13/05/16

Spetsofaï




Todas as oportunidades são boas para cozinhar legumes de formas diferentes. Para os juntar e conjugar em soluções novas e saborosas que continuamente nos mostram o potencial, já tão bem conhecido, destas fontes de saúde que a natureza nos oferece.

Da Grécia chega este Spetsofaï que tanto me fez lembrar as nossas caldeiradas. Há algo no molho gerado pelo intenso aroma do pimento e pela suculência do tomate que cria enormes similaridades entres os dois pratos, em termos de sabor.
Sendo os vegetais a base essencial da gastronomia grega, olhando para o prato sente-se claramente toda a essência da dieta mediterrânea presente. E se esta não é realmente uma das melhores do mundo, não sei qual será?!

Tem um nome que nos é complicado de pronunciar mas é uma das receitas mais simples de executar. Mostrando-se mais uma excelente opção para aumentar a lista das refeições leves que o corpo começa a pedir por esta altura. Leve e principalmente bem delicioso, tem sido recorrente por cá, como prato principal ou acompanhamento da proteína. 
Outras versões que pesquisei usam salsicha fresca mas confesso que o adoro o toque do chouriço. Todavia, se não pretenderem consumir enchidos acreditem que fica igualmente excelente sem, sendo ainda uma forma bem fácil e interessante de confecionar beringela que, neste contexto, adquire imenso sabor.

Foi uma receita que me surpreendeu imenso pela positiva e que não poderia deixar de ser partilhada pelo bom que nos oferece: cor, vida, muito sabor e saudinha. Exactamente como se ser!  





SPETSOFAÏ
(Receita do livro Cozinha Internacional, da colecção "A Arte de Bem Cozinhar", Impala)

Ingredientes
(2-3 pessoas)

2 beringelas, médias
1 talo de alho francês
1 dente de alho, médio
1 pimento vermelho
1 pimento verde
3-4 tomates maduros, médios
Azeite qb
Sal marinho tradicional Marnoto, by Necton
Pimenta
120 gr de chouriço (boa qualidade) em rodelas
Oregãos frescos qb
Pão escuro torrado, opcional

Preparação

Cortar a beringela em rodelas (não demasiado finas para que não se desfaçam completamente ao cozinhar), salpicar com sal e deixar repousar cerca de 1 hora. De seguida enxaguar, deixar escorrer e secar com papel de cozinha.
Abrir o pimento, retirar as sementes e cortar em pedaços cerca de 3x3 cm. Laminar o alho francês, também não demasiado fino. Cortar os tomates em cubos pequenos (mantive sementes e pele).
Colocar um tacho largo ou uma frigideira grande anti-aderente ao lume com um fio generoso de azeite. Juntar a beringela e o pimento e deixar alourar por uns minutos até começar a ganhar cor. De seguida acrescentar o dente de alho esmagado, o alho francês, o tomate e os oregãos. Temperar com sal e uma pitada de pimenta, tapar e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos, evitando mexer muito (a receita original indicava 40 minutos mas achei excessivo). 
Entretanto, noutro tacho, colocar as rodelas de chouriço a fritar na própria gordura, sem deixar que fique demasiado duro.
Juntar o chouriço aos legumes, envolver e deixar cozinhar mais 10 minutos.
Rectificar temperos, retirar do lume, polvilhar com oregãos e servir quente. Simples ou com pão torrado pincelado com azeite e polvilhado com oregão secos.

Nota: em relação à receita original apenas acrescentei o alho e a pimenta. 
Nota_1: o tomate liberta muito suco, mas se por ventura não estiver suficientemente maduro, pode sempre acrescentar-se um pouco de água à cozedura. O importante é que não agarre nem seque demasiado.




22 comentários:

  1. Faz lembrar o ratatuille mas com a particularidade de leva chouriço! Olha que deve ficar bem bom! Eu que adoro enchidos tenho a certeza que vou gostar imenso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, alguns pratos de legumes de outras paragens acabam por apresentar algumas semelhanças entre si. Olha, este agradou-me particularmente :)

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Adoro este tipo de receita. E a junção do tomate e do pimento é um sabor que me agrada também particularmente...aqui a única coisa que me deixa com dúvidas é a pobre da beringela, que continua sem me seduzir.... ;)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo Marta, gosto e como beringela, mas também não é dos meus legumes de eleição. Mas sabes que aqui fica muito mais agradável e apetecível! :) Experimenta.

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Nós adoramos legumes, e esta combinação é das nossas preferidas! Claro que não nos lembraríamos de juntar o chouriço, mas parece-nos ter tudo para dar certo :p e ficou tão bonitinho com estas cores todas!

    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Tiago e Catarina

    ResponderEliminar
  4. Que combinações perfeitas! Adorei!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Humm... Bem ao meu gosto.
    Que aspecto bom :)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Tem mesmo um aspecto de quero mais, já comia.
    BOm fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já repetia, São! Adorei este prato. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  7. Na minha opinião, receitas com legumes nunca são demais e esta está bem apetitosa e colorida :)
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Que delícia, vou experimentar um dia destes.
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  9. tem tão bom ar!!! Mas beringela e eu não combinamos, cai-me mal, será que não poderia substituir por courgette? Hmmmmm....
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miranda, sim é possível essa substituição. A textura será diferente mas acredito que resulte :)

      Bjinhos

      Eliminar
  10. Nunca tinha ouvido falar neste prato antes, mas parece-me muito bom! Adoro comida mediterrânea, vou ter de experimentar :)

    ResponderEliminar
  11. Amo tudo neste prato Polenteira e digo-te: O chouriço, sim, concordo contigo, mas com uma boa salsicha fresca italiana, misturando gregos e troianos, olha que também não deve ficar nada mal...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um prato feito também com salsicha e acredito que fique delicioso. Mas eu continuo a preferir o chouricinho :)

      Bjinhossss

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)