01/02/16

Cake Pops Despenteados



Não sendo uma festividade que actualmente me diga muito, lembro-me bem de adorar mascarar-me em miúda, e reconheço que desde que fui mãe recuperei um pouquinho da piada que o Carnaval costumava ter.

Ora, nesta fase, em que se espera alegria, cor e diversão, considero acertadíssima a escolha do tema "Cake Pops" para o desafio deste mês do "Dia Um... Na Cozinha". 
Já tinha feito Cookie Pops, mas com bolo foi uma estreia por cá. Já tinha metido a mão na massa num workshop, mas andava a adiar a experiência até à próxima festinha do pequeno, apesar de estar bem curiosa com a sua reacção.
São elementos que permitem considerável versatilidade e se adequam aos mais distintos ambientes e projectos, encantando com grande facilidade ao permitirem resultados giríssimos.

A receita que segui não podia ser mais simples, uma vez que aproveitei metade deste bolo de chocolate, já de si muito denso, e bastou misturar o meu creme pecaminoso de eleição, Nutella.
Envolvendo tudo muito bem, a massa fica imediatamente no ponto de trabalhar as bolinhas. Função que se mostrou bastante fácil.
Optei por lhes dar um ar mais descontraído, ou se quisermos, uma fantasia bem colorida e despenteada, combinando com esta festividade de folia.

Nunca faço este tipo de docinho pois sei que se podem tornar viciantes. E sabia que estava a correr um risco enorme ao usar nutella nestes meninos.
Enquanto o meu filho pegou imediatamente num colorido, comeu apenas parte da "casca" e rejeitou o interior, eu, nos coloridos nem toquei, mas nos de chocolate... Bem, por aqui me fico. 

Até ao próximo desafio!







































CAKE POPS DESPENTEADOS

Ingredientes
(14 unidades)

|Massa/Recheio
1/2 bolo de chocolate (esta receita)
5 colheres (sopa) de Nutella

|Cobertura/Decoração
80 gr de chocolate para culinária (70% de cacau)
60 gr de pepitas de chocolate de amarelo  
14 pauzinhos
3 canudos de waffle com chocolate
Bolinhas de açúcar coloridas
Círculos de açúcar coloridos
Bolinhas de açúcar coloridas, tons chocolate (preto, branco, bege)

Preparação

Desfazer o bolo em pedaços. Juntar a nutella e, com as mãos, envolve-la bem nos pedaços de bolo. Amassar até estar tudo muito bem ligado e uniforme. A massa deverá agregar-se bem mas sem estar demasiado gordurosa.
Moldar bolinhas, um pouco maiores que brigadeiros, e levar ao frigorífico cerca de 20 minutos.
Entretanto partir com as mãos os canudos de waffle e juntar bolinhas de açúcar de tons chocolate (preto, bege e branco). Noutro recipiente juntar as bolinhas de açúcar coloridas com os círculos de açúcar coloridos. Reservar.
Derreter os chocolates, de forma separada, em banho maria. Quando estiverem líquidos passar para um copo ou outro recipiente mais estreito e alto. Molhar a ponta dos pauzinhos no chocolate derretido e espetar delicadamente nas bolinhas, sensivelmente até meio da massa. Deixar secar 5 minutos. 
Introduzir cada bolinha no chocolate derretido pretendido - negro ou amarelo - e deixar escorrer o excesso. Polvilhar com a mistura bolinhas-círculos colorido os cake pops amarelos, e polvilhar com a mistura de waffle-bolinhas tons de chocolate os cake pops de chocolate, a gosto e abundantemente.
Espetar os pauzinhos numa base, tipo esponja de arranjos de flores ou algo do género e deixar secar completamente.






14 comentários:

  1. Ficaram lindos e bastante apetecíveis. Humm...
    Que bom. Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Susana, o que eu me ri logo pela manhã, com o nome que deste aos teus cake pops!!! Despenteados... muito bom! :) Olha, ficaram lindos, aquele interior de bolo de chocolate está irresistível e acho que podia comer todos os de chocolate e dispensava os coloridos... heheh.
    Também não sou adepto do Carnaval, mas com crianças é normal que esta data seja celebrada.
    Gostei muito das tuas imagens, estão lindas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que contribui para umas boas risadas, Célio. :) Mas ao olhar para o resultado final, principalmente nos que tem os pedaços de waffle, só me ocorreu esse nome. :D
      Obrigada pelas palavras.

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Uau, os teus cupcakes ficaram bem gulosos.
    Adorei a ideia de usar os canudos de waffle triturados na cobertura.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/02/dia-um-na-cozinha-cakepops-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carla!
      Acho que lhes deu um bem bem engraçado :)

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Olá Susana. Mesmo despenteados os teus cake pops ficaram o máximo :) adorei a ideia de usar nutella, embora é como dizes, torna-se mais difícil comer só um.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Paula! Para apaixonados por Nutella como eu, não foi fácil não senhor :)

      Bjinhosss

      Eliminar
  5. Ficaram lindos e divertidos. ;)
    Gostei da ideia da nutella.
    Bjs
    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz cake pops acreditas?? Nunca me seduziram muito, embora os ache lindos e gosto muito destes teus despenteados, lol!!
    Beijocas fiiilllhhhaa!!!
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, pois eu também ainda não tinha feito ;)
      Mas as crianças deliram, como é normal!

      Bjinhos

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)