20/10/16

Prinsesstårta (Princess Cake)












































Chegados à 10ª edição do Sweet World, que muito me/nos tem ensinado e estimulado, a opção do tema afasta-se de pressupostos sazonais e vem apostar num aumento do grau de dificuldade, a fim de puxar um pouco mais por nós. Sendo que, é sempre bom relembrar, este é um dos objectivos essenciais do desafio.

Neste contexto hoje apresentamos o Prinsesstårta, Princess Cake ou Bolo Princesa. Um tradicional bolo de origem sueca, de carácter festivo e aspecto curioso, bem elaborado e elegante. 
É um bolo tão querido pelos suecos que originou a promoção do evento Prinsesstårta Week, que decorre anualmente na terceira semana de Setembro.

A primeira referência à receita original remonta a 1948, num livro da autoria de Jenny Åkerström, professora das três filhas do rei Carl. Sendo que as princesas Margaretha, Märtha e Astrid, o tinham como seu favorito. 
Daí o seu nome actual, uma vez que originalmente assumia a denominação de grön tårta (bolo verde), dada a cor da sua superfície em massapão colorido. 
É também frequente encontra-lo noutras cores e variantes, que acabam por corresponder a outras denominações. Quando rosa ou vermelho o bolo chama-se operatårta (opera cake) e quando azul denomina-se de prinstårta (prince cake).

Quando visualizamos o seu interior facilmente percebemos que é estruturado por camadas que se dividem entre massa de bolo, creme e doce. Finalizando com um interessante massapão verde que lhe garante o efeito semicircular. A decoração final passa pelo uso de uma flor em massapão cor de rosa e açúcar em pó.
Segundo apurei diz a tradição que essa rosa seja comida pelo aniversariante, no caso do bolo ser usado para essa celebração, como é habitual.

Ora, para obtermos um verdadeiro Princess Cake necessitamos de seguir este tipo de camadas:
- Bolo (Massa Genoise)
- Doce de Framboesa ou Morango
- Creme Pasteleiro/Custard Cream
- Natas/Chantili
- Massapão

Ainda que existam algumas pequenas variações, achei interessante esta imagem que encontrei na net, onde facilmente de percebe a estruturação do doce, que da base para o topo apresenta a seguinte ordem: bolo; doce; creme pasteleiro; bolo; creme pasteleiro; natas; bolo; massapão.



Estrutura do Bolo (imagem retirada da net)


Há ainda quem utilize calda de açúcar ou rum para humedecer a massa de bolo, mas é puramente opcional. E muito sinceramente não achei que fizesse falta nenhuma dados os elementos húmidos que já o preenchem. 

Depois de várias pesquisas e percepção dos seus componentes, conjuguei várias receitas para chegar a este resultado final. 
Pelo caminho descobri, no cantinho da Ana, muita informação útil e interessante que merece ser partilhada. Como sempre, esta pasteleira de mão cheia que nos costuma dar o prazer da sua participação, executa um excelente exemplar deste bolo sueco, pelo que, aconselho a não deixarem de espreitar.
Da receita da Ana aproveitei a dica de juntar o creme pasteleiro ao chantili, ao contrário da imagem esquemática acima apresentada, e de muitas outras receitas, em que se usam em separado.

Confesso que assim que olhei para o bolo fiquei apreensiva quanto à eventual técnica necessária para conseguir dar-lhe a estrutura e forma necessárias. E, claro, se estaria à altura de o conseguir.
Mas como este nosso desafio passa por isso mesmo, superação, lá agarrei a tårta com a garra possível, face às semanas complicadas que este Outubro me trouxe. E com toda a honestidade não o achei demasiado complexo. 
Sendo um bolo com vários elementos distintos executa-se bem por fases, permitindo maior permeabilidade nos timings.
Depois de fazer o bolo e o creme pasteleiro, avancei para o massapão com uma receita já conhecida e segura, que correu perfeitamente bem.
Chegada à altura da montagem (o único momento que poderia assustar) a coisa flui com naturalidade e deu-se favoravelmente.

O Princess Cake mostra-se um bolo muito interessante, com um assumido contraste de texturas e sabores, promovido pelas distintas naturezas das camadas e, se assim quisermos e controlarmos, não demasiado doce.
Foi mais uma surpresa bem agradável que realmente só o Sweet World me podia dar o prazer de ter.
Se se mostrava um bolo que à primeira vista acharia algo artificial (sugestão claramente dada pela sua camada verde), depois de executado e provado, passou a ser um bolo super qualificado para ocupar um espaço em qualquer mesa de festa cá em casa. 
Um nórdico aprovadissimo!

Se aceitam este desafio basta seguirem as seguintes regras:

  • Tem até ao dia 20 de Novembro para nos apresentarem o vosso Prinsesstårtadeixando aqui neste post o link da vossa participação;
  • Só participações enviadas até este dia serão consideradas; 
  • Neste mesmo dia, 20 de Novembro, será publicado no blog da Lia o tema da próxima edição;
  • round up desta 10ª edição será publicado aqui no blog no dia 25 de Novembro.







































PRINSESSTÅRTA (PRINCESS CAKE)

Ingredientes
(8-10 pessoas)

|Bolo/Massa Genoise (adaptada do blog Be Nice, Make a Cake)
4 ovos + 2 gemas
200 gr de açúcar
220 gr de farinha sem fermento
1 colher (sobremesa) de fermento 

|Creme Pasteleiro (adaptada da receita do Chef Luis Francisco)
350 ml + 50 ml de leite
100 gr de açúcar
6 gemas
1/2 colher (sopa) de extracto de baunilha (ou 1 vagem)
30 gr de amido de milho
20 gr de farinha de trigo
2 folhas de gelatina
200 ml de natas para bater
1 colher (sopa) de açúcar em pó
1/2 colher (sopa) de sumo de limão

3 colheres (sopa) de doce de framboesa

|Massapão 
100 gr de açúcar em pó + algum para polvilhar
100 gr de açúcar granulado "normal"
1 ovo grande, ligeiramente batido
200 gr de amêndoa ralada
2 gotas de corante verde (gel)
1 gota de corante rosa (gel)

|Decoração
1 flor em massapão rosa
Açúcar em pó

Preparação 

Começar pelo creme de pasteleiro. Levar ao lume o leite com as sementes de baunilha ou o extracto até ferver. Retirar do lume.
Hidratar as folhas de gelatina, cobrindo-as de água fria durante 7-8 minutos.
À parte bater ligeiramente as gemas com o açúcar e, mexendo sempre, verter muito lentamente o leite sobre as gemas.
Diluir a farinha e o amido de milho no restante leite e acrescentar ao preparado anterior.
Levar novamente ao lume brando, mexendo sempre, até que engrosse.
Nesta altura retirar do lume, escorrer bem a gelatina e adicionar ao creme, assegurando que diluem completamente. Mexer bem e reservar protegendo com película aderente junto ao creme.
Bater as natas até estarem bem firmes e juntar o açúcar e o sumo de limão. Bater um pouco mais e acrescentar ao creme de pasteleiro, já frio. Batendo lentamente até estar tudo bem envolvido num creme uniforme. Conservar no frio até usar (deverá estar no frio o tempo suficiente para que fique bem firme).

Para o bolo, pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo de duas formas redondas de 20 cm de diâmetro. Polvilhar com farinha e Reservar.
Bater o açúcar com os ovos e as gemas até triplicar o volume e a massa estar fôfa e esbranquiçada.
De seguida adicionar a farinha peneirada juntamente com o fermento, sem bater, apenas envolvendo com a vara de arames.
Distribuir o preparado pelas formas em quantidades iguais e levar ao forno cerca de 25 minutos até a superfície estar firme e a massa seca ao teste do palito.
Deixar arrefecer e desenformar. Cortar um dos bolos em 2 discos iguais e no outro cortar um disco o mais fino possível (o restante deste bolo não usei). Reservar.

Para o massapão, peneirar o açúcar em pó juntamente com o açúcar "normal". Juntar ao ovo e mexer um pouco. Colocar a mistura sobre um recipiente com água a ferver e mexer durante 10 minutos, até a mistura ficar macia e mais espessa.
De seguida retirar do calor e colocar o recipiente em água fria, até cerca de 5 cm de altura.
Nesta altura acrescentar a amêndoa ralada (peneirei antes) e depois desta estar envolvida, retirar cerca de 70-80 gr e adicionar o corante verde ao restante. Mexer bem até o tom da massa estar homogéneo, e numa superfície polvilhada com açúcar em pó, amassar até formar uma pasta firme e uniforme.
Ao massapão reservado juntar uma gota de corante rosa e amassar bem. Moldar uma flor/rosa a gosto. Conservar no frio.
Quando for para usar, colocar a massa numa superfície ligeiramente polvilhada com açúcar em pó, com o rolo pressionar, virando sempre em quartos de volta, de modo a criar a forma redonda pretendida. Quando estiver no tamanho certo usar. Se a massa estiver demasiado pegajosa e difícil de trabalhar, levar ao frigorífico 30-40 minutos e esticar de seguida (seguindo estas quantidades sobraram-me cerca de 100gr depois de cobrir o bolo)

Montagem:
No prato de servir colocar um dos discos mais altos, barrar com o chantili e distribuir o doce de framboesa por cima. Colocar o outro disco igual por cima.
De seguida distribuir o creme pasteleiro dando a forma semi circular que o bolo apresenta.
Pegar no disco fininho de massa de bolo e moldar ao creme, pressionando ligeiramente e reforçando a forma semi circular.
Por fim cobrir com a folha de massapão verde, já bem esticada, ajustando delicadamente ao bolo. Cortar os excessos com uma faca afiada ou cortador de pizza e garantir que a massa fica perfeitamente ajustada aos elementos interiores.
Levar ao frio umas horas, ou idealmente, de um dia para o outro.
Na hora de servir polvilhar com açúcar em pó e decorar com a flor em massapão.

Nota: entendo que os pontos cruciais para o sucesso deste bolo passam simplesmente por fazer um creme de pasteleiro bem consistente, e por deixar o bolo bastantes horas no frio para firmar bem. 
Não o consegui deixar de um dia para o outro e isso reflectiu-se na firmeza do creme.  
Todos os restantes passos são super acessíveis.

De qualquer das formas aqui fica uma útil ajudinha:
https://www.youtube.com/watch?v=jcySM0cMYv8




27 comentários:

  1. É mesmo um bolo de princesa, super lindo e delicado. :) Gosto muito desta vossa rubrica, aprendo sempre imenso. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Inês! :)
      Este bolo é uma verdadeira surpresa. Mesmo muito bom.

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Ai qye fatia louca! :-P
    Adoro
    Vou ver se consigo participar
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força, Carla!
      Este bolinho vale tanto tanto a pena. E não deve assustar ninguém. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Ai que este já complicou a coisa mas ficou tão lindo, quer por dentro como por fora, que eu vou ter de aceitar o desafio ;) Não garanto é que fique perfeito mas desde que fique comestível, já fico satisfeita :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não complicou nada, Carla. É só aparato! :D
      Estás super à altura, tenho a certeza, e no final vais adorar provar esta maravilha.
      Nunca pensei gostar tanto ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Ficou muito lindo , adorei o interior deve ser divino.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Ahhh este mês apanhei.... e parece divino como todos os outros, vamos ver como corre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É divino, Ana!
      Ainda bem que viste a toca a meter a mão na massa. :)

      Bjinhos

      Eliminar
  6. Olá Susaninha,
    esta edição a proposta aparenta ser bem desafiante. Numa abordagem inicial, realmente nem parece muito difícil, mas a montagem assusta um pouco :)
    O resultado final é lindíssimo, e dá vontade de tentar sem dúvida. E esse interior chama por mim....cheio de creme!!!
    Beijocas grandes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente como tu, Marta, só temia a montagem.
      Acredita que é mais simples do que parece. E se o deixares no frio de um dia para o outro é perfeito. ;)
      Tenho a certeza que te sairás lindamente.
      E sim, é altamente delicioso :)

      Bjinhos

      Eliminar
  7. Que bela princesa, Susana.
    É de facto lindo e esse interior é perfeito em todas as camadas. Acho que superaste lindamente o desafio!
    Não conhecia este bolo e gostei de ficar a conhecer. Também já fui espreitar o da Ana.
    Apetece mesmo comer uma fatia.
    Um beijinho riqueza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este desafio supreendeu-me imenso.
      Pensei francamente que me iria dar mais que fazer.
      Não ficou perfeito mas adorei executa-lo. Saborea-lo então nem se fala :D

      Bjssssss

      Eliminar
  8. Minha querida sócia,
    Já te disse e reforço, este Pricess cake está de gritos de lindo e espero eu que o meu me saia, pelo menos, metade desta perfeição.
    Estive a estudar receitas este fim de semana, cheia de vontade de o começar, mas desisti, fica para o próximo fim de semana, pois a coragem foi-se-me, lol.
    Um beijinho minha sócia polenteira sobre dotada.
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já te disse que ficará seguramente. Lindo e maravilhoso, não duvides. ;)
      E espera até o provares. Eu adorei!!!
      E mais uma vez Obrigada por nos desafiares assim <3
      Sabes o quanto adoro estas experiências.

      Bjinho grande

      Eliminar
  9. Este bolinho tem um aspecto estupendo ;-)
    Só uma perguntinha, pode-se pôr pasta de açúcar em vez de fazer o massapão?
    Acho que vou adorar :-)

    Bjinhos E N O R M E S
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia, este bolinho é mesmo brutal :)
      A receita original é mesmo com massapão. Podes optar por mudar para pasta de açúcar, dado o mesmo efeito final. Mas sinceramente acho que vais perder aquele toque inconfundível da amêndoa. ;)
      De qualuqer das formas sou suspeita, pois não suporto pasta americana.

      Bjinhos

      Eliminar
  10. Uau, ficou tão bonito! O desafio tem sempre receitas mesmo boas, esta é ótima para uma pessoa se testar a si própria :) Eu acho que desmanchava tudo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada! :)
      Sim, todas as propostas tem essa componente, mas esta é mesmo perfeita para nos desafiarmos mais a fundo ;)
      E no final até somos surpreendidas (eu também pensava que se ia desmanchar todo!).
      Vale tanto a pena ver que conseguimos e provar esta maravilha.

      Bjinhosss

      Eliminar
  11. Fantástico, Susana! Hoje fiz os deveres mas, conhecendo-me, talvez saia asneira... Tenho a mania de inventar e, às vezes, não corre bem... Adotei outra técnica para a montagem, mas acho que falhei nas medidas, veremos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Susana, cá estou eu a apresentar-vos a minha princesa ;)

    Não foi das tarefas mais fáceis, mas o resultado compensou o stress...

    http://www.fazecome.pt/2016/11/prinsesstarta-bolo-princesa-e-um-mundo.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Bem este fim de semana é o tal.... não posso adiar mais, mas aproveitei para ver a tecnica do rui e achei mais fácil, vamos ver. Mas tenho de usar pasta porque não gosto de massapão :)

    ResponderEliminar
  14. Ainda a tempo :) https://anasbageri.com/2016/11/20/bolo-princesa-e-a-ervilha-para-duas-princesas/

    ResponderEliminar
  15. E aqui fica a minha participação, feito ontem e comido hoje no aniversário de casamento dos meus pais. Afinal não teve mesmo nada de complicado e foi um sucesso, todos adoraram :)
    http://gulosoqb.blogspot.pt/2016/11/prinsesstarta-ou-um-bolo-de-aniversario.html

    ResponderEliminar
  16. Boa noite sweety.
    Com muitos atchins e embrenhada em lenços de papel não pude deixar de publicar a minha prinsesstarta. afinal já estava feita, fotografada e comida.
    Espero que te agrade :-)
    Muitas beijoquinhas
    CláudiaV

    http://dbiscoito.blogspot.pt/2016/11/bolo-princesa-em-dia-muitos-atchins.html

    ResponderEliminar
  17. Uppsss...
    Antes que seja tarde...

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/11/prinsesstarta-princess-cake_14.html

    Beijinho sócia,
    Lia

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)