22/07/16

Bolo de Pastinaca, Avelã e Mel










































Temos de admitir que, polémicas à parte, o Sr. Jamie Oliver faz coisas muito boas e bem feitas. Seja na cozinha ou na consciência social. 
Vão surgindo medidas e resoluções a favor da saúde pública, que, tudo indica, a ele se devem. Vão surgindo novos indicadores e padrões alimentares, a fim de combater a obesidade, que em muito tiveram o seu dedinho. Independentemente de tudo o resto que se vai lendo e ouvindo, este chef faz mexer, parece-me, no sentido certo.
Contribuindo ainda enormemente para a nossa felicidade com excelentes receitas! 
   
Estou a falar de saúde à mesa, de alimentação consciente e cuidada, e trago-vos um bolo?! 
É verdade! 
Talvez porque a excepção faça parte de qualquer dieta saudável e regrada. Porque de vez em quando precisamos de dar algo doce ao corpo para que os dias de maior rigor possam ter real significado. Porque só assim faz sentido.

Se o Jamie é o autor desta receita, quem me a apresentou foi o Célio. E mais tarde a Patrícia, sem saber, relembrou-me que esta maravilha estava na interminável lista de receitas a executar. 
O bolo é lindo, como podem ver nestes dois deliciosos blogs, conta com sabores que adoro e tem a particularidade de incluir como ingrediente central um legume que, até o fazer, nunca havia provado, a Pastinaca (palavra esta que me cria uma estranha dislexia!). 
Trata-se de uma bonita espécie de cenoura branca, também denominada de Cheróvia, pouco comum na nossa agricultura e alimentação, que apaixona os mais curiosos.
Encontrei-a no El Corte Inglês, trouxe-a, guardei-a no frigorífico e fiquei uns dias a pensar se lhe dava um fim doce ou salgado. Quando revi este bolo não resisti e zumba, lá teve de ser.

É um bolo delicioso, ligeiro na textura e intenso no sabor. A conjugação com o queijo creme perfumado com mel torna-o mais especial ainda.
Foi um bolo que apaixonou e por isso só posso agradecer aos três. Muito Obrigada por esta delícia!







































BOLO DE PASTINACA, AVELÃ E MEL
(Receita/Versão do Sweet Gula)

Ingredientes
(10-12 fatias)

|Massa
150 g de açúcar amarelo
80 ml de azeite extra virgem
3 ovos 
30 ml de mel
175 g de farinha sem fermento
1 colher (chá) de fermento
150 gr de pastinaca, ralada
100 gr de avelãs, ligeiramente tostadas

|Cobertura
150 gr de queijo creme
75 gr de açúcar
4-5 gotas de sumo de limão
1/2 colher (sopa) de mel

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhe com farinha uma forma rectangular. Reservar.
Picar grosseiramente 75 gr de avelãs e reservar.
Bater os ovos com o açúcar, o azeite e o mel, durante alguns minutos, até obter um creme leve e fôfo.
Adicionar a farinha, o fermento, as avelãs picadas e a pastinaca ralada. Envolver delicadamente no preparado anterior.
Verter a massa na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos, até que o bolo fique cozido e ligeiramente dourado. Fazer o teste do palito, antes de retirar do forno.
Retirar e deixar arrefecer na forma cerca de 10 minutos. Desenformar, colocar sobre uma grelha e deixe arrefecer completamente.
Para a cobertura, bater ligeiramente o queijo creme com o açúcar em pó. Adicionar o mel e algumas gotas de limão e envolver até obter a consistência desejada.
Espalhar a cobertura a gosto sobre o bolo frio e polvilhar com as restantes avelãs picadas. Servir.



5 comentários:

  1. Comprei pastinaca aqui há uns meses, andava com curiosidade de provar, juntei a um daqueles assados de domingo tão tipicamente britânicos e que eu adoooooro, mas foi a desilusão. O meu filho adorou, já eu e o pai, nhé, não fiquei nada fã... se calhar em bolo é outra cantiga ;)
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Confesso que nunca provei pastinaca nem nunca vi á venda por aqui.
    O bolo tem mesmo muito bom aspecto, acho que ia gostar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não acho que esse senhor faça receitas muito saudáveis... não sou assídua dos seus programas, mas muitas receitas que vejo não as condidero assim tão inocentes :-P mas tenhi de concordar que são sem duvuda maravilhosas. E esse bolo, pronto... encantou-me quando vi a publicação do Celio e agora estou convencida... pro outono vou experimentar :-P

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Fotos lindas Susana!! Que belo bolinho.
    Eu gosto muito do Jamie, às vezes farto-me um pedacinho, mas volto a ele bem rápido e experimento receitas que me deixam quase sempre com um belo sorriso!
    Este bolo também quero fazer, adoro usar pastinacas em bolo e com as avelãs ficará perfeito. Mais para o Inverno a ver se o faço!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)