juntamente com a água. Deixar ferver até fazer ponto de caramelo. Espalhar os pedaços de nozes, grosseiramente picados, numa pedra/balcão de granito e verter o caramelo por cima. Deixar enrijecer e secar completamente, e com delicadeza, descolar da bancada com  a ajuda de uma faca fina.
 
Montagem: Descolar delicadamente o merengue do papel vegetal e coloca-lo no prato de servir. Espalhar por cima as natas/chantilly. Distribuir o curd por cima do chantilly, acentuando no limite exterior de forma a que escorra pelo merengue. Partir o caramelo de noz a gosto e espalhar por cima das natas. Salpicar com as sementes de abóbora, noz partida e mais uns pingos de curd, a gosto. Finalizar decorando com folhinhas de hortelã fresca.
Manter no frio.
 
 

31 comentários:

  1. primeiro que tudo muitos parabens e que venham muitos mais anos de fabulosos receitas como essa que nos presenteias, esse pavlova ficou bem alta e fabulosa mesmo como eu gosto, magnifica e cheia de sabor.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada!
      Também pela presença assídua por aqui :)

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Ai mulher! Essa pavlova é das mais bonitas, elegantes e perfeitas que vi nos últimos tempos! O que eu gosto deste teu cantinho! Sempre cheio de coisas lindas e boas! Tem só 2 anos?! Olha, parece que o conheço há uma eternidade! Espero que esses 2 se multipliquem por muitos, muitos 2! Bem, isto para a comemoração ser perfeita só faltava mesmo podermos saborear uma fatia (generosa) dessa pavlova! Isso é que não dá, mas não faz mal! Estou completamente regalada só de olhar para ela! Muitos parabéns! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Elisabete, obrigadíssima! :)
      Evito fazer Pavlovas porque são uma desgraça por cá... Nós perdemos a cabeça com isto!
      Gostei imenso desta, tanto pelos sabores como pelo efeito visual.
      Obrigada pela tua presença por cá e palavras sempre simpáticas :)

      Bjinhos grandess

      Eliminar
  3. Opaaaaah! AMOOOO essa pavlova! O aspecto, os sabores, o estilo! Que soberba! :D
    Parabéns querida! Ter um blog é uma verdadeira lição de partilha, de amor, de dedicação! E bem sei que és dotada de todas estas qualidades!
    Que venham mais anos de blog, de gastronomia, de TI!
    Um beijo, um abraço apertado! <3 e sou muitoooooo tu fã! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Vânia, tens noção de que Eu é que sou TUA fã? Certo?! :)
      Já sabes disso, de como adoro o que fazes e da inspiração que desde há muito és para mim. ;)
      Muito Obrigada pelas tuas tão queridas palavras.

      Bjinhos grandess

      Eliminar
  4. Antes de mais parabéns e que venham muitos mais.
    Pavlova é da poucas coisas que nunca consegui fazer, a tua ficou divina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada, São! :)
      As pavlovas parecem simples mas confesso que nem sempre saem como queremos, Já me aconteceu isso algumas vezes! Mas não acredito que não consigas, fazes coisas tão boas e bonitas :)

      Bjinhoss

      Eliminar
  5. Amiga,
    Não consegui ser a primeira a visitar este cantinho e a desejar te muitos parabéns por estes 2 anos. Mas como não poderia faltar cá estou. Revejo me em cada palavra escrita neste lindo post. Ter um blogue e querer que ele esteja em constante evolução torna-se exigente. Leva-nos minutos (muitos minutos) preciosos. Abdicamos de muitas coisa, as prioridades são outras. Mas também nos traz muitas coisas boas. Uma aprendizagem constante, o reforço de paixões, ideias que vão surgindo, novas descobertas e acima de tudo pessoas que do outro lado que nos seguem, nos mimam, nos apoiam e dão força para continuar o nosso trabalho. Partilhar os nossos gosto, as nossas paixões nunca deixando de ser nós próprios e sempre com um toque pessoal é o que se valoriza cada vez mais e que nos diferencia. Ao olhar esta pavlova que está divinal de aspeto e acredito que dee sabor ainda esteja melhor, consigo ver o teu cunho pessoal, na abóbora que adoras, nas cores e sabores de outono, nas nozes e nos frutos secos que amas de paixão. Nisso temos gostos muito idênticos.
    Ainda bem que crias-te o blogue e que o manténs cada vez mais com qualidade e imenso gosto. Agradeço por isso, porque assim hoje posso dizer que é com uma enorme admiração e gosto que tens um lugarzito no meu coração. <3
    Testamentos à parte, continua assim <3 <3.
    Beijinho enormeeeee com sabor a pavlova ;)

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aninha, amiga, o que dizer perante estas tuas palavras cheias de carinho? :)
      Sabes que gosto muito de ti, que partilhamos imenso a mesma forma de estar por cá, os mesmo gostos, as mesmas dúvidas, a mesma sede de aprender e melhorar... as mesmas paixões e aspirações. Dai apreciarmos tanto a companhia uma da outra, certamente! ;)
      Muitos Obrigada pelo teu carinho e por teres sido a causadora desta nossa amizade, que já não é só virtual, e ainda bem <3

      Bjinhos grandessss

      Eliminar
  6. Parabéns pelo blog lindo que tens!
    E essa pavlova ficou espetacular!
    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que pavlova linda! Digna de uma data tão importante :)
    Muitos parabéns pelo aniversário deste teu cantinho!
    Nem sempre comento, mas sou visitante assídua e delicio-me com as tuas combinações (algumas delas improvováveis e é isso que gosto nas tuas receitas) e as tuas fotos!
    Continua o bom trabalho!
    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ana, Muito Obrigada!
      Fico mesmo feliz com esse feedback :) E espero que venhas sempre espreitar ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  8. Querida Susana,
    Parabéns pelo aniversário deste teu espaço que adoro e com o qual me identifico muito.
    Se há pessoas com quem sempre simpatizei e me identifiquei na blogosfera, uma dessas pessoas és tu sem a menos dúvida e embora não te conheça pessoalmente (o que havemos de resolver...), sinto por ti uma amizade e empatia enormes, pois admiro muito o teu trabalho culinário, a tua postura virtual e a pessoa que, tenho a certeza, és, ou seja, uma excelente pessoa!
    A tua pavlova está brutalmente linda, com uma textura absolutamente PERFEITA (e bem sabes que eu sei de pavlovas, lol) e com esse curd magnífico e outonal que já me deixou a sonhar com ele.
    Muitos parabéns linda e fica por cá muitos mais anos.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada, querida Lia :)
      Sim, desde o início que nos aproximamos e se gerou grande empatia entre nós. Desde o início que por cá passas e deixas sempre uma palavra de carinho que tanto aprecio :)
      E desde o início que aprendo contigo, e continuarei a aprender, cheira-me :D
      Se tu dizes que a Pavlova ficou bem, mais ninguém pode dizer o contrário :D :D
      Gosto muito de ti!

      Bjinhos grandesss

      Eliminar
  9. Que pavlova linda, tem um aspecto mesmo uau!
    Muitos parabéns por estes 2 anos .)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Marisa! :)
      Esta calhou bem, pois com as pavlovas nunca é certo.

      Bjinhoss

      Eliminar
  10. Parabéns Susana! Somos uns sortudos por manteres te poder visitar e ver estas maravilhas... Está simplesmente divina esta pavlova!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Mraº. João, Muito Obrigada! :)
      És uma querida!

      Bjinhos

      Eliminar
  11. Muitos parabéns e essa pavlova ficou linda!

    ResponderEliminar
  12. uauuuuuuuu olha esta tao lindo.. fiquei vidrada
    parabéns pelo blog e pelos 2 anos.. e que venham muitos mais ..
    beijinho grande.. muito sucesso
    www.home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo blog, não o conhecia até dar de caras com esta pavlova e fiquei rendida à beleza e conjugação de sabores presentes nela :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh então a Pavlova já fez uma boa ação, traze-la a este cantinho! Espero que goste!
      Muito Obrigada :)

      Bjinhos

      Eliminar
  14. E nós agradecemos as tuas partilhas sempre tão boas como esta!
    Muitos parabéns Susana! Pelos dois anos de blog e pelas receitas lindas que trazes sempre, por seres como és, uma pessoa linda!
    Esta pavlova arrasou com tudo!!
    Deve ser a pavlova mais linda que vi nos últimos tempos, e esse curd é algo que me deixou já com a gula aos saltos.
    Doce e perfeita, um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada, doce Inês! :)
      Que exagero, a Pavlova é certamente mais linda do que eu :D :D
      Obrigada tu, por seres uma inspiração e por estares sempre disponivel para ajudar ;)

      Bjinhos grandes

      Eliminar
  15. Estou aqui praticamente a babar-me! Que aspecto divinal, perfeita :)
    Bem Susana, a minha Segunda feita melhorou depois de ver ao pormenor a tua pavlova :)
    Beijinhos
    Cláudia
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)