28/08/15

Porridge de forno de Verão (Côco, Nectarina e Goji)




Foi o Sr. Ramsay que me pôs a fazer Porridges de forno. Eu que gosto moderadamente de papas de aveia, mediante os sabores que levam, morri imediatamente de amores pela intensidade desta saudável lambarice.

O seu nome tão british e sonante não deve assustar ninguém. Afinal, não passam de papas de aveia gratinadas. Exactamente como as tradicionais, com os aromas e frutos, tanto secos como frescos, que bem entendermos adicionar, os ingredientes líquidos necessários para hidratar os flocos, adoçante a gosto e, a única diferença reside neste passo final, meter no forno. Nada mais simples.

Esta versão surge num dia de Agosto e de Inverno! Sim, daqueles dias a meio das férias de Verão que mais apetece acender a lareira e por a mantinha sobre as pernas. Cada vez mais frequentes e comuns, ainda que sempre irritantes.

Resultou vibrante e super aromática como era expactável. A raspa de lima e as bebidas de côco combinadas proporcionam sempre sensações quentes e cheiros frescos a Verão e férias. Uma delícia!
 







































PORRIDGE DE FORNO VERÃO (CÔCO, NECTARINA E GOJI)

Ingredientes
(4 pessoas)  

2 chavenas de flocos de aveia
2 colheres (sopa) de geleia de agave
1 colher (sopa) de amêndoa ralada
1 colher (sopa) de amêndoa palitada
1,5 colher (sopa) de sultanas brancas
Raspa de 1 lima, grande
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal fino
700 ml de bebida com sabor a côco (usei Alpro)
150 ml de leite/creme de côco (usei Alpro, Coconut Cuisine
1 nectarina, firme mas madura
2 colheres (sopa) de bagas de goji, frescas
1 colher (sopa) de açucar mascavado
 
Preparação

Num recipiente juntar a aveia, a geleia de agave, a amêndoa ralada e palitada, as sultanas, a raspa de lima, o sal e a noz moscada. Acrescentar a bebida com sabor a côco e envolver bem. Adicionar a nectarina (com casca) cortada em pedaços pequenos e as bagas goji.
Se for para o forno na hora acrescentar de seguida o creme de côco e envolver. Se for para o forno apenas na manhã seguinte, deixar o creme de côco para adicionar antes de ir ao forno.
Verter numa travessa/prato e levar ao forno cerca de 12-15 minutos, até estar firme e com pouca cor. Polvilhar com o açúcar mascavado e levar mais 5 minutos na função grill para tostar ligeiramente.
Retirar do forno e servir morno.






































Outras sugestões do género que podem encontrar por aqui:

3 comentários:

  1. No forno nunca.fiz mas o sr. Ramsay tambem ja me tinha convencido! É uma receita que irei fazer nao tarta! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Eu nem sou muito adepto de papas de aveia, mas se for um porridge, ou seja, se levarem aquela entaladela no forno, ai aí a conversa já é outra. E aquela crostazinha de açúcar caramelizado a seduzir-me?! Tcchhh, perfeito! E olha, nunca provei bagas de goji frescas, mas devem ser deliciosas. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que excelente aspecto!!

    Não conhecia a receita, mas gostei bastante!!

    Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)