19/05/14

|comer| Granola (Aroma a Côco e Canela)




Este muesli moderno, como lhe chamo, andava há demasiado tempo para ser testado por cá.
Nas receitas que via percebia a simplicidade com que se faz em casa e realmente não havia grandes motivos para isso ainda não ter acontecido.

Ao comparar a granola que comprava nas grandes superfícies habituais com a homemade que ia circulando por aqui, captava perfeitamente diferenças que mais ainda espicaçavam a minha curiosidade e interessa em executa-la.

Adoro granola. Ao pequeno almoço não é possível, mas ao lanche ou bem à noitinha, juntamente com iogurte e fruta, é dos petiscos que melhor me sabe.

Para esta 1ª experiência as inspirações vieram de dois blogues que gosto muito de seguir, numa mescla de ingredientes que mais me agradaram nas duas receitas. Por um lado, à Inês fui buscar o mel como meio adoçante e o toque da raspa de laranja, e à Gori, o sabor do côco e canela e ainda algumas sementes que duvidada pudessem resultar depois de tostadas. 
Pois tudo resultou a 100% e o cheirinho que paira na casa quando a granola está no forno supera qualquer bolinho.

A versatilidade da granola é um dos seus grandes méritos. É tão bom permitirmo-nos conjugar sabores e texturas ao nosso belo prazer, personalizando cada fornada, sempre única, a gosto.

Depois de já a ter feito encontrei esta útil explicação proporcional no blog da Ana, Telita na Cozinha. Espreitem também.

A partir daqui é só explorar e variar com a introdução dos cereais, frutos secos ou outros sabores que melhor entendermos e saborear. 









































GRANOLA (aroma a côco e canela)

INGREDIENTES
(para aproximadamente 350 gr)

3 chav. de flocos de aveia
1 cháv. de mistura de amêndoa e avelã (com pele) 
1/2 chav. de sementes de girassol
1/2 cháv. com mistura de sementes de chia e sementes de sésamo
1 chav. de côco ralado
4 col. sopa de óleo de côco
1/2 cháv. de mel
1/4 cháv. de água
1 laranja (raspa)
1 col. sopa de canela
1 pitada de sal

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal. Reservar.
Num recipiente grande colocar os flocos de aveia, as sementes, os frutos secos, o côco e a canela e misturar tudo muito bem.
Num pequeno tacho colocar a água, o mel, o óleo de coco, a raspa de laranja e a pitada de sal e levar a aquecer em lume brando até estar tudo derretido e bem envolvido.
Misturar o preparado liquido com os cereais e envolver muito bem.
Espalhar muito bem a granola sobre o papel vegetal e levar ao forno cerca de 30 minutos, mexendo de 10 em 10 minutos de forma a dourar uniformemente, sem tostar demasiado.
Retirar do forno, deixar arrefecer e guardar num recipiente hermético até cerca de 3 semanas.


Nota: a pele das amêndoa e avelãs não sai quando tostadas ao contrário do que esperava! Inês, obrigada pelas dicas e esclarecimentos ;) 






































Sugestão: acompanhar com uma base de iogurte grego, framboesa, meloa, côco e sementes de chia.


10 comentários:

  1. Susana, adoro granola e esta tua está com uma cor mesmo como eu gosto! É viciante, para mim, o "perigo" é andar sempre a tirar do frasco... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mra. João, por acaso acho que a devia ter tirado do forno 1 minutinho mais cedo, mas ainda assim ficou deliciosa. :)
      E concordo, é de facto um perigo!

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Chego aqui e nem sei do que gosto mais: se do hummingbird cake, se do bolo de cereja (fiquei a babar para a foto da fatia; que interior delicioso!) ou se desta granola. Eu sou mesmo fã de tudo o que sai do forno. Tenho costume de ter sempre granola num frasco e passo a vida lá a depenicar...Vou experimentar na próxima que fizer colocar um toque de canela, como tu fizeste. Deve combinar muito bem.
    Obrigada Susana pelo comentário que deixaste no foodwithameaning. És muito amável. Foi tudo feito num ápice mas ficou mimoso. Não tinha planos de participar este ano.As flores selvagens surpreenderam-me muito. Fui apanhá-las com a minha pequenita. No arbusto não as achei tão bonitas, mas nas fotos parece que ganham vida. Tenho de descobrir a espécie. O bolo, esse, é simples e leve, mas muito saboroso.
    Beijinhos e obrigada pela visita.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Patrícia, muito obrigada!
      Para mim é sempre um prazer visitar o teu cantinho, mesmo que nem sempre comente, gosto muito de tudo que fazes :)
      A granola é de facto um "petisco" viciante, tão tão bom...
      O teu bolo, enfim, derreteu-me... adorei mesmo! Aquelas flores deram-lhe um toque tão especial. Parabéns por toda a composição!

      Bjinhos e obrigada eu, espero que vás passando por aqui :)

      Eliminar
  3. Frascos de granola longe, que eu sou um perigo para acabar com ela em três tempos, hihi! Então entraste para o clube de fãs desta coisa boa, ou quê? Sabes que na minha granola as amêndoas aparecem descascadas porque eu demolhei-as algumas horas antes de as usar, o que torna muito fácil retirar a pele antes de as colocar no forno.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta está a acabar Gori, e já penso na próxima... Nem comento!
      Já gostava da de compra, então desta nem se fala... é a loucura :)
      Obrigada pela inspiração da tua receita e por todas as dicas.
      Eu li o que referes na tua receita em relação à pele dos frutos secos, mas era minha intenção mante-la e resultou bem, graças à ajuda da Inês. Estranhamente pensava que ela se soltaria com o calor mas isso não aconteceu?! Gosto assim :)

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Estava curiosa em ver a tua!
    Eu adoro granola, e sim, é um perigo ter frascos em casa ou no trabalho, hehe, passo a vida a petiscar.
    E é um snack saudavel que se faz tão bem em casa, que bom que seguiste a inspiração da minha e da Gori e surgiu esta cheia de bons aromas!! Que linda.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E gostas do aspecto Inês? :)
      Acho apenas que a deveria ter tirado 1 minutinho antes... de qualquer das formas ficou excelente.
      Obrigada pela tua disponibilidade para as minhas dúvidas e pela inspiração :)
      A partir de agora vai ser sempre a "granolar" ;) :)

      Bjinho grande

      Eliminar
  5. Adoro granola Susana e sempre que possível, faço em casa e esta tua, deixa que te diga que tanto em termos de aspecto, como combinação de ingredientes, está perfeita e magnífica!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia, foi a minha 1ª granola e agora, cerca de 3 semanas depois, já vou na 3ª fornada!!! Acho que nunca devia ter começado neste vício :D
      Gostei muito desta, mas agora tenho andado a apurar sabores e aromas... tem corrido muito bem ;)

      Bjinhos

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)