30/11/16

Frango à Bruçó










































Vindo eu de uma família de boas cozinheiras mas sem grande tradição de receitas que atravessam gerações, descobrir esta fez-me feliz.  

Conheci-a há uns valentes anos em visita à aldeia de um amigo. Em Trás-os-Montes, Mogadouro, numa zona fronteiriça a Espanha, com fortes raízes associadas à caça. 
Quando a matriarca nos presenteava com este prato, que desde logo nos conquistou, usava perdizes. Como nunca se mostrou fácil consegui-las frescas e com a qualidade das originais, por uma questão de facilidade optei por usar frango em substituição.

Desde aí comecei a replicar este prato, cujo nome nunca soube ou questionei, sempre com frango. Decidi então dar-lhe o nome da aldeia transmontana onde o conheci e saboreei.

A mescla, aparentemente tão evidente, de ingredientes tão distintos mas absolutamente complementares, reflecte-se num resultado bem vernáculo e do mais delicioso que há.
Sobressai o uso e conjugação inteligente dos alimentos que a terra oferece. Destaca-se uma sensibilidade e conhecimento naturais do que pode funcionar em pleno quando junto. E atinge-se uma comida altamente reconfortante e capaz de aquecer qualquer coração. 

Marta, este manjar tão apreciado por familiares e amigos, segue para a tua robusta mesa de Novembro, onde a Castanha é rainha por mérito e direito. Lamentavelmente não consegui contribuir com outras sugestões que tanto queria fazer. Espero que gostes!   







































FRANGO À BRUÇÓ

Ingredientes 
(3-4 pessoas)

1 frango cortado em pedaços
Azeite qb
1 cebola média
3 dentes de alho
2 folhas de louro
Sal
Pimenta
Pimentão doce fumado
80 ml de vinho branco
Água/caldo de frango qb
16-20 tiras finas de bacon fumado
1/2 couve lombarda
250 gr de castanhas congeladas
Arroz branco para acompanhar

Preparação

Num tacho grande de fundo grosso, levar ao lume um fio generoso de azeite, com a cebola picadinha, os dentes de alho esmagado e as folhas de louro partidas. Quando estiver bem quente (mas sem permitir que o alho queime) levar as tiras de bacon a fritar. Assim que estejam douradinhas retirar e reservar.
Adicionar uma boa pitada de sal, pimenta e pimentão doce fumado e levar o frango a caramelizar. Deixar o frango cozinhar uns 7-8 minutos até estar bem douradinho. Ir vigiando e virando para não agarrar demasiado.
De seguida acrescentar o vinho e um copo de água, rectificar temperos, tapar o tacho e deixar o frango cozinhar. Ir verificando para não permitir que seque completamente. Se necessário acrescentar mais água/caldo.
Passado uns 10-15 minutos, juntar a couve, em pedaços grandes, apenas cortada pelo veio, e passado 5 minutos acrescentar as castanhas.
Deixar cozinhar até as castanhas estarem no ponto. 
Retirar do lume e servir bem quente acompanhado de arroz branco solto.

Nota: Se o tacho não for grande o suficiente é preferível retirar o frango no momento de acrescentar a couve as castanhas. No final reintroduz-se e envolve-se tudo antes de servir. 
Nota_1: Nem sempre o faço, mas o frango pode ficar temperado de véspera (com sal, pimenta, pimentão doce, alho e vinho branco) para um resultado mais apurado da carne.
Nota_2: É óptimo servido com algum molho do frango, ou mais seco. Fica ao critério. 

   


6 comentários:

  1. Ai este franguinho! Deve ser tão bom! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Susaninha,
    que coisa boa. Adorei a história que acompanha a receita :) Além do sabor, que neste caso deve ser realmente muito bom porque o aspeto não deixa negar, adoro receitas com tradição, daquelas que são como portos-de-abrigo, aquelas que fazemos quando nos queremos sentir bem e fazer os outros sentirem-se bem.
    Vamos claramente fechar o mês em pleno, com receitas muito especiais!
    Gostei mesmo muito Susana, e esta vai claramente para a minha lista :)
    Beijinhos enormes e OBRIGADO!
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Bruçó foi a palavra mágica que fez com que esta fosse a primeira receita a ler de todas as do mês de Novembro.
    Não sou tranmontana mas tenho muitos amigos transmontanos em Sendim, que fica relativamente perto de Brucó.
    E esse prato, só de olhar tem alma transmontana. Claro que com perdiz deve ficar um primor. Eu acho que vou experimentá-lo com Codorniz que é o que costumo usar quando tenho que substituir as perdizes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Minha amiga,
    Adoro!! Assim que publicaste no insta a primeira vez, percebi logo que era a minha cara. A comparar com o prato que preparei para a marta, claro que está mais que garantido que vou adorar, pois a combinação castanhas, frango e couve é maravilhosa e este teu, com a adição do bacon, vai já para a minha lista dos "a fazer" e sendo receita de trás-os-montes, a minha terra, só pode ser dos deuses mesmo.
    beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Escolha deste "FRANGO À BRUÇÓ" da seleção intrusa na cozinha de Novembro 2016. Sugestão + 1 dente de alho e menos 16 tiras finas de bacon fumado.

    Cozinhados com carinho

    ResponderEliminar
  6. A alteração da carne para frango é uma boa ideia, é mais simples de encontrar e é tão bom! Fiquei curiosa com os sabores desse prato frango tão interessante :) E adorei o nome, soa bem :D

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)