18/11/16

Zoodles de Cogumelos, Feijão Freto e Pesto de Amendoim









































Esta receita é-me especial. Apenas e só porque foi pensada e feita para uma pessoa especial.
E isto de ser especial não tem nada de fácil ou unânime. Até porque se pensarmos que somos todos iguais, que vimos do mesmo, que vamos para o mesmo, que somos apenas mais um no meio dos milhões que povoam este planeta, podemos questionar se fará algum sentido destacar esta ou aquela pessoa.  
Pois para mim faz. Muito sentido.

Ela é só mais uma, de facto. Mas é daquelas que consegue marcar a simples vida dos outros de forma igualmente simples. Com a sua constante atenção, o seu discreto carinho e, principalmente, a sua força inspiradora.

Estes Zoodles foram idealizados e executados para a Paula. A miúda especial que vai marcando a vida de muita gente com quem se cruza. Que não desiste, que se dedica ao que ama por inteiro e que é fiel à sua essência. Que se envolve e gere as coisas para todos podermos passar momentos inesquecíveis. Felizes. Que se mexe e faz, por ela e por nós. Que nos faz Viver mais. 

E que nunca deixes de fazer a tua magia. 
Sempre com muito amendoim, claro!

Nota: em relação à receita justifica-se dizer que foram dos melhores zoodles que já fiz e comi. Basta enrolar tudo no garfo e deixar a felicidade dar-se.  








































ZOODLES DE COGUMELOS, FEIJÃO PRETO E PESTO DE AMENDOIM

Ingredientes
(2 pessoas) 

Azeite
2 dentes de alho
2 curgetes, médias
7-8 cogumelos paris, grandes
Sal marinho
Pimenta preta
Gengibre em pó
Mistura de especiarias
Mangericão fresco
3 colheres (sopa) de pesto de amendoim*
4-5 colheres (sopa) de feijão preto cozido
2 colheres (sopa) de granola salgada (adaptei esta receita)
1 colher (sopa) de amendoim torrado, grosseiramente partido
Lascas de parmesão ou pecorino

*Pesto de Amendoim
4 colhes (sopa) de amendoim torrado
1 dente de alho, grande
12-15 folhas de mangericão fresco
Azeite qb
Sal marinho
Pimenta
80 gr de queijo parmesão ralado
Sumo de limão

Preparação

Começar por preparar o pesto de amendoim com antecedência.
Numa trituradora ou processador colocar o amendoim, o alho o mangericão, o sal e a pimenta. Triturar muito bem até obter um preparado o mais homogéneo possível. Acrescentar o queijo parmesão e azeite a gosto. Triturar mais um pouco. Rectificar temperos e acrescentar mais azeite se estiver demasiado espesso. Adicionar o sumo de limão e triturar até envolver bem.
Guardar num frasco hermético bem fechado e conservar no frio.
Para os zoodles: com o espiralizador "afiar" a curgete que ficará em forma de noodles/esparguete. Laminar os cogumelos em pedaços médios. Reservar.
Levar uma frigideira anti-aderente ao lume com o azeite. Juntar o alho e a mistura de especiarias e deixar libertar um pouco de sabor mas sem queimar o alho. Acrescentar os cogumelos e passado 2 minutos a curgete. Temperar com sal, pimenta e gengibre e deixar cozinhar cerca de 3-4 minutos em lume alto. 
Acrescentar o pesto e o feijão preto e envolver bem. Verificar temperos, adicionar o mangericão picado, deixar cozinhar mais 1-2 minutos e retirar do lume.
Colocar no prato de servir, polvilhar com granola salgada a gosto e amendoim, e finalizar com as lascas de queijo. 
Servir!




4 comentários:

  1. Há uns tempos ofereceram-me um espiralizador e desde então tenho feito zoodles muitas vezes! Esta parece-me uma combinação arriscada, porém deliciosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Susaninha!
    As tuas receitas cada vez me fascinam mais! A tua criatividade não Tem limites moça! esta então.... pesto de amendoim... granola salgada com caril.... zoodles... combinações eventualmente improváveis, receitas divinais.
    Amei.
    Beijos
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Também acho que faz sentido! Gostei de ler a 'dedicatória' tão bonita :) Os zoodles também são uma dedicatória linda, com esse bom aspeto :D

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)