06/12/15

Rabanadas com Requeijão e Coulis de Tamarilho




No restrito grupo de doces natalícios que nunca faltam cá em casa nesta quadra que se aproxima, as rabanadas tem lugar de destaque.

Por vezes, na tentativa de reduzir os exageros da mesa de Natal, vai-se suprimindo este ou aquele doce que até não agrada a todos. Mas a presença das rabanadas é sempre garantida. Seja com calda simples de açúcar ou de Vinho do Porto (ou por vezes as duas!), estão sempre lá.
A mim particularmente sabe-se bem comer uma enquanto as estou a fazer, e outra ao pequeno almoço do dia 25, assim fria mesmo. 
Ainda que com tanta oferta as rabanadas acabam sempre por desaparecer.

Esta proposta pretende apresenta-las num contexto distinto, que se enquadra perfeitamente numa sobremesa natalícia, ou num pequeno-almoço especial.
O facto de serem feitas no forno ajuda a aligeirar um pouco o peso da "coisa" e até se comem com mais vontade.

A junção do requeijão envolvido no coulis de tamarilho atiram-nas para outra dimensão, onde se permanece em estado de encantamento a devorar estas soberbas estrelas de natal. 










































RABANADAS COM REQUEIJÃO E COULIS DE TAMARILHO

​Ingredientes 
(4 pessoas)

4-5 fatias de pão de forma​
150 ml de leite
3 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 colher (sopa) de açúcar mascavado claro
Raspa de limão
Pau de canela
2 ovos, médios
8 tamarilhos
1 requeijão (usei Saloio)
Amêndoa laminada, tostada
Açúcar em pó para polvilhar.

Preparação

Preparar o coulis com antecedência, juntando a polpa dos tamarilhos com uma colher de sopa de açúcar amarelo. Deixar repousar umas horas, ou de um dia para o outro, triturar com a varinha mágica e passar no coador. Reservar no frio.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. 
Levar ao lume num tachinho, o leite, 2 colheres de açúcar amarelo, o pau de canela e raspa de limão. Deixar aquecer bem, quase até ferver, retirar do lume e deixar arrefecer.
Bater bem os ovos. Reservar.
Aparar as fatias do pão de forma e corta-las na diagonal, em 4 triângulos cada. Mergulhar cada fatia no leite e de seguida passar no ovo batido até que fique toda coberta. Coloca-las no tabuleiro de forno, revestido com papel vegetal, polvilhar com açúcar o mascavado e levar ao forno até estarem firmes e bem douradinhas.
Dispor as rabanadas, numa taça ou prato a gosto, desfazer grosseiramente o requeijão e colocar por cima, regar com coulis de tamarilho e salpicar com amêndoa laminada tostada. Polvilhar com açúcar em pó e servir.

Bom Natal!





5 comentários:

  1. uauuu uauuuu e uauuuuuu
    Qual o segredo para fotos tao lindas, a serio eu nem gosto de requeijão mas depois de ver as fotos ate fiquei com vontade de comer..
    beijinho grande
    sou mega fa so seu blog
    @home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
  2. Quem ia adorar essas rabanadas é a minha avo que adora tamarilhos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Minha querida,
    Embora eu nunca faça sobremesas ou doces tradicionais do Natal, a minha mãe faz, lol, adoro rabanadas ainda morninhas e estas tuas, com essas adições de ingredientes que adoro, deixaram-me a babar desmesuradamente!!!
    Beijinhos linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Por cá não se fazem muitas vezes rabanadas. No natal o arroz doce não pode faltar, e os filhoses da minha avó, mas de resto e com poucas variações tentamos não abusar. Mas já sei que abusamos sempre hehe.
    Mas sim, adoro uma rabanada, e feita no forno.
    A ideia destas ao pequeno-almoço faz-me sorrir e muito!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Humm que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pizza-vulcano.html

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)