29/05/16

Bacalhau Lascado com Crumble de Camarão e Palitos de Polenta




É inevitável pensar como é estranha a forma que o nosso paladar tem de mostrar como pode ser educado (ou se calhar apenas despertado, não sei) sempre que estou a escrever uma receita de bacalhau.
A ironia de nunca me sair da memória o horror que tinha a este peixe em miúda, em contraponto ao carinho que lhe tenho hoje.
O odiado que agora me leva a preferi-lo e pedi-lo em bons restaurantes da especialidade, em vez de uma boa carne. O monstro que quase me fazia vomitar que hoje me sabe pela vida.

Escolhi esta receita para partilhar no Dia Nacional da Gastronomia, instituído pela primeira vez este ano e que se celebrará sempre no último Domingo de Maio, por ter na sua base o rei da nossa mesa (cliché ou não, é a realidade) e por me levar a conhecer um pouco melhor um pedacinho de Portugal. Pois com este prato concorri e venci o Passatempo do Dia dos Namorados da Knorr/Abreu. O prémio, esse contribuirá para uns bons dias de reposição de energias e diversão na melhor companhia, e seguramente, aumento de conhecimento em relação à nossa rica gastronomia. 
Um prato cheio de vantagens, portanto, e uma escolha que só posso agradecer aos promotores do concurso.  

É uma receita simples, onde o bacalhau, apesar de conservar a sua natureza, ganha uma nova dimensão pelos sabores e texturas criadas nos legumes envolvidos no camarão, e relaciona-se na perfeição com a minha querida e discreta polenta.







































BACALHAU LASCADO COM CRUMBLE DE CAMARÃO E PALITOS DE POLENTA

Ingredientes
(2 pessoas)

80 gr de polenta pré-cozinhada
200 ml de água
1 caldo Knorr Alho e Coentros
1 posta de bacalhau, grande e alta
4 camarões, médios
2 dente de alho, médios
Azeite qb
1 cm de gengibre fresco
1/2 caldo Knorr de Caldo de Marisco
3 colheres (sopa) de azeitona preta, picada
80 gr de espinafres
60 gr de cogumelos shimeji
Pimenta qb
Sal qb
Coentros frescos

Preparação

Começar por preparar a polenta, levando a água ao lume juntamente com o caldo Knorr Alho e Coentros, quando a água ferver juntar a polenta, em chuva e lentamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar 4 a 5 minutos, continuando a mexer, e retirar do lume. Colocar num recipiente quadrado ou rectangular, previamente forrado com película aderente, alisar a superfície, e levar ao frigorífico cerca de 1 hora.
Levar a posta de bacalhau a cozer em água abundante durante 7-8 minutos. Retirar da água, deixar arrefecer um pouco, retirar pele e espinhas e lascar com cuidado em pedaços médios.
Entretanto colocar numa frigideira anti-aderente um fio generoso de azeite, dois dentes de alho esmagado e o gengibre ralado. Quando a azeite estiver bem quente introduzir os camarões, meio caldo Knorr de Caldo de Marisco e deixar alourar bem de ambos os lados. Quando estiverem bem cozinhados retirar, cortar em pedaços pequenos e juntar à azeitona preta e a uma colher de sopa de coentros picados. Reservar.
Retirar os dentes de alho da frigideira, adicionar duas colheres de sopa de água quente e levar as lascas de bacalhau a alourar de ambos os lados.
Retirar o bacalhau da frigideira e coar o molho sobrante para um recipiente.
Na mesma frigideira colocar os espinafres grosseiramente laminados e os cogumelos, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar 3-4 minutos até os legumes amolecerem e cozinharem ligeiramente. 
Tirar a polenta do recipiente, rejeitar a película aderente e corta-la em tiras de modo a formar palitos. 
Montagem: dispor um pouco de espinafres com cogumelos no prato de servir, colocar os palitos de polenta à volta, seguido das lascas de bacalhau por cima dos legumes e terminar espalhando o crumble de camarão, azeitona e coentros, a gosto. Regar com um pouco de molho e servir. 



5 comentários:

  1. Ao contrário de ti, sempre adorei bacalhau, desde miúda, aliás em criança bacalhau cozido com grão era um dos meus pratos preferidos. Ainda hoje em dia adoro qualquer prato de bacalhau, infelizmente nem o meu marido nem o meu filho são apreciadores por isso não é dos peixes mais consumidos cá em casa... já a polenta é que não consigo apreciar, eu que sou toda mamma italiana!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana,
    também tenho esse sentimento de "educação do palato" em relação ao alguns alimentos/receitas. Assim de repente lembro-me de açorda, uma receita que detestava em miúda, e que agora adoro... Bacalhau sempre gostei. Lembras-te quando o bacalhau com natas estava na moda?! Eu adorava e sempre que havia era o prato que escolhia :) Hoje em dia, cada vez uso menos o bacalhau em receitas, e nem tenho grande razão para tal, mas é um facto.
    Antes de mais parabéns por teres sido a vencedora do passatempo. Gostei muito da tua proposta, e fiquei de olho nesse "crumble" de camarão!
    Beijinhos doce
    Marta Dionísio

    ResponderEliminar
  3. Adoro polenta, um prato lindo e diferente, existem milhares de receitas do nosso famoso bacalhau.

    Esta é uma muito requintada adorei :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que há essa mudança em nós!
    Acho que todos somos mais esquisitinhos enquanto miúdos!
    Eu nunca foi com peixe, mas com vegetais!
    Esta tua sugestão é uma verdadeira maravilha!
    Adorei o crumble!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Polenteira linda,
    Pois eu também tinha horror a bacalhau em miúda, mas acho que por ser sempre cozido, com batatas, grão e blá, blá...
    Depois de descobrir que havia 1000 manietas de cozinhar bacalhau, amo de paixão!
    A tua proposta está de dar água na boca e olha, adoro tudo, até a polenta, lol!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)