O sabor deste pastelão lembra-me sempre as sandes que nos acompanhavam para a praia ou piscina, e que faziam o nosso almoço daqueles divertidos e intermináveis dias das férias grandes de Verão.
Apenas sol, água, borga e sandes. Sem responsabilidades, sem preocupações.
Sendo um prato super simples de executar e, mesmo levando bacalhau, não se torna dispendioso devido à sua pouca quantidade, constitui uma óptima opção para uma refeição rápida, agradável e bem adequada aos dias mais quentes.
Para esta edição do "Há vida para além da massa de atum", onde o tema remete para as necessidades específicas dos estudantes universitários, surgiu-me esta receita muito simples e prática, que me conduz imediatamente à adolescência.
Para esta edição do "Há vida para além da massa de atum", onde o tema remete para as necessidades específicas dos estudantes universitários, surgiu-me esta receita muito simples e prática, que me conduz imediatamente à adolescência.
A acompanhar com uma boa salada de batata ou simplesmente dentro do pão, é sempre uma refeição que dá gosto usufruir.
Experimentem e usufruam.
PASTELÃO DE BACALHAU E ERVAS AROMÁTICAS COM SALADA DE BATATA
(2-3 pessoas)
INGREDIENTES
1 cebola média
1 posta de bacalhau grande (demolhado)
4 ovos
40 ml de leite
3 batatas grandes
Louro
Azeite
Pimenta
Sal
Salsa
Cebolinho
Oregãos
Molho de azeitona e oregãos (Paladin)
PREPARAÇÃO
Colocar um tacho ao lume com sal e louro e levar as batatas a cozer com pele.
Desfazer a posta de bacalhau em lascas pequenas. Reservar.
Numa frigideira anti-aderente colocar um fio de azeite e levar a cebola, cortada aos cubinhos, a alourar (é suposto sentir-se bem a cebola, pelo que deverá ser cortada maior do que para estrugido).
Quando começar a ficar translúcida juntar o bacalhau desfiado grosseiramente e deixar cozinhar uns 3-4 minutos. Não é suposto que cozinha demais para não secar.
Bater os ovos, temperados com sal e pimenta. Juntar-lhe o leite, a salsa, os oregãos e o cebolinho picadinhos, mexer, e verter sobre o bacalhau.
Deixar os ovos cozinhar lentamente e quando estiverem já firmes e quase prontos, passar a faca para desfazer o pastelão em pedaços. Retirar do lume.
Entretanto retirar a pele às batatas já cozidas e corta-las em pedaços. Deixar arrefecer um pouco e envolve-las no molho de azeitona e oregãos.
Hoje em dia o bacalhau já não é tão caro, custa mais o polvo ou outros peixes.
ResponderEliminarAqui em casa gostamos muito de bacalhau e assim fica uma delicia,eu até despenso as batatas.
Bjs
Olá São, concordo contigo também prescindo bem das batatinhas... o bacalhau continua rei e quanto mais barato melhor!
EliminarBjinhos
Abri este post, sem saber que era a tua participação no nosso desaio, porque fui completamente "seduzida" pelo título e pela foto desta tua receitinha!! ;) Tão simples, tão deliciosa...e tão ao meu gosto :)
ResponderEliminarUma sugestão fantástica para os nossos estudantes que, tenho a certeza, vai "agitar" também as casas dos seus pais, avós, tios, primos e vizinhos ;) hehe Muito, muito obrigada por esta verdadeira delícia Susana :)
Peço-te só que deixes no meu blog o link desta tua participação, no post relativo ao 2º desafio, para que a possa validar :)
Beijinhos grandes *
Vânia
PS: Ao olhar para a foto desse teu pratinho com o bacalhau, bateu-me uma saudade enorme dos meus, iguaizinhos, que ficaram em Portugal. O quanto eu gosto deles ;)
Que bom que gostaste Vânia! :) fico contente!
EliminarÉ um pratinho simples mas tão bom, adoro os seus sabores.
Já coloquei o link no teu blog, acho que está tudo ok...
Não sabia que não vivias em Portugal... mal possas tens de levar os pratinhos contigo, sei a importância que os queridos acessórios de cozinha tem para nós :)
Bjinhos
Adorei a participação :) E é um prato óptimo porque permite aproveitar aquelas sobras de bacalhau cozido. Obrigada!
ResponderEliminarÓptimo, fico contente :)
EliminarSim, é uma excelente alternativa e muito versátil.
Bjinhos
Que sugestão fabulosa Susana, além de deliciosa claro!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
Olá Lia, fica muito bom :)
EliminarBjinhos
Belo do bacalhau!!!! Excelente sugestão ;)
ResponderEliminarClaro está! ;)
EliminarNão te recordas das sandes de pastelão de bacalhau? :)
Bjinhos