01/09/15

Bruschettas de Pesto de Rúcula, Queijo Fresco, Cogumelos e Goji




Qualquer oportunidade de pegar numas fatias de pão, leva-las a tostar, pincela-las com um molho a gosto, ou ideal e simplesmente com azeite, e enche-las com os ingredientes e combinações que mais nos aprouver, não pode nem deve ser desperdiçada, nunca!

Retomo assim o desafio "Dia Um... Na Cozinha" de forma perfeita, com um petisco que adoro, Bruschettas.
Sem saber que este tema se aproximava, respondi ao desafio das Sanduiches com uma proposta que se pode perfeitamente enquadrar aqui.
Mas se anteriormente tinha utilizado a clássica e sublime conjugação de ingredientes - mozzarela, tomate e rúcula - desta vez arrisquei num jogo de sabores e texturas menos usuais, recorrendo a um ingrediente totalmente novo nesta cozinha, as bagas goji frescas, para rematar a composição.

Neste caso, o conjunto vai funcionar por camadas de intensidade. Ou seja, a força do pesto de rúcula e noz, contrasta com a leveza do queijo fresco, que recebe de forma perfeita os encorpados cogumelos salteados. A leve acidez das bagas goji frescas e o tempero do molho de soja finalizam e equilibram o resultado.

Estas expressivas bruschettas, que constituiram um delicioso almoço, acompanhadas de uma salada de agrião, foram aprovadissimas e vem abrir um mês especial.
Que todos os recomeços associados e vivênciados em Setembro sejam positivos, estimulantes e muito felizes. 






BRUSCHETTAS DE PESTO DE RÚCULA, QUEIJO FRESCO, COGUMELOS E GOJI

Ingredientes
(2 bruschettas)

2 fatias grandes de pão rústico/centeio 
50 gr de rúcula, arranjada
5 folhas de mangericão fresco, grande
2 dentes de alho, médios
1 mão cheia de nozes
40 gr de queijo parmesão ralado
Azeite qb
Manteiga
Sal
Pimenta
Noz moscada
1 queijo fresco, grande
100 gr de cogumelos marron, frescos
2 colheres (sopa) de bagas goji, frescas
Molho de soja
Sementes de sésamo branco 

Preparação

Preparar o pesto com antecedência, colocando na trituradora a rúcula, o mangericão, um dente de alho, as nozes, o queijo parmesão, uma pitada de sal e outra de pimenta e um fio de azeite. Triturar tudo e ir adicionando azeite a gosto. Rectificar temperos e colocar num recipiente hermético. Esta quantidade deu para as bruschettas e guardar bastante.
Numa frigideira, levar ao lume uma colher de sopa de manteiga e um dente de alho esmagado. Deixar o alho começar a ganhar sabor e introduzir os cogumelos partidos em quartos. Temperar com sal, pimenta e noz moscada e saltear durante cerca de 4-5 minutos. Reservar.
Tostar ligeiramente as fatias de pão, no forno ou na torradeira.
Barra-las generosamente com pesto. Espalhar o queijo fresco grosseiramente desfeito por cima. 
Dispor os cogumelos a gosto, por cima do queijo e finalizar com algumas bagas goji. 
Temperar com um pouco de molho de soja, decorar com sementes de sésamo e servir. 




10 comentários:

  1. Maravilhoso! Pesto e cogumelos são dos meus ingredientes preferidos, assim como o queijo (qualquer um!!). Por isso esta conjugação de ingredientes é "a minha cara". Tem muito bom aspeto mesmo!
    Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro bruschettas e essas ficaram deliciosas!
    beijinhos,
    Amélia

    ResponderEliminar
  3. Μmmmm i really want one for me :)

    http://beautyfollower.blogspot.gr

    ResponderEliminar
  4. Pesto de rúcula deve ser uma delícia. Dá vontade de dar uma trinca :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei a tua sugestão, porque adoro pesto! Seja do que for, acho sempre delicioso! É engraçado que hoje vi bagas goji frescas no Celeiro. Nunca tinha visto e fiquei a pensar como seriam...! Agora depois de ver esta tua sugestão, fiquei cheia de vontade de experimentar! :)))
    Beijinhos,
    Inês
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
  6. Olá Inês. Adorei as tuas bruschettas. Ficaram lindas e essas camadas de sabores deixaram-me muito curiosa. Só não consigo imaginar o sabor das bagas goji frescas porque nunca as vi sequer à venda. O mês de Setembro é, como dizes, um mês de recomeços e que este ano está ainda mais intenso. Faço, pois, meus os teus votos de felicidade.
    Um beijinho, Paula

    ResponderEliminar
  7. Minha Querida Susana,
    Apaixonada por pesto de toda e qualquer maneira, estas tuas bruchesttas piscaram-me o olho. Com queijo que AMO e que não poderia faltar (temos gostos idênticos em relação ao queijo), são as bagas de goji que me deixaram cuiriosa.

    Parabéns!!
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar

  8. Oi! adorei a receita, vou fazer, achei super fácil de fazer, vou deixar tbm minha dica de onde achar o goji em frutas, o mais gostoso e graúdo! Sempre comprei no emporium sim sim, antes de ser modinha, já consuminha muito isso, minha família e eu temos muita saúde graças a essa fruta, abs!

    ResponderEliminar
  9. Adoro bruchettas!! Algo simples que pode fazer toda a diferença!!

    Estas tem muito bom aspecto :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)