A proposta de hoje combina dois aspetos essenciais à nossa feliz existência. Enquadram-se naqueles parâmetros que normalmente estabelecemos como principais e fundamentais na nossa vida.
Falo da saúde e do prazer. A saúde, que se quer sempre boa, a melhor possível, pois sem ela nada feito. E o prazer que nos preenche a alma e sem ele nada fazia sentido.
"E tanta conversa para chegar a uma feijoada?", pensarão. A realidade é que este prato surge porque o meu organismo sempre acusou carência de ferro e, nas fases em que preciso de andar mais atenta a esse aspecto, tento insistir em pratos que me forneçam os nutrientes em falta, mas que em simultâneo me deem prazer, tanto a executar como a saborear.
Como cada vez mais aprecio consumir alimentos de origem vegetal em detrimento dos de origem animal, já há uns anos que a couve galega, o espinafre, o agrião ou as várias leguminosas se sobrepuseram à carne vermelha mal passada (que continuo a adorar mas cada vez consumo menos) ou ao fígado e demais miúdos, por exemplo.
É sabido que para potenciar a absorção de ferro presente nos legumes se deve consumir alimentos ricos em Vitamina C, em simultâneo. Portanto depois desta bela tijela o ideal é acabar a refeição com uns kiwis docinhos, ou mesmo acompanha-la com um sumo de laranja.
Assim como é aconselhável inibir o consumo de produtos ricos em cálcio, pois dificultam a absorção deste mineral.
Como em quase tudo, o ideal é mesmo o equilíbrio que deve ser encontrado sempre. Posto isto, concluo que o melhor é agarrar numa taça destas, cheia de saúdinha da boa e muito sabor, e nem pensar muito mais.
Como em quase tudo, o ideal é mesmo o equilíbrio que deve ser encontrado sempre. Posto isto, concluo que o melhor é agarrar numa taça destas, cheia de saúdinha da boa e muito sabor, e nem pensar muito mais.
FEIJOADA DE LEGUMES COM COENTROS E PINHÕES
Ingredientes
(3-4 pessoas)
2 dentes de alho
1 cebola
1 alho francês
1 curgete média
200 gr de abóbora
100 gr de espinafre
100 gr de espinafre
300 gr (1 lata grande) de feijão preto cozido
60 gr (1 molhinho) de coentros frescos
2 folhas de louro
Azeite
Sal
1/2 copo de caldo de legumes ou água
1/2 copo de caldo de legumes ou água
1 colher (café) de sementes de cominhos
1 boa pitada de pimenta
1 boa pitada de açafrão
1/2 colher (café) de gengibre
3 colheres (sopa) de pinhões tostados
3 colheres (sopa) de pinhões tostados
Croutons ou pão duro para tostar
Preparação
Começar por preparar os legumes. Picar a cebola, cortar o alho francês em rodelas, cortar a curgete (mantendo a pele) e a abóbora em cubos pequenos e o espinafre em tiras finas. Reservar.
Numa frigideira antiaderente levar um fio de azeite a aquecer. Acrescentar a cebola, o alho francês e as folhas de louro partidas ao meio. Deixar começar a libertar sucos e acrescentar o alho esmagado e as sementes de cominhos, mexendo sempre.
Quando a cebola e o alho francês estiverem ligeiramente amolecidos, cerca de 3-4 minutos, acrescentar a curgete, a abóbora e os coentros (reservando um pouco para picar no fim). Temperar com sal, pimenta, gengibre, açafrão e cominhos e deixar refogar 2-3 minutos.
Adicionar de seguida o feijão e o caldo de legumes ou água. Acrescentar os espinafres e deixar cozinhar até os legumes estarem devidamente cozidos sem que de desfaçam demais. Se necessário acrescentar mais um pouco de caldo de legumes ou água.
Voltar a retificar temperos e retirar do lume.
Servir com croutons, pinhões tostados e coentros grosseiramente picados.
Nota: Em alternativa aos coentros temos a salsa, muito rica em ferro, e que reúne maior unanimidade de gostos.
Merhabalar, çok güzel ve lezzetli olmuş. Ellerinize sağlık.
ResponderEliminarSaygılar.
Merhaba , mükemmel bir yemeğidir
EliminarZiyaret ettiğiniz için teşekkür ederiz
Bjinhos
Que aspecto tão bom, tão delicado! Não conhecia feijoada de legumes, mas gostei imenso desta sugestão!
ResponderEliminarwww.sotaodaverdinha.blogspot.com
É tão bom podemos reinterpretar pratos tão tradicionais de uma forma mais saudável :)
EliminarNada como experimentar, Natacha.
Bjinhos
Ora aqui está uma excelente feijoada para mim... ainda que note que o feijão se torna um pouco pesado para o meu organismo. Mas que adoro, lá isso adoro :)
ResponderEliminarPois Susana, por vezes essa sensação também passa por aqui. Mas o feijão além de ser ótimo para o nosso organismo ainda é delicioso :)
EliminarFica difícil resistir a um tacinha desta.
Bjinhos
Hoje gosto muito de feijoada mas em miúda detestava! Comecei a gostar quando fui para o secundário! Mas em casa continuava a não gostar! Quando me casei fui "obrigada" a fazer e não é que adorei! Agora de vez em quando até me dá saudades e lá vou eu fazer! Essa é bem mais light que a minha, tenho de experimentar! Beijinhos
ResponderEliminarPois eu adooooro feijoada, Elisabete! E de todo o tipo, é mesmo uma perdição.
EliminarEsta bem mais leve é uma delicia!
Bjinhos
Susaninha querida,
ResponderEliminarEu adoro feijoada e concordo contigo no aliar a saúde ao prazer e sendo eu uma carnívora inveterada, adoro refeições vegetarianas e acredita que esta tua feijoada me enche as medidas completamente, mesmo sendo vegetariana!
Um beijinho,
Lia
Entendo-te perfeitamente, Lia.
EliminarCada vez gosto mais de pratos sem carne ou peixe, e dá-me um gozo enorme comer coisinhas maravilhosas destas.
Tenho é um problema grave com os enchidos, mais do que com a carne até... :/
Bjinhos