01/10/14

|comer| Vatapá de Bacalhau e Camarão







Porque o bacalhau é o peixe-rei da mesa portuguesa, um dos alimentos preferidos e de maior destaque na nossa gastronomia, não consigo explicar.
Mas suspeito que a sua incrivel versatilidade, sabor e potencial, façam com que seja tão adorado, consumido numa média de 7kg/ano por cada português e confeccionado das formas mais díspares, variadas e interessantes do que qualquer outro ingrediente.

Mas nem sempre pude dizer isto deste peixinho que não pode faltar nas cozinhas portuguesas.

O bacalhau era simplesmente o alimento que mais odiava em miúda. E não estou a exagerar o sentimento, não. Simplesmente não o suportava. Do seu cheiro ao sabor ou textura, tudo era horrivelmente mau naquele peixe. 
Ao ponto de desenvolver as peripécias mais engraçadas quando me obrigavam a come-lo na escolinha. Um verdadeiro filme que não vale a pena estar aqui a relatar, para não impressionar estomagos mais sensíveis. 

É-me impossível explicar esta repulsa, e ainda hoje não consigo saber quando comecei a aceitar e mais tarde a adorar bacalhau. 
Sim, porque hoje sou daquelas pessoas que vai propositadamente a um restaurante especialista em bacalhau para me deliciar com uma boa posta. Algo que me impressionava imenso em miúda e um hábito que os meus pais tinham: pedir bacalhau num restaurante! Como era possível?!?

Posto isto, esta 17ª edição do desafio "Dia 1... Na Cozinha" teve a capacidade de me fazer recuar no tempo, e se calhar até me redimir, assumindo declaradamente o quanto era injusta com este grande alimento.

Podia ter optado por respeitar a bela da posta e fazer um pratinho mais imponente e elegante, mas admiro estas diferenças culturais, e já andava de olho nestes sabores. 
Foi uma forma diferente de o confeccionar, e melhor ainda, pôr os homens da casa, principalmente o pequenito, que ainda embola imenso o bacalhau na boquita, a come-lo sem reclamações.

O Vatapá é um prato brasileiro, típico da baía, porém de influências africanas. Caracterizo-o como uma forte e bem rica açorda, com sabores marcantes e uma textura cremosa. 
Depois de algumas pesquisas, onde encontrei receitas com as suas disparidades habituais, criei a minha versão, mais ajustada aos nossos gostos.

Apreciamos muito o resultado e fica a sugestão de mais uma maneira, talvez a nº35.728, de confecionar este nosso delicioso amigo.

Espero que gostem!


  

VATAPÁ DE BACALHAU E CAMARÃO

INGREDIENTES
(4 pessoas)

3 postas grandes de bacalhau demolhado
20-25 camarões médios cozidos
3 fatias de pão de forma sem côdea
1 cebola grande
3 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 pimento verde
1 tomate grande maduro
Polpa de tomate (se necessário)
1 raminho de salsa
2 col. sopa de caju triturado
150 ml de leite de côco
Sal
Pimenta
Gengibre em pó
Coentros em pó

PREPARAÇÃO 

Retirar a pele e as espinhas ao bacalhau e desfia-lo. Descascar o camarão. Reservar.
Levar a triturar a cebola, o alho, os pimentos e a salsa. Pelar, abrir e retirar as sementes do tomate e tritura-lo também. Reservar.
Desfazer o pão em pedaços pequenos e colocar de molho uma taça com água.
Numa frigideria anti-aderente colocar um fio generoso de azeite e levar o bacalhau, escorrido, a alourar durante 3-4 minutos. 
Acrescentar a mistura da cebola com os pimentos e deixar cozinhar uns 5 minutos. Temperar com sal, pimenta, uma pitada de gengibre e de coentros.
Adicionar o tomate, o caju, o camarão e o leite de côco e deixar cozinhar mais 2-3 minutos. Adicionar o pão, escorrido, e envolver bem. Rectificar temperos e deixar cozinhar no máximo 5 minutos, até o molho começar a reduzir. Se eventualmente secar demais acrescentar um pouco de polpa de tomate.
Retirar do lume, polvilhar com salsa picada e servir acompanhado de arroz branco soltinho.

Nota: coloquei menos pão do que as receitas que encontrei, na generalidade, sugeriam. Talvez por isso tenha ficado menos cremoso em termos de aspecto. 
Para agradar a todos subsititui os coentros frescos por salsa.
Nota_1: É importante ter nocção de que começando a arrefecer engrossa bastante, pelo que deixei com algum molho.

Para uma vivência mais fiél do prato, esta é a sugestão deixada numa das receitas que encontrei: "Servir com aquele jeito de moça faceirosa, paquerando os moços bonitos do pedaço, sem largar o rapaz direito que é seu namorado." 

Fica ao critério! :) 



14 comentários:

  1. Parecias a minha filha a falar da repulsa pelo bacalhau :) só que ela ainda não gosta.
    Não conhecia esse pratinho, mas adorei e a apresentação e fotos estão fantásticas.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      Leste tudo?? É que até me assutei quando olhei para o tamanho do texto :) Fico contente!
      Não te preocupes que se for como eu passa a gostar quando crescer, mas entendo-a, era mesmo um ódio de morte, algo inexplicável mesmo.

      Obrigada!
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Nunca comi mas pelo aspecto deve ser tão bom!!
    Gostei muito
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana,
    Lembro-me da minha mãe dizer que havia duas coisas que desejou sempre e nunca se cansava de comer, nos 9 meses em que estave grávida de mim. Era o queijo e o tão afamado bacalhau. Coincidências ou não, eu lembro-me de gostar destes dois ingredientes desde sempre. O bacalhau sempre fez parte da ementa lá de casa e ainda hoje a minha forma preferida de o comer é assado na brasa e a "nadar" em azeite. O meu pai comia-o assim imensas vezes e eu adorava.
    Quanto ao teu pratinho, desconhecia a sua existência, mas deixa-me que te diga que a tua sugestão nº35.728 está para lá de deliciosa. Acho que o caju e o leite de coco devem ter enriquecido e muito este prato. ;) Uma receita para testar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá :)....
    Que aspecto magnifico e apetitoso :).... Adorei a tua sugestão :D...
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana.
    De facto, em pequena, também não adorava bacalhau. A minha filha mais velha sempre gostou. Na escola primária, quando lhe perguntavam qual era a comida preferida, ela respondia "bacalhau com grão" :D Já a mais nova nem pode vê-lo, só disfarçado, à brás ou com natas.
    Adorei esta sugestão. É muito original, mais uma maneira de confeccionar o fiel amigo, e gosto muito dos sabores africanos.

    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  6. Uma receita em jeito de açorda enriquecida. Fiquei fã e vou ter de fazê-la para os meus comensais. Também opto pela versão com menos pão.
    Gostei, ou melhor, amei.
    beijinhos para ti.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Susana,

    Não me admira o teu antigo ódio de estimação pelo bacalhau, pois também eu o tinha e a minha filha também o nutre ! :)
    Ainda bem que hoje o adoras pois é de facto um elemento imprescindível nas nossas cozinhas ! Por aqui é bacalhau para mim e marido e pescada para a minha esquisitinha ! :)
    Trouxeste um prato invulgar e de apresentação excelente, convida-nos a sentar à mesa, provar e repetir para constatar ! :)
    Obrigada pela tua companhia ! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  8. Uma sugestão diferente, original e muito apelativa. Fiquei com vontade de testar, esta vou levar comigo :)
    Excelente participação.

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia este prato, mas gostei bastante da sugestão ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Um prato que não conhecia mas que fiquei rendida! :)
    Deve ser delicioso, com o leite de coco e com o caju, já fiquei aqui a sonhar com ele!
    Ainda bem que passaste a gostar de bacalhau! Eu acho-o tão bom! (Eu também não gostava de muita coisa em miúda e agora adoro!)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito de vapatá mas só de comer, nunca fiz. Que corajosa :) Deve estar óptimo.
    Nunca tive essa repulsa do bacalhau mas compreendo muito bem.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Adorei a sugestão! Desconhecia por completo o prato mas vou querer testar :)
    Bjs

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)