24/09/16

Polenta de Agrião e Gorgonzola com Pêra e Abóbora Assadas










































A clássica conjugação que sustenta esta receita e lhe confere o contraste que sobressai ao saborea-la é das mais conhecidas. Talvez até a que nos vem logo à memória quando falamos da Pêra.  
Porque o queijo azul continua a ser um dos seus melhores amigos, resolvi preservar esta relação, uma vez que a aprecio imenso, e conjuga-la com outros ingredientes muito comuns por cá.
Sendo que o Gorgonzola é, dentro desta natureza de queijos, dos que mais gosto pela simultânea cremosidade e intensidade.

A pêra, um dos muitos frutos que nos chegou da China, é o ingrediente-tema do mês de Setembro da rubrica da Marta. 
É um fruto que tem a capacidade de nos acompanhar praticamente o ano todo, sabe bem mais docinho e firme, que é como gosto dele, e dá resultados fantásticos, tanto em pratos doces como complemento a pratos salgados.
Foi neste papel que a usei, numa sugestão com sabores que adoro e me garantiram um almoço diferente e super interessante. 

Uma receita, que já trazendo consigo as cores do Outono, tanto me encantou.








































POLENTA DE AGRIÃO E GORGONZOLA COM PÊRA E ABÓBORA ASSADAS

Ingredientes
(2 pessoas)

|Polenta
1 chávena (chá) de polenta
3 chávenas (chá) de água
1 dente de alho esmagado
Azeite
Sal marinho tradicional
Pimenta
Noz moscada
Cominhos
80 gr de agrião
120 gr de queijo gorgonzola
100 gr de abóbora hokkaido
2 pêras, maduras mas firmes
Sumo de laranja
Mistura de sementes (abóbora, sésamo, linhaça)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Cortar as pêras em gomos grossos, cerca de 6 gomos. Descascar a abóbora e cortar em lâminas finas. Coloca-las numa assadeira e regar com azeite, sumo de laranja, temperar com sal marinho, pimenta, cominhos e . Envolver bem o tempero na fruta e levar ao forno até estarem assadas, cerca de 15-18 minutos, mexendo a meio do tempo.
Para a polenta, levar ao lume num tachinho a água temperada com uma pitada de sal, pimenta, o dente de alho e um fio de azeite. Quando a água ferver, com o lume no mínimo, começar a acrescentar a polenta, em chuva e lentamente, mexendo sempre com um batedor para não deixar ganhar grumos. Acrescentar de seguida os agriões laminados. Deixar cozinhar durante 3-4 minutos, sem parar de mexer. De seguida acrescentar o gorgonzola cortado em pedaços e envolver bem. Retirar do lume e verter de imediato no prato/travessa de servir.
Espalhar mais um pouco de gorgonzola por cima, e distribuir a abóbora e a pêra.
Acrescentar umas folhinhas de agrião e um pouco de mistura de sementes.
Servir de imediato.







2 comentários:

  1. Querida Susana,
    deixas-me sempre surpreendida com as tuas deliciosas receitas. Esta não é excepção! A apresentação deixa-nos logo arrebatados, e a combinação de sabores deixa antever uma refeição que nos vai satisfazer em pleno. Maravilhosa minha querida. Beijo gigante, e um muito agradecida por te juntares também à mesa de setembro :)
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Nunca me lembraria de misturar polenta com pera mas ao ver a tua ideia adoraria experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/pudim-de-chia-figos-e-iogurte.html

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)