01/02/15

Abóbora com Grão à Siciliana





Não sou Vegetariana nem Vegana, e em tempos não sabia distinguir os dois conceitos. É um facto que terão a mesma génese, contudo, também tem dimensões distintas, apesar de ainda, e tantas vezes, serem confundidos.
 
Enquanto o Vegetarianismo se trata de um regime alimentar, onde se suprime o consumo de alimentos de origem animal, normalmente a proteína, como a carne e o peixe, e por vezes também os ovos e produtos láteos, o Veganismo é um modo de vida, que tem como principal objectivo o respeito pela natureza animal em todas as suas formas. No consumo alimentar, ambiente, vestuário, higiéne pessoal, estéctica, etc., tudo que na sua produção inclua exploração animal é rejeitado.
No fundo, entendo que se adopta uma alimentação vegetariana e um modo de vida vegano.

Sinceramente não me consigo imaginar a adoptar um estilo de vida assente nestas bases, ainda que a admire imenso quem é capaz de o fazer com total entrega, e não sinto, nem de longe nem de perto, que esteja mais próxima delas apenas porque cada vez consumo menos alimentos de origem animal.
Desde há alguns anos que, através do meu pai, os pratos mais alternativos, no sentido de não possuirem a tradicional proteína animal, surgiram na minha alimentação. Assim como o gosto por explora-los.  

Os temas do desafio "Dia 1... Na Cozinha" são sempre interessantes, mas assumo que este, Prato Vegetariano, foi dos que mais gostei.

Para a presente edição escolhi esta receita do Jamie Oliver, que ficou marcada assim que desfolhei o livro pela 1ª vez. A intensidade das cores e a combinação de sabores retiveram-me naquela página, como em tantas outras deste livro, aliás.
Queria usufruir dos sabores e contrastes em pleno, pelo que, não alterei nada à receita original e reduzi apenas um pouco a quantidade de malagueta. Só posso dizer que me soube particularmente bem a conjugação da canela com o picante, assim como o doce das passas com o salgado da azeitona. Intensidade será o termo que melhor carateriza este prato.

É uma sugestão repleta de sabor e muitos contrastes, super viva e encorpada, onde efectivamente, a proteína animal não acrescentaria absolutamente nada.  
Espero que as fotos consigam falar por si, pois por cá será para repetir, várias vezes!








































ABÓBORA COM GRÃO À SICILIANA
(Receita do livro "Poupe com Jamie", de Jamie OLiver)

Ingredientes
(4 pessoas)

1 abóbora manteiga (cerca de 1,5 Kg)
2 cebolas
Azeite
1/2 molho de coentros
40 gr de passas
1 colher (chá) canela em pó
1 malagueta seca esmagada
50 gr de azeitona sortida, com caroço
400 gr de tomate em pedaços
400 gr de grão de bico cozido
caldo de legumes (de preferência caseiro)
1 chávena de cuscuz (300 gr)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190º.
Descascar a abóbora, parti-la ao meio, retirar as pevides e cortar a polpa em pedaços de 2-3cm. Reservar as pevides e as cascas.
Colocar os pedaços de abóbora numa assadeira, regar com azeite, temperar com sal e pimenta e levar ao forno, cerca de 30-35 minutos, até estar assada mas firme.
Descascar a cebola e pica-la grosseiramente. Coloca-la num tachinho com um fio generoso de azeite e levar a refogar em lume brando.
Adicionar os coentros picados, as passas, grande parte da canela e a malagueta. Tapar e deixar cozinhar, em lume brando, cerca de 15-20 minutos. Mexer de vez em quando e se necessário acrescentar um pouco de água.  
Colocar a abóbora assada no tacho. Retirar os caroços à azeitona e acrescentar ao tacho, juntamente com o tomate e o grão. Temperar com um pouco de sal.
Adicionar cerca de 5 dl de caldo de legumes ao tacho. Deixar cozinhar, destapado, em lume médio, por cerca de 30 minutos, até estar espesso e saboroso. 
Entretanto, distribuir as pevides e uma parte das cascas pelo tabuleiro onde assou abóbora, colocar o resto da canela por cima e uma pitada de sal e levar ao forno cerca de 10 minutos, até estarem douradinhas e estaladiças.
Cerca de 15 minutos antes do guisado estar pronto, colocar o cuscuz numa tijela, cobrir com água a ferver e tapar com um prato e deixar absorver cerca de 10 minutos.
De seguida mexer os cuscuz para soltar os grãos, temperar com um pouco de sal fino e sumo de laranja e dispor na travessa ou parto de servir.
Colocar os legumes por cima e decorar com pevides de abóbora e algumas cascas assadas e coentros.

Sugestões: Não usei mas fica a dica de acompanhar com um pouco de iogurte natural. 
Se apreciarem o efeito visual, também fica muito bem servido no pão.


  





































Fonte:

http://www.wook.pt/ficha/poupe-com-jamie/a/id/15104988?a_aid=54775e8533ab4


13 comentários:

  1. Olá Susana!
    Adorei a sugestão, também eu já fiquei de olho nesta receita do Jamie Oliver :) Fotos magníficas, com uma excelente composição e as cores fantásticas!
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  2. Costumo usar abobora apenas na sopa mas acho que ia adorar a tua sugestão,esta uma verdadeira delicia
    bj

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso,adorei, adorei! O prato deve ser super delicioso e as fotos estão lindas! Dá vontade de começar já a comer...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei a sugestão, simplesmente porque adoro abóbora e grão, embora nunca tenha feito nada parecido.
    Estou numa fase de mudança alimentar, por isso este pratinho será um dos que vou experimentar.
    Adorei as cores e os sabores e tens razão, é realmente um prato pleno de sabores e contrastes onde o termo intensidade assenta lindamente.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Mais uma sugestão maravilhosa, adorei

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Susana, venho a salivar desde o Facebook até aqui e motivos não me faltam para isso. O nome só por si já é suficientemente sugestivo e apela aos sentidos. Agora as imagens, ahhh elas falam e muito. Deixa que te diga que este prato tem um aspecto para lá de delicioso, digno de ser servido em qualquer restaurante do Jamie. Ele é um senhor e sabe bem o que faz. Adorei a tua sugestão. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha!
    Esse livro tem receitas tão boas!
    Adorei esta tua! Está com um aspecto simplesmente divinal :)
    Gosto tanto de grão e de abóbora!
    As fotos estão lindas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Abobora e grão deve ter ficado divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/dia-um-na-cozinha-e-uma-refeicao.html

    ResponderEliminar
  9. Adorei, abobora e grão que eu gosto tanto!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Susana... que hei-de eu dizer. Isto não se faz!! Como é possível colocares coisas destas deliciosas e tão apetitosas. Agora a sério, gostei tanto, mas tanto deste teu pratinho. Um prato de um grande senhor da cozinha feito por uma magnifica cozinheira :)
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Os ingredientes deste prato fazem-me viajar a um imaginário de sabores e aromas. A próxima abóbora manteiga que comprar já tem destino marcado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Susana,
    esta reecita tenho-a marcada para fazer desde que comprei o livro.
    às vezes preciso de ver alguém a fazer para ainda ficar com mais vontade!
    é uma receita que me enche as medidas, não sou vegetariana, mas adoro este tipo de refeição, cheia de sabores e em que não faz falta a carne!
    Um beijinho minha linda.

    ResponderEliminar
  13. Adorei esta tua sugestão Susana! Fantástica escolha, como sempre ;)
    Não sou fã de abóbora, mas já me estou a imaginar a reproduzir este pratinho com outro qualquer vegetal magnífico :P
    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)