Mostrar mensagens com a etiqueta malagueta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta malagueta. Mostrar todas as mensagens

26/06/15

Tortilhas de Polenta com Legumes Picantes e Queijo





O queijo! Ai o queijo!
Esta é sem dúvida das maravilhas comestíveis mais bem inventadas de sempre.
Sou uma apaixonada por comida de uma forma geral e muitas coisas me dão um prazer incrível saborear, mas tenho de admitir que um bom queijo tem sempre um lugar especial no meu ser, desde o coração ao estomâgo. É uma paixão sem fim.

Para o desafio proposto pela Naida do blog "Frango do Campo" em parceria com a Limiano, surgiram-me esta espécie de tortilhas.

Inovam pela base em polenta, um ingrediente pelo qual sou apaixonada, ganham alma no toque picante dos legumes e são sublimemente rematadas pelo queijinho derretido, que agradou imenso.
Uma delícia! E saudáveis?! Maravilha!

Obrigada Naida e Limiano, por acharem estas pequenas merecedoras do prémio que tantos bons momentos proporcionará cá por casa.  
 







































TORTILHAS DE POLENTA COM LEGUMES PICANTES E QUEIJO

Ingredientes
(4 tortilhas)

120 gr polenta
500 ml de água
Azeite
Sal
Pimenta
1 folha de louro
3 dentes de alho
1 cebola grande
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
1 malagueta seca, grande (sem pevides)
100 gr de bróculos
100 gr de couve flor
1/2 pimento vermelho
2 colheres (sopa) de molho de soja
100 gr de Queijo Limiano "Momentos Derretidos"
Azeitona preta em rodelas
Cebola frita

Preparação

Num tachinho levar ao lume a água temperada com uma pitada de sal, pimenta, um dente de alho esmagado e a folha de louro partida. Quando ferver rejeitar o louro e juntar uma colher de sopa de salsa picada e de seguida a polenta em chuva e lentamente, mexendo sempre com um batedor para não deixar ganhar grumos. Deixar cozinhar durante 4-5 minutos, mexendo sempre até engrossar, mas não prender demasiado (é suposto a polenta ficar firme depois de fria, mas não demasiadamente dura). 
Num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, colocar um pouco do preparado e espalmar com uma colher, formando pequenas "tortilhas". Não há problema que fiquem com os limites irregulares. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 190º.
Entretanto preparar os legumes, esmagando o alho, cortando as cebolas em gomos finos, os pimentos aos quadrados e o bróculo e a couve flor em floretes pequeninos (rejeitar os caules).
Pré-aquecer o forno a 190º.
Numa wok ou frigideira anti-aderente, levar a aquecer um fio de azeite, colocar a cebola e passado 1 minuto o alho e a malagueta. 
Deixar cozinhar durante cerca de 3-4 minutos até estarem amolecidos e acrescentar os restantes legumes, temperar com sal (pouco) e pimenta e deixar cozinhar mais 5-7 minutos, garantindo que os legumes se mantêm bem firmes.
Acrescentar um pouco de salsa picada e o molho de soja e deixar apurar cerca de 3-4 minutos (é suposto os legumes ficarem durinhos).
Retirar do lume e colocar um pouco de legumes por cima de cada tortilha.
De seguida espalhar o queijo ralado Limiano, finalizando com um pouco de azeitona preta picada.
Levar ao forno uns minutos até o queijo derreter.
Retirar do forno, salpicar com cebola frita e servir de imediato.





01/02/15

Abóbora com Grão à Siciliana





Não sou Vegetariana nem Vegana, e em tempos não sabia distinguir os dois conceitos. É um facto que terão a mesma génese, contudo, também tem dimensões distintas, apesar de ainda, e tantas vezes, serem confundidos.
 
Enquanto o Vegetarianismo se trata de um regime alimentar, onde se suprime o consumo de alimentos de origem animal, normalmente a proteína, como a carne e o peixe, e por vezes também os ovos e produtos láteos, o Veganismo é um modo de vida, que tem como principal objectivo o respeito pela natureza animal em todas as suas formas. No consumo alimentar, ambiente, vestuário, higiéne pessoal, estéctica, etc., tudo que na sua produção inclua exploração animal é rejeitado.
No fundo, entendo que se adopta uma alimentação vegetariana e um modo de vida vegano.

Sinceramente não me consigo imaginar a adoptar um estilo de vida assente nestas bases, ainda que a admire imenso quem é capaz de o fazer com total entrega, e não sinto, nem de longe nem de perto, que esteja mais próxima delas apenas porque cada vez consumo menos alimentos de origem animal.
Desde há alguns anos que, através do meu pai, os pratos mais alternativos, no sentido de não possuirem a tradicional proteína animal, surgiram na minha alimentação. Assim como o gosto por explora-los.  

Os temas do desafio "Dia 1... Na Cozinha" são sempre interessantes, mas assumo que este, Prato Vegetariano, foi dos que mais gostei.

Para a presente edição escolhi esta receita do Jamie Oliver, que ficou marcada assim que desfolhei o livro pela 1ª vez. A intensidade das cores e a combinação de sabores retiveram-me naquela página, como em tantas outras deste livro, aliás.
Queria usufruir dos sabores e contrastes em pleno, pelo que, não alterei nada à receita original e reduzi apenas um pouco a quantidade de malagueta. Só posso dizer que me soube particularmente bem a conjugação da canela com o picante, assim como o doce das passas com o salgado da azeitona. Intensidade será o termo que melhor carateriza este prato.

É uma sugestão repleta de sabor e muitos contrastes, super viva e encorpada, onde efectivamente, a proteína animal não acrescentaria absolutamente nada.  
Espero que as fotos consigam falar por si, pois por cá será para repetir, várias vezes!








































ABÓBORA COM GRÃO À SICILIANA
(Receita do livro "Poupe com Jamie", de Jamie OLiver)

Ingredientes
(4 pessoas)

1 abóbora manteiga (cerca de 1,5 Kg)
2 cebolas
Azeite
1/2 molho de coentros
40 gr de passas
1 colher (chá) canela em pó
1 malagueta seca esmagada
50 gr de azeitona sortida, com caroço
400 gr de tomate em pedaços
400 gr de grão de bico cozido
caldo de legumes (de preferência caseiro)
1 chávena de cuscuz (300 gr)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190º.
Descascar a abóbora, parti-la ao meio, retirar as pevides e cortar a polpa em pedaços de 2-3cm. Reservar as pevides e as cascas.
Colocar os pedaços de abóbora numa assadeira, regar com azeite, temperar com sal e pimenta e levar ao forno, cerca de 30-35 minutos, até estar assada mas firme.
Descascar a cebola e pica-la grosseiramente. Coloca-la num tachinho com um fio generoso de azeite e levar a refogar em lume brando.
Adicionar os coentros picados, as passas, grande parte da canela e a malagueta. Tapar e deixar cozinhar, em lume brando, cerca de 15-20 minutos. Mexer de vez em quando e se necessário acrescentar um pouco de água.  
Colocar a abóbora assada no tacho. Retirar os caroços à azeitona e acrescentar ao tacho, juntamente com o tomate e o grão. Temperar com um pouco de sal.
Adicionar cerca de 5 dl de caldo de legumes ao tacho. Deixar cozinhar, destapado, em lume médio, por cerca de 30 minutos, até estar espesso e saboroso. 
Entretanto, distribuir as pevides e uma parte das cascas pelo tabuleiro onde assou abóbora, colocar o resto da canela por cima e uma pitada de sal e levar ao forno cerca de 10 minutos, até estarem douradinhas e estaladiças.
Cerca de 15 minutos antes do guisado estar pronto, colocar o cuscuz numa tijela, cobrir com água a ferver e tapar com um prato e deixar absorver cerca de 10 minutos.
De seguida mexer os cuscuz para soltar os grãos, temperar com um pouco de sal fino e sumo de laranja e dispor na travessa ou parto de servir.
Colocar os legumes por cima e decorar com pevides de abóbora e algumas cascas assadas e coentros.

Sugestões: Não usei mas fica a dica de acompanhar com um pouco de iogurte natural. 
Se apreciarem o efeito visual, também fica muito bem servido no pão.


  





































Fonte:

http://www.wook.pt/ficha/poupe-com-jamie/a/id/15104988?a_aid=54775e8533ab4