10/10/14

|comer| Bundt Anjo com Dupla Cobertura e Praliné de Amêndoa




 
A Bundtmania faz este mês 1 ano! 

Coincidentemente, conheci a iniciativa quando criei o blog. Verifiquei depois que foi quase no início. Ainda bem. 
Tenho, com todo o gosto, acompanhado e participado em todas as edições. E agora repito-me, porque me tem ensinado e desafiado qb.

O tema é lançado pela querida dupla Mena/Lia, mas a nossa imaginação faz o resto, e a nossa paixão tem obrigação de se fazer notar em muita dedicação e carinho.
Este mês o tema proposto pela Lia do blog "Lemon & Vanilla" e pela Mena do blog "As Aventuras de uma Mamã" foi Party Bundt Cake

Procurei investir no contraste, tanto visual como de sabores, para conferir ao proposto Bundt festivo uma imagem elegante e um sabor súbtil mas marcante. Depois de alguma indecisão, a escolha recaiu sobre um leve e delicado Bolo Anjo, com uma cobertura mais exuberante, por ser um bolo que desperta alguma curiosidade pelo seu aspecto e nos põe a especular sobre o sabor e textura daquela massa.
Há muito que o queria fazer e esta foi a oportunidade ideal. Pesquisei bastante e acabei por ajustar aqui, alterar ali, e compor esta receita com base nas que encontrei.

Apesar das fotos não terem saído como queria, foi um dos melhores bolos que já fiz. Mesmo sem um interior denso ou húmido, como gosto, vale por outros critérios bem distintos.
Pois bem, passou a ser um dos bolos mais apreciados por cá. Daqueles, com certeza, mais referido quando voltar a perguntar: "Que bolo querem que faça?".
Apesar do imaculado interior ter sido conspurcado pelo chocolate da cobertura quando se corta o bolo, a sua delicadeza continua a ser notória e o sabor enaltecido devido à vasta e diversa cobertura.

Provo todos as receitas que faço, naturalmente, mas muito frequentemente não passo de 1 ou 2 fatias, dependendo do bolo em questão. 
Neste caso a loucura foi total e absoluta e, envergonhadamente, assumo que devo ter comido 3/4 de bolo sozinha! Não sei como isto foi acontecer, mas fica o aviso para almas eventualmente mais fracas, como eu. :)  

E agora, venha a Festa!!! 







































BUNDT ANJO COM DUPLA COBERTURA E PRALINÉ DE AMÊNDOA

INGREDIENTES
(10-12 fatias)

|Bolo
8 claras
160 gr de açucar
120 gr de farinha com fermento
1 col. sopa de amido de milho
1 col. sopa de sumo de limão
1 pitada de sal

|Cobertura/Ganache de Chocolate
150 gr de chocolate para culinária (70% de cacau)
50 ml de natas ligeiras
3-4 col. sopa de leite

|Cobertura /Creme de Caramelo
1 chav. de açucar
1/4 chav. de água
2 col. sopa de manteiga
3/4 chav. de natas

1 col. café de extracto de baunilha

|Praliné de Amêndoa
50 dl de Água
100 gr de açucar
50 gr de amêndoa palitada

PREPARAÇÃO

Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar e enfarinhar uma forma de Bundt e reservar.
Bater as claras em castelo. Quando estiverem já firmes juntar o açucar aos poucos, em cerca de 4 a 5 vezes.
De seguida adicionar a pitada de sal e o sumo de limão e continuar a bater em velocidade moderada.
Acrescentar 1/3 da farinha misturada com o amido de milho, bem peneirados, e envolver delicadamente com uma espátula. Adicionar em mais duas vezes a restante farinha e envolver bem, sempre delicadamente.
Verter o preparado para a forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos.
Deixar arrefecer 5 minutos e desenformar. Colocar a arrefecer sobre uma grelha.

Cobertura de Chocolate: levar ao micro-ondas o chocolate partido em pedaços juntamente com as natas e o leite, na temperatura máxima por 30 segundos.
Retirar do micro-ondas e mexer bem até o chocolate estar totalmente derretido e o preparado bem uniforme. Em alternativa levar a banho-maria.

Cobertura de Creme de Caramelo: num tachinho levar a lume brando/médio o açucar com a água, até o açucar dissolver. Aumentar o lume e deixar cozinhar até começar a ganhar cor de caramelo, sem deixar que escureça demasiado. Acrescentar a manteiga e deixar que derreta completamente. 
Retirar do lume e adicionar as natas e a baunilha. Vai borbulhar bastante mas acalmará em segundos. 
Mexer bem, deixar que arrefeça e transferir para um recipiente onde possa ser conservado no frigorífico.

Praliné de Amêndoa: num tachinho levar ao lume a água juntamente com o açucar até começar a ganhar ponto e cor de caramelo. Retirar do lume, juntar a amêndoa, envolver bem e verter a mistura sobre o balcão (idealmente de pedra - mármore ou granito) previamente untado com óleo.
Deixar arrefecer e descolar do balcão, partindo o praliné. Colocar numa trituradora e desfazer a gosto, mais ou menos miúdo.

Montagem: com o bolo completamente frio, cobrir bem com o ganache de chocolate e deixar secar. 
De seguida colocar o creme de caramelo no topo e deixar escorrer pelo bolo. Ir doseando, mais ou menos creme, conforme o gosto, mas sem cobrir completamente o chocolate.
Deixar repousar cerca de uma hora e polvilhar com o praliné de amêndoa a gosto. Servir (e vê-lo desaparecer em 2 tempos).







































Notas:
1. Para facilitar a cobertura do bolo e ficar mais bonito, o ganache de chocolate deverá ficar bem fluido e não demasiado espesso.
2. A maioria das receitas que encontrei indicava o uso de cremor tártaro. Como não tinha utilizei sumo de limão e sal para estabilizar as claras. Resultou muito bem.
3. Muitas das receitas indicavam que a forma não deveria ser untada nem enfarinhada. O que faz sentido quando é suposto o bolo ficar ao natural, sem cobertura. Como o ia cobrir, e por uma questão de segurança, fiz pelo método tradicional.
4. Não se deixem assustar pelo tamanho da receita! Tem muitos passos mas é um bolo super simples de fazer.

16 comentários:

  1. Um bolo perfeito para se gastar claras
    Ficou tão lindo e tão guloso, eu ia adorar
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade São, para fugirmos das Pavlovas, dos Molotovs ou então do Bolo de Claras que eu fiz durante anos (que é excelente mas carregado de manteiga!) é a solução ideial!

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Alma fraca tu, não me parece! Uma alma fraca e gulosa come sempre 3/4 do bolo que faz e quando é irresistível tenta não comer o bolo todo sozinha :))
    O bolo anjo anda há anos na minha lista e normalmente guardo as claras que sobram da época do natal para fazê-lo, mas tenho acabado por fazer outras coisas com elas e/ou a esquecer que elas existem até irem para o lixo.
    Mas se as críticas desse bolo já são maravilhosas então com essa cobertura de chocolate, molho de caramelo e praline, uau! ...que vontade de passar o dedo nela, e logo eu menina para comer molho de caramelo à colher ;) adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perante esta bolo fiquei fraquinha fraquinha, Gori! Tenho de asumir :) Não me consegui conter!
      Também já o tinha há bastante tempo marcado e nunca mais saia... Achei perfeito para esta edição!
      Esse creme de caramelo nem me fales! Lá vou ter eu de fazer outro geladinho ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Adoro praliné... e tenho dito! :-) Vou prá festa!
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tá muito bem dito! ;)
      Também eu adoro praliné e acho que fica perfeito em qualquer festa :)

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Adoro bolo de anjo....este está uma perdição de delicioso!
    Aprovadíssimo só de ver :P
    Acho que o comia todo :)
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia,
      Antes demais bem vindo a este cantinho, pois acho que é a 1ª vez :) Obrigada e muitos parabéns pelo teu espaço que é fabuloso, cheio de propostas magnificas.
      Em relação ao comer o bolo todo, nem comento :D É muuuito dificil resistir! ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  5. Ai Susana, que o meu coração bate mais depressa com estas coisas!
    Adoro bolo de anjo, a sua leveza e depois essa cobertura gulosa.
    Coitado do teu homem, que ficou quase só a olhar hehe :)
    Mas acredito que sim, que tb o atacava fatia atrás de fatia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado que eu não quero que te dê uma coisinha má, Inês ;)
      Mas comot e entendo... Ainda não tinha provado mas fiquei fã de Angel Cake!
      O meu homem tem tempo :) Se não for antes, em Janeiro faço um SÓ para ele (não pode é ir ao futebol!)

      Bjinhos

      Eliminar
  6. Como gosto de angel cakes. Esta receita tem um interior angélico e uma cobertura diabólica. Um excelente contraste. Não sei se consigo participar. Irá depender da injspiração e do tempo.
    Beijinhos
    ~Patrícia~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia, é realmente belo e delicioso! ;)
      Esta Bundtmania tem a particularidade de nos por a fazer coisas fantásticas ;)
      O tempo, esse não estica e nem sempre é fácil... compreendo bem!

      Bjinhos

      Eliminar
  7. Olá Susana :)

    Pois que este foi um belíssimo assinalar da tua presença na festa dos Bundts! :)
    Pecaminosamente belo, este bolo tem tudo o que me agrada: leveza, chocolate, caramelo e, não contente com a tua provocação já de si elevada, ainda o salpicaste com o praliné !
    Pois de facto a minha Alma é fraca e olha... não resistiria a comer talvez até mais do que tu, não seja eu amante incondicional de alguns dos elementos que usaste ! :)
    Está fabuloso, foi uma participação magnifica Susana ! :)

    Beijinho grande *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, muito obrigada! :)
      Certissimo, esses fantásticos atributos fazem deste bolo algo muito especial :) Foi a 1ª vez que fiz e fiquei apaixonada.
      Irá ser bem repetido, disso não tenho dúvidas.

      Bjinhos

      Eliminar
  8. Está absolutamente magnífico e super indulgente Susaninha!!
    Obrigada por mais esta brilhante ideia e participação!
    Depois voltarei com tempo...
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre contente que gostem, Lia! Este, especialmente, estava pecaminosamente boooom... nem imaginas!
      Obrigaram-me a prometer outro para breve, pois pouca gente (além de mim) o conseguiu provar! :D

      Bjinhos grandes

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)