19/06/16

Fraisier










































Por mais que me esforce não consigo ficar indiferente perante a dificuldade que tenho em conseguir dar resposta a todas as solicitações do dia a dia. Ainda que o blog deva existir para nossa felicidade, momentos de descontração e enriquecimento pessoal, e na minha opinião só assim faça sentido, há alturas em que a corrida contra o tempo não nos permite cumprir a agenda que havíamos estruturado.

Este Junho foi particularmente complicado em termos de disponibilidade para o blog. O aniversário do filho, que com o passar dos anos se vai multiplicando em festas e festinhas, a entrada de maior volume de trabalho, uns dias de férias para juntar à festa, e o facto de não conseguir encontrar morangos decentes e capazes de um bom resultado, fizeram com que a minha participação nesta 5ª edição do nosso Sweet World se arrastasse quase até à data limite. Algo que, assumo, não me agrada nada.

Posto isto, depois de conseguir (à segunda tentativa) um bom resultado razoável, consigo materializar mais um doce do mundo que nunca havia feito ou provado.
O Frasier, clássico francês, aqui apresentado pela Lia, mostrou-se uma excelente surpresa. É um doce que irradia beleza, elegância e frescura, com as suas distintas camadas a conferir um jogo de texturas que dá um prazer incrível saborear.
O morango é de facto um fruto muito especial. Além de lindo, garante uma expressividade única e um sabor irresistível a qualquer doce.

Para este resultado conjuguei três fontes. A massa e o creme são adaptados daqui, a calda usada é daqui e o massapão daqui
Aparentemente tudo estava óptimo. Massa, creme, massapão, montagem. Contudo, na hora de o cortar verifico que o mousseline cede imenso, fazendo a fatia desmoronar um pouco. Não ficou firme e consistente como era suposto, eventualmente, por lhe ter retirado 100gr de manteiga, já que esteve no frio mais de 12 horas.
De aspecto e sabor resultou muito bem, pelo que, a experiência valeu imenso a pena.

Sempre achei este bolo muito elegante e finalmente posso comprovar que é também muito bom. 
Mais uma proposta que o querido Sweet World me dá a conhecer, e que será seguramente para repetir sempre que os bons moranguinhos nos queiram visitar.






































FRAISIER

Ingredientes
(10-12 fatias)

|Creme Mousseline 
400 ml de leite
170 gr de açúcar
1 vagem de baunilha
2 ovos + 1 gema
60 gr de amido de milho
100 gr de manteiga (à temperatura ambiente)
300 gr de morangos

|Massa Genoise 
3 ovos (separados)
100 gr de açúcar
1 colher (sopa) de açúcar baunilhado 
100 gr de farinha (sem fermento)

|Calda
75 ml de sumo de limão
75 gr de açúcar

|Massapão 
100 gr de açúcar em pó
100 gr de amêndoa ralada
15 gr de clara de ovo
1 gota de corante vermelho 

Preparação

Começar por preparar o creme mousseline com antecedência. Abrir a vagem de baunilha e retirar as sementes com o bico da faca. Junta-las ao leite, acrescentar o açúcar e levar ao lume até levantar fervura. Retirar do lume e deixar em infusão.
Bater os ovos com a gema e o açúcar até obter um preparado fôfo. De seguida acrescentar o amido de milho, previamente peneirado. Batendo sempre, adicionar um pouco do leite quente. De seguida adicionar o restante leite e levar o preparado ao lume mexendo sempre de forma enérgica até engrossar (se começar a prender muito rapidamente e parecer que está a ganhar grumos, basta continuar a mexer sempre energicamente até ficar cremoso). Retirar do lume, colocar num recipiente e de imediato proteger com película aderente mesmo colada ao creme. Deixar arrefecer completamente. 
Quando estiver à temperatura ambiente levar de novo à batedeira adicionando uma colher (sopa) de manteiga de cada vez, batendo sempre até o creme ficar bem macio e suave. Reservar no frio.

Para o bolo, pré-aquecer o forno a 180ºC, untar com manteiga duas formas de 20cm de diâmetro e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Reservar.
Bater as gemas com o açúcar cerca de 5 minutos até obter um preparado bem fôfo. Bater as claras em castelo e envolver delicadamente nas gemas. De seguida envolver a farinha delicadamente. Verter metade da massa em cada forma e levar ao forno cerca de 20-25 minutos até a estar cozida. 
Retirar do forno, deixar arrefecer 10 minutos e desenformar.
Quando estiverem completamente frios cortar cada disco com o aro de 18cm e reservar.

Para a calda colocar o sumo de limão e o açúcar num tachinho e levar ao lume até levantar fervura e o açúcar estar totalmente dissolvido. Retirar do lume e reservar.

Para o massapão juntar os três ingredientes e bater bem até estarem perfeitamente envolvidos. Se a massa se mostrar demasiado pegajosa para trabalhar, polvilhar com um pouco mais de açúcar em pó e levar ao frigorífico. Na hora de usar, esticar com o rolo até formar um círculo e com o aro de 18 cm cortar na medida pretendida. Reservar.

Montagem: Colocar o aro no prato de servir. Dispor dentro do aro um disco de massa, pincelar com um pouco de calda, dispor os morangos cortados ao meio, na vertical, bem junto do aro. Espalhar os restantes morangos, cortados em pedaços pequenos, pela massa. De seguida verter o creme mousseline, tendo atenção para que cubra bem os morangos e o espaço entre eles. Colocar o segundo disco da massa por cima e voltar a pincelar com um pouco de calda. Finalizar com o disco de massapão. Levar ao frio de um dia para o outro.
Para servir, passar o bico da faca com cuidado pelo aro de forma a soltar a massa, e retirar o aro delicadamente. Decorar a gosto com morangos, outros frutos vermelhos e hortelã, ou outra decoração a gosto.

Nota: optei por fazer o bolo maior e cortar posteriormente com o aro, de forma a garantir que a massa ficasse bem justa ao aro e não corresse o risco de "mingar", o que poderia dificultar bastante a montagem.




11 comentários:

  1. Olá Susana: ficou lindíssimo o teu Frasier. Os morangos, por aqui, não foram nada de especial,mas hei de experimentar este bolo, que tenho visto sempre tão bonito e elogiado por quem fez. Adorei o teu.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Susana, mesmo que o aches para o molinho ficou lindo! Eu usei chiboust no meu recheio, porque especialmente com calor já sei que não há bolinho que não ceda! (em caso de dúvida, vai de gelatina)
    Fico a aguardar já o vosso próximo desafio!

    ResponderEliminar
  3. Essa mania de cortar na manteiga... nunca dá bim resultado! 😉
    Olha que pode até ter ficado mais difícil de cortar uma fatia, mas está maravilhoso Susana! E é mesmo uma tentação de sobremesa... beijinho

    ResponderEliminar
  4. Essa mania de cortar na manteiga... nunca dá bim resultado! 😉
    Olha que pode até ter ficado mais difícil de cortar uma fatia, mas está maravilhoso Susana! E é mesmo uma tentação de sobremesa... beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo este Fraisier, com as camadas bem definidas. Por aqui também houve muita dificuldade em arranjar morangos decentes, parece que quando necessitamos das coisas elas tendem a desaparecer. Mas não consigo encontrar defeitos no teu bolo, está muito guloso ;)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Olá Susana,
    como te compreendo linda...sinto o mesmo em relação ao tempo e à disponibilidade para o blogue e para as coisas que gostaria de fazer e pôr em prática!... nunca chega...
    em relação ao teu fraisier, acho-o tão bonito! as minhas dificuldades foram muito parecidas com as tuas... o meu mousseline também ficou muito molinho, e o bolo acabou por ceder. Nem cheguei a conseguir tirar uma fatia que se pudesse chamar de fatia... mas o sabor é muito bom. Ainda gostava de voltar a fazer só pelo desafio de conseguir fazê-lo mesmo bem ;)
    Beijocas grandes
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Minha querida parceira deste doce mundo, com todas as dificuldades, atribulações e falta de tempo com que foste confrontado este mês e das quais fomos falando, só posso dizer-te que, ainda que quase na recta final, nos apresentas um fraisier de babar!!!
    Pode ter cedido e concordo com a Ma João (mania de cortar na manteiga...), mas não se nota e está lindo de morrer e eu já comia uma fatia é bem grande!!. Mal posso esperar pelo novo desafio que aí vem, pois sabendo a perfeccionista que sei que és, será algo de maravilhoso e lindo, como este fraisier.
    Um beijinho linda polenteira do meu coração,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Ficou fantástico o teu fraisier, nunca comi mas tenho a certeza que ia gostar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  9. Que lindo que ficou, gosto particularmente da decoração superior, com o toque dos mirtilos, ficou super elegante e fresco!! Parece que este mês de Junho tem sido a loucura para muita gente, o tempo não estica e não dá para tudo o que se deseja, não é? Mas o bolo ficou mesmo muito lindo.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Acho que está lindo e perfeito, como tudo o que tu fazes! beijinhos

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)