16/09/16

Strawberry Tart Royale










































Este ano as velas do meu aniversário sopraram-se não em cima de um bolo mas antes sobre uma bela tarte.
Sou fã de tartes, sejam elas de que género forem. Esta em particular, do mais simples que há, acaba por parecer um doce de camadas, onde a fruta se intercala com massa folhada e chantili, de forma perfeita e equilibrada.

Um receita que me agradou assim que a vi no livro Tart It Up, do Eric Lanlard. Encantou de imediato pela beleza e simplicidade, pelo uso de fruta fresca, pela base folhada, que adoro, e pela frescura que emana.
É uma pena que se trate de um antigo clássico quase perdido, actualmente praticamente desaparecida do reportório dos chefs. Dado o seu impacto e qualidade é de lamentar. 
O que não lamento nada foi ter decidido fazê-la. É de facto adorável! 

Ainda não foi desta que me meti a fazer a massa folhada, mesmo que tenha poucas desculpa para não o fazer. Procurei uma massa de compra bem amanteigada para tentar que folhasse bastante e proporcionasse a leveza desejada.
A intensidade da banana flambé combina estupidamente bem com a frescura do clássico morangos-chantili. Foi claro, adorada e devidamente devorada.

Relativamente ao que esta beleza veio ajudar a celebrar, só posso esperar e desejar um ano bom, em véspera de mudança de década, sempre na companhia com o que de mais precioso podemos ter. Acreditando que a boa energia e beleza desta imagem só poderá trazer coisas positivas ao novo ano.
Obrigada, Vida!
  



STRAWBERRY TART ROYALE
(Receita do livro "Tart It Up!", de Eric Lanlard)

Ingredientes
(6-8 doses)

1 placa de massa folhada fresca (de preferência bem amanteigada)
2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
2 colheres (sopa) de açúcar mascavado escuro
2 bananas fatiadas, maduras mas firmes
2 colheres (sopa) de licor de banana (usei rum) 
200 ml de natas para bater
1 colher (sobremesa) de pasta ou extracto de baunilha
200 gr de morangos frescos
200 gr de açúcar 
Hortelã para decorar (opcional)

Preparação 

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Cortar um disco de massa folhada com 20 cm de diâmetro. Colocar sobre um tabuleiro de forno previamente forrado com papel vegetal. Pincelar a massa com manteiga derretida, pica-la com um garfo, colocar outro papel vegetal por cima e levar ao forno cerca de 15 minutos. Retirar o papel de cima e deixar assar por mais 5 minutos, até a massa ficar douradinha.
Numa frigideira anti-aderente derreter a manteiga juntamente com o açúcar mascavado. Acrescentar de seguida a banana e deixar alourar bem de ambos os lados, tendo atenção para que as rodelas não de desfaçam.
Verter o licor ou rum por cima das bananas e deitar fogo para flambear, agitando ligeiramente a frigideira. Retirar as bananas do lume e deixar arrefecer.
Bater as natas com a baunilha e 80-100 gr de açúcar, até ficarem bem firmes. Reservar no frio até usar.
Colocar a massa folhada no prato de servir (com um colherzinha de nata por baixo para que ela não deslize no prato), dispor a banana por cima, espalhar uma camada generosa de natas por cima da banana e distribuir os morangos a gosto. Decorar com hortelã.
Levar o restante açúcar ao lume num tachinho até caramelizar. Retirar do lume e com uma colher lançar fios cuidadosamente sobre os morangos. 

Nota: Percebi depois que comecei a lançar os fios com o caramelo demasiado liquido, pelo que, não consegui o efeito pretendido. Deverá deixar-se prender bem o caramelo para conseguir criar fios finíssimos. 




5 comentários:

  1. É uma tarte que não conhecia! E de facto é uma pena que ande esquecida! Visualmente é deslumbrante! E aposto que de sabor seja uma manjar dos deuses! Muitos parabéns minha querida! Desejo-te tudo de bom que a vida tem para oferecer! Que sejas sempre muito feliz e sobretudo que tenhas sempre muita saúde! Beijinhos grande

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, pelo teu aniversário, pelo teu trabalho. E votos de felicidades e doces experiências, sempre. Beijinho
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Que tarte linda! E as fotografias estão igualmente lindas! Parabéns pela receita e pelo aniversário :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais Muitos Parabéns pelo aniversário e depois pela partilha desta tarte que tem um aspecto delicioso. E nada como soprar as velas na sobremesa que mais gostamos :)

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  5. Acho que foi uma boa escolha para dia de festa :) celebrar com uma coisa que adoras, tartes!
    E que bonita ficou.
    Um doce para uma mulher doce!
    E vem a inspiração dum livro tão bonito.
    Que sejas sempre muito feliz, a fazeres o que mais gostas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)