07/10/16

Creme de Arroz e Cacau com Crocante de Abóbora










































Sabemos que o Outono chegou em força não só pela mudança de temperatura ou pelas cores que começam a surgir nas árvores, no solo ou no céu, pelos ingredientes e aromas que nos rodeiam por esta altura ou pela enorme e deliciosa vontade de vestir mais quentinho. 
Eu, particularmente, sei que o Outono está aí quando as minhas crises de sinusite despertam e me mostram que está na horinha de me precaver.  
E desta estação que tanto gosto só prescindia mesmo desta chata e incomodativa maleita que todos os anos me consegue deitar abaixo com ridícula facilidade. Curiosamente, apenas no vasto período em que estive grávida e a amamentar não fui afectada por episódios destes.

Incomparavelmente mais agradável é este doce que hoje chega. Inspirado num outro que fiz em tempos, de origem marroquina, e com as devidas adaptações para os sabores e cores da estação.
É um creme bem ligeiro e saudável. Sem açúcar, sem gluten, sem lácteos e sem ovos, tem na textura e sabor bem aromático as suas principais características. A farinha de arroz confere uma leveza agradável e a canela juntamente com o gengibre e a laranja criam aquela envolvência já tão bem conhecida.  

Para a rubrica do "Inspirar & Nutrir" deste mês com o tema "Doces de Colher", pareceu-me uma excelente opção. Sazonal, nutritiva, saciante e cheia de sabor. 
Resolvi adicionar um efeito crocante que abrilhanta e claramente enriquece o doce. A abóbora bem cortadinha e envolvida nos frutos secos e sementes facultam um resultado super interessante. Assim tipo uma granola rápida e mais húmida.

Aproveito e estendo esta proposta à mesa de Outubro da Marta. Porque tem abóbora e porque vale tanto a pena mergulharmos numa tacinha destas sem nenhum tipo de culpa.


Bom Apetite e Bom Outono!









































CREME DE ARROZ E CACAU COM CROCANTE DE ABÓBORA
(Inspirado nesta receita)

Ingredientes 
(5-6 tacinhas)

|Creme
80 gr de farinha de arroz
60 gr de farinha de amêndoa (amêndoas moídas)
600 ml de bebida com sabor a amêndoa
2 colher (sopa) de cacau crú
1/2 colher (sopa) de farinha de alfarroba
50 gr de mel
1 colher (café) de canela
1/2 colher (café) de gengibre
3 casquinhas de laranja

|Crocante

1 colher (sobremesa) de azeite
2 colheres (sopa) de caju natural, grosseiramente partido
2 colheres (sopa) de amêndoa laminada (com casca)
150 gr de abóbora hokaido, descascada e cortada em cubos pequeninos (1x1cm)
1 colher (sopa) de sementes de abóbora
1 colher (chá) de sementes de sésamo
1/2 colher (sopa) de mel
1 boa pitada de canela

Preparação

Para o crocante: juntar a abóbora, os frutos secos e as sementes e misturar no mel com a canela. Envolver muito bem com as mãos. Numa boa frigideira anti-aderente colocar o azeite e deixar aquecer bem. De seguida acrescentar o preparado dos frutos secos e deixar saltear mexendo sempre, cerca de 4-5 minutos, até ficarem bem dourados e crocantes.
Para o creme: colocar a farinha de arroz, a amêndoa moída e a casca de laranja num tachinho, e aos poucos ir adicionando a bebida de amêndoa, mexendo até dissolver bem. Levar a lume médio até ferver. Colocar no mínimo e mexer continuamente. Acrescentar a farinha de alfarroba e o cacau (previamente peneirados), o mel e as especiarias, mexendo sempre, com o lume no mínimo. Deixar cozinhar até engrossar, cerca de 2 minutos.
Passar o creme por um coador/passador, para suprimir possíveis grumos e retirar as cascas de laranja. Colocar em tacinhas/copinhos, deixar arrefecer e levar ao frio.
Antes de servir distribuir o crocante de abóbora por cima a gosto. 


Nota: Para uma opção Vegan, usar tâmaras como alternativa ao mel.
Colocar as tâmaras descaroçadas (8-10 normais ou 5-6 medjool) de molho em água morna durante cerca de 30-40 minutos Escorre-las e levar a triturar até obter um creme o mais uniforme possível. Usar em substituição do mel.




6 comentários:

  1. Olá Susaninha,
    que maravilha de doce!
    Adorei esse crocante de abóbora, que me despertou todos os sentidos! e o creme também deve ser mesmo muito bom.
    A receita no seu global, além de linda, é perfeita, pelos ingredientes, e por podermos degustar sem culpas. Amei Susana.
    Obrigado minha doce, por trazeres esta receita tão outonal e tão especial para a mesa de outubro.
    Beijinho enorme
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspeto divinal! não é só a Marta que vai levar esta receita para a sua mesa, também a vou levar para a minha! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma receita bem diferente, mas com um aspecto que deve revelar bem o seu sabor, adorei! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Hummm que coipinhos com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/pate-de-atum-fit.html

    ResponderEliminar
  5. Fiquei tão curiosa e gulosa (hehe) que tive de vir espreitar.
    Deve ser bem bom, não me importava nada de comer um copinho desses agora. Adoro sobremesas que misturam texturas. Já se sente o outono sim, mas que venha devagar, ainda tenho muitos figos para comer. Mas já assei marmelos ontem, soube tão bem na noite fria.
    Um beijinho meu doce.

    ResponderEliminar
  6. Deve ser tão bom Susana, tão cheio de Outono... nunca me tinha lembrado de usar abóbora assim :) deve ficar um contraste muito especial com o creme. beijinho

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)