16/11/15

Bolo de Polenta com Abóbora e Queijo de Cabra




O queijo. Tantas vezes o queijo. Sempre o queijo!
Porque sou assumidamente apaixonada por este ingrediente, para mim dos deuses, a parceria com a marca Merci Chef mostrou-se mais que perfeita, levando-me a pensar em propostas diferentes que pudessem incluir e valorizar os seus produtos.
Por cá as gamas da marca vão desde os Camemberts com sabores, de Mistura de Pimenta ou Cogumelos, aos Queijos de Cabra, que se dividem entre o Light, o Sainte-Maure e o Soignon Bûche, e podem ser adquiridos nos hipermercados Continente e Jumbo. 

Pretendendo fugir um pouco da entradinha, em forma de canapé ou bruscheta, procurei uma solução que incluísse este lacticínio de um modo mais envolvido e reconfortante.
Sendo o chévre um queijo naturalmente intenso, a ideia de o juntar à leveza e textura da polenta resultou impecavelmente. O toque doce da abóbora assada e os restantes elementos que lhe conferem textura, constituíram o remate perfeito destes bolinhos bem diferentes.

É um facto que as cores outonais aqui se manifestam qb, mas é também verdade que, dada a sua leveza e versatilidade, estes bolos se enquadram bem em qualquer dia do ano. Basta manter este sublime recheio de um bom queijo de cabra e substituir a abóbora por outro legume a gosto. 

Não deixem de experimentar!



 
BOLO DE POLENTA COM ABÓBORA E QUEIJO DE CABRA

Ingredientes
(8-10 fatias)

1 gema
2 claras
120 ml de leite
75 ml de óleo de girassol
100 gr de polenta
60 gr de farinha
1 colher (café) de fermento
Sal
Pimenta
Orégãos secos
10-12 fatias pequenas de abóbora manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho, grande
1 folha de louro
Mistura de especiarias marroquina
1 queijo de cabra Sainte-Maure da Merci Chef
4-5 folhas de manjericão fresco
1 colher (sopa) de sementes de abóbora
1 colher (café) de sementes de sésamo preto

Preparação
 
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Untar com manteiga e polvilhar com polenta uma forma grande ou formas individuais, próprias para ir ao forno. Reservar.
Começar por assar a abóbora, retirando a casca e cortando-a em fatias médias e não muito grossas. Dispô-la numa travessa de ir ao forno. Num pequeno recipiente juntar o azeite, o alho esmagado, a folha de louro partida, sal e uma pitada de mistura de especiarias marroquina. Mexer bem e verter o molho sobre a abóbora. Levar ao forno cerca de 7-8 minutos, até a abóbora assar ligeiramente (não deixar que asse demasiado). Retirar do forno e reservar.
Para a massa do bolo começar por juntar a gema, o ovo, o leite, o óleo, o sal, a pimenta e os orégãos e bater um pouco até ficar tudo bem envolvido. Levar o preparado ao frigorífico cerca de 30 minutos para hidratar bem a polenta.
Entretanto bater as claras em castelo. Passado o tempo indicado retirar a massa do frio e juntar as claras, envolvendo delicadamente com uma espátula.
Verter metade do preparado na forma, cortar fatias grossas de queijo de cabra, parti-las ao meio e espalhar sobre a massa, vertendo de seguida a restante massa por cima do queijo.
Distribuir o manjericão grosseiramente partido e as fatias de abóbora por cima, a gosto. Polvilhar com sementes de abóbora e sementes de sésamo.
Reduzir a temperatura do forno para 180ºC e levar os bolos a cozer cerca de 25-30 minutos, até a massa estar firme, douradinha e cozida quando verificada com um palito.
Retirar do forno, deixar arrefecer e servir.


 

7 comentários:

  1. Um bolinho desses para o lanche ou para um piquenique é perfeito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma fatia, uma salada e meia dúzia de dedos de conversa sff! :)
    Adoro polenta, adoro abóbora, adoro queijo! Não tenho como não adorar este prato! :D
    Beijo gigante

    ResponderEliminar
  3. Tão original! Têm um aspecto delicioso...nunca comi nada com polenta, mas deve ser muito bom!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Susana,
    Pois ainda bem que a tua imaginação é tão fértil que vai além da "bruschetta", que eu adoro por sinal, mas... já não se aguenta!!!
    Adoro este teu bolo com cores outonais e sim, honraste o queijo de cabra e fizeste brilhar todos os outros ingredientes outonais utilizados.
    Um beijinho meu doce,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Uauuuuu ficou super giro.
    @home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
  6. Quem pode ficar indiferente a esta receita. Eu não certamente. Amo de paixão todo o tipo de queijo e adoro tudo o que leva queijo. Este bolo que só podia ser de polenta com o queijo de cabra, o seu sabor mais forte e a cremosidade faz desta receita uma maravilha. Já marquei para num próximo almoço de familia estar presenta na mesa.

    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)