Já tanto disse e repeti sobre a minha relação com as tartes e mini-tartes, sobre o facto de as adorar devido às suas diversas vantagens e extrema versatilidade, etc, etc. Secalhar já sabem!
A proposta de hoje são estas simples e deliciosas mini-tartes, que trazem uma combinação de ingredientes que adoro, e aproveitam tão bem os espinafres caseiros da mãe, que este ano duram e duram.
Apesar de gostar imenso de espinafres, considero que não tem um sabor muito acentuado, sendo que o meu palato valoriza claramente a sua textura. Por isso adoro conjuga-lo com sabores e aromas mais fortes e temperados. O queijo é sempre um alidado preferêncial deste legume.
Fã de queijos sempre fui, mas cada vez aprecio mais o feta. De preferência bem ligado aos legumes, onde as suas características saem ainda mais enaltecidos.
O toque da noz finaliza toda uma mescla soberba de sabores e texturas.
Nada como experimentar.
MINI-TARTES DE ESPINAFRES E FETA
Ingredientes
(4 mini-tartes)
1 placa de massa folhada fresca
150-200 gr de espinafres, arranjados
1 colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho
1 ovo, grande
2 colheres (sopa) de creme fraiche
2 colheres (sopa) de natas ligeiras
80 gr de queijo brie
150 gr de queijo feta
Sal
Pimenta
Noz moscada
2-3 colheres (sopa) de noz picada
Semente de sésamo preto, para decorar
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Começar por cortar os espinafres em tirinhas finas. Levar a manteiga a derreter ao lume numa figideira antiaderente, e juntar o alho esmagado. Quando aquecer ligeiramente juntar os espinafres, temperar com um pouco de sal e pimenta e deixar saltear 3-4 minutos. Retirar do lume, colocar sobre um escorredor para perder o líquido criado e reservar.
Bater o ovo e junta-lo com o creme fraiche, as natas, o brie cortado em pedaços pequenos, temperar com uma pitada de sal, pimenta e noz moscada. Envolver bem. Reservar.
Cortar círculos de massa folhada e forrar as forminhas, fundo e laterais. Verter um pouco da mistura do ovo por cima da massa, sem encher. Por cima dispor em círculo, na zona externa da forma, uma linha de espinafres e encher o centro com o queijo feta, grosseiramente esfarelado.
Repetir em todas as forminhas.
Levar ao forno cerca de 15-18 minutos, até a massa folhada estar cozinhada e o preparado firme. Atenção para não deixar o espinafre assar/secar demais (se necessário proteger com papel de alumínio)
Retirar do forno, salpicar com a noz picada, decorar com sementes de sésamo e servir.
Bem giras! De longe pareciam doces! Beijinhos
ResponderEliminarMinha querida Susana,
ResponderEliminarTemos as duas gostos muito idênticos. Amo queijo e adoro tartes salgadas, logo esta conjugação enche-me as medidas. Adoro as fotos também, cada vez melhores. Opá e o pratinho, tão fofo ;)
Beijinho enorme com saudades :)
Ana
Susaninha, que maravilha de receita! Adoro tudo, também sou fã de tartes, mini tartes e quiches e esta receita tem tudo para me agradar. Os sabores combinam perfeitamente e fazem-me desejar levar uma pequenina dessas comigo. ;) Perfeito.
ResponderEliminarUm beijinho.
Oi, Susana.
ResponderEliminarSabes, eu também sou uma grande apreciadora de tartes... salgadas ou doces, you name it!
Gostei desta sugestão... ah. .. e adoro tudo o que tenha queijo feta.
Beijinhos
Sílvia
Eu também sou fã de tartes e tarteletes e todos os seus primos e primas e adoro esta combinação que utilizaste.
ResponderEliminarEspinafres e queijos, são um clássico e a sua combinação com noz moscada, mais um clássico e dois clássicos juntos, só podem terminar desta forma, ou seja: PERFEIÇÃO!!
Beijinhos linda,
Lia