04/03/16

Trufa Pops




Para que os miúdos possam abusar um pouco mais nas festinhas, sem que a absorção de quantidades industriais de açúcar seja uma preocupação para os pais, esta proposta vem tirar partido das chamadas trufas energéticas/saudáveis, adaptando-as à realidade infantil.

Fazendo alguns twists ao nível do aspecto e acessórios, conjugando sabores ligeiros e texturas que tenham boa aceitação ao palato dos mais pequenos, surgem umas bolinhas que, à semelhança dos Cake Pops, os impele à prova. Daí o nome de Trufa Pops, que, não possuindo açucares mas garantindo o devido aporte energético e nutritivo, se mostram ideais para adoçar e animar os dias dos miúdos.    

Estas deliciosas bolinhas dão forma à rubrica semanal Inspirar & Nutrir, do site de nutrição da Dra. Carla Fernandes, e apesar de poderem encaixar num ambiente mais infantil, farão, igual e seguramente, as delícias de qualquer adulto.

Porque os ares primaveris já se começam a sentir e porque fazê-las é do mais fácil que há, aconselho vivamente a experiência. Por cá fizeram sucesso! 







































TRUFA POPS (Cenoura, Côco e Amêndoa)

Ingredientes
(7-8 trufas)

2 cenoura médias 
2 colheres (sopa) de côco ralado + 1 para polvilhar
2 colheres (sopa) de amêndoa ralada
2 colheres (sopa) de manteiga/pasta de amêndoa, caseira
6 tâmaras, sem caroço e previamente demolhadas durante 30 minutos
1 pitada de canela
1 pitada de gengibre
1 colher (sopa) de grué de cacau
50 gr de chocolate de culinária (70%) de cacau

Preparação

Descascar, ralar e espremer bem a cenoura para que perca o máximo de liquido possível.
Num triturador/processador colocar todos os ingredientes, à excepção do grué de cacau e do chocolate, e triturar até se encontrarem perfeitamente envolvidos e formarem uma pasta algo densa. Se a pasta estiver demasiado fina, acrescentar mais uma colher de côco ralado.
Com as mãos formar bolinhas um pouco maiores que brigadeiros.
Misturar uma colher de sopa de côco ralado com o grué de cacau e passar as trufas na mistura até estarem bem preenchidas. Levar ao frigorífico cerca de 30 minutos.
Entretanto derreter o chocolate em banho maria e quando estiver perfeitamente liquido usar para decorar as trufas a gosto, mergulhando-as parcialmente no chocolate ou "pintando-as" com ele.
Esperar um pauzinho em cada uma e colocar na base/prato de servir.
Conservar no frio.





3 comentários:

  1. Adorei!! Realmente, uma maneira saudável de comer esta guloseima, que tanto adoro! As tâmaras dão sempre um adocicado muito bom onde quer que sejam usadas, aqui não será diferente com certeza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Devem ser óptimas e ficam com um aspecto bem guloso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)