27/05/14

|inspirar e comer| Modo de Vida e... Folhado Verde com Ricotta




Ontem, ao comentar um post do blog "Ovelha Negra", onde a Teresa aborda uma questão cuja conotação tende a ser chata, complexa, por vezes pouco positiva e muitas vezes envolvida em contextos até bem difíceis, dei por mim a recordar o significado desta palavra, que tanta força pode ter na nossa mente, a Dieta!

A palavra Dieta deriva do grego antigo e na sua génese tem como significado "modo de vida" ou "forma de viver". 

Mesmo que involuntariamente, talvez isto explique o porquê de cada vez mais pessoas assumirem que as dietas formatadas, sejam prescritas por técnicos habilitados, sejam fomentadas em livros da moda, ou sejam até aconselhadas por um amigo que faz dieta há 15 anos e já as testou a todas, podem não se aplicar ao nosso organismo e forma de estar. Talvez por isso sejam tão desmotivantes e raramente levadas a cabo.

Também fiz as minhas dietas ao longo do meu crescimento, não que precisasse efectivamente de emagrecer, mas porque entendia que nunca estava bem fisicamente. Mas de facto ficava-me sempre pelas tentativas, nunca levei nenhuma restrição alimentar até ao fim.

Se actualmente todos nós podemos estar munidos da informação nutricional essencial para, conscientemente, sabermos o que o nosso organismo necessita e agradece, ou prescinde e tende a rejeitar, estamos também mais do que preparados para saber o que devemos consumir de forma a que a nossa alimentação seja a mais adequada possível ao nosso bem estar e amiga do nosso corpo e espírito.

Dieta é isto: Modo de Vida! 
A partir daqui, naturalmente, que os pecadinhos também fazer parte. Mesmo que o corpo a curto, médio ou longo prazo não goste, a mente pede e sente-se feliz com isso. Logo, cabe a cada um de nós interpretar as dicas que o corpo vai lançando e seguir o caminho que melhor entender.

Pessoalmente não consigo abdicar de alguns alimentos que sei de consciência serem absolutamente prescindíveis e até nocivos para o nosso corpo, mas  acredito que um dia lá chegue, DESDE que isso me faça bem e feliz.

O post vai longo mas não podia deixar de o concluir com uma receitinha onde esta relativa ambiguidade se manifesta.
As favas que ainda por cá andavam precisavam ser consumidas e, juntando o útil ao super agradável, saiu este folhado verde e delicioso. Um pecadinho que, confesso, tendo alguma dificuldade em suprimir da minha alimentação, vou doseando da melhor forma.


(PS: a tema "exercício físico" fica para um próximo post)
 


 
FOLHADO VERDE COM RICOTA
(4 pessoas)


INGREDIENTES

1 placa de massa folhada fresca rectangular
150 gr de favas
200 gr de espinafres
1 alho francês
2 dentes de alho
1 cebola média
1 queijo ricota
1 ovo pequeno
Azeite
Água
Vinho branco
Sal
Pimenta
Mangericão
Tomilho

PREPARAÇÃO

Pré-aquecer o forno a 200º.
Descascar, lavar e preparar os legumes.
Cortar as folhas de espinafre ao meio e o alho francês às rodelas e reservar.
Colocar um tacho ao lume com um fio generoso de azeite e fazer um estrujido com a cebola os alhos picados.
Quando estiverem amolecidos juntar as favas. Deixar refogar um pouco e acrescentar 1/4 de copo de vinho misturado com 1/4 de copo de água. Temperar com sal, pimenta e tomilho e deixar cozer até as favas começarem a amolecer, cerca de 4-6 minutos, dependendo das caraterísticas das favas.
Acrescentar o alho francês, deixar cozinhar mais 2 minutos e por fim acrescentar o espinafre e envolver bem. Deixar cozinhar mais um pouquinho só para os espinafres amolecerem, rectificar temperos e retirar do lume.
Retirar a massa folhada da embalagem, abri-la no tabuleiro de ir ao forno, mantendo o papel vegetal original e rechea-la, ao centro, com o preparado de legumes. Acrescentar por cima o queijo ricota grosseiramente desfeito, folhas de mangericão fresco cortadas e fechar a massa, sobrepondo as duas laterais.
Pincelar a massa folhada com um ovo batido misturado com uma colher de sopa de água, e polvilhar com tomilho.
Levar ao forno até a massa estar douradinha, cerca de 15-20 minutos.
Retirar do forno e servir.

Nota: é suposto as favas ficarem um pouco desfeitas para criarem um ligeiro puré, que vai ligar os vegetais e favorecer a textura do recheio.





































De entre muitos blogs que por diversos motivos tem investido num tipo de alimentação mais saudável, espreitem estas iniciativas:

http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2014/04/desafio-receita-saudavel-1-risotto-de.html

http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

10 comentários:

  1. Esse recheio desse folhado está mesmo a chamar por mim (e sublinhe-se que ainda são apenas 10.30h da manhã ;) hehe)...Ficou fantástico!!!
    E concordo plenamente contigo e com tudo aquilo que escreveste. Para mim, não consigo entender a palavra dieta como uma restrição de qualquer espécie...entendo-a sim, como um estilo de vida, um modo de alimentação que escolhemos para nós, mesmo que seja durante um determinado período da nossa vida! Como eu digo sempre: sou uma pessoa que gosta de cozinhar e gosta de comer, sou um bom garfo ;) hehe Procuro ter um estilo de vida o mais saudável que consigo, mas odeio privar-me do que quer que seja! Como de forma mais saudável porque quero e quando quero e a minha "dieta", entendida no significado original da palavra, é tentar ser o mais feliz possível :)
    Beijinhos e uma ótima semana *
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Vânia, a dieta deve ser sempre o melhor para nós, em todas as suas perspectivas :)
      Este recheio ficou super saboroso!
      Aproveito para te dar os Parabéns, neste dia de aniversário.
      És uma querida, sempre presente com comentários simpáticos. Obrigada e continua por aqui ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Olá Susana!
    Dietas à parte, o teu folhado ficou com muito bom aspecto, mas ficou mesmo! Mas ainda não é desta que me convencem a comer favas, não consigo nem cheirá-las. Mas para quem gosta, acredito que aqui está uma receita inigualável. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio,
      Entendo-te perfeitamente, pois reconheço que a fava não agrada a todos e o seu forte odor "perturba" muita gente, é normal :D
      Mas é também uma pena pois é uma leguminosa deliciosa ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Olá Susana,
    Concordo inteiramente contigo e dietas e modas à parte, adorei este teu folhado divino!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia... Dietas à parte e dietas para esquecer que é o melhor :)

      Bjinhoss

      Eliminar
  4. Há uns anos atrás segui uma dieta, nada exagerada, e que não me custou minimamente, porque comia de tudo, mas aprendi a comer bastante melhor, e gradualmente perdi peso, que nunca mais voltou. Não sou pessoa de exageros nem dietas malucas, tento sim comer saudável e de forma a que o corpo se sinta bem, mas se ele pedir chocolate, eu dou-lhe!
    E adoro follhados :) mas so faço muito raramente. E com favas e ricota, que bom! Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo, Inês, se o corpo pedir uma coisinha menos saudável mas que pode fazer milagres ao espírito, devemos fazer-lhe a vontade... desde que com moderação não há problema nenhum :)

      Bjinhos

      Eliminar
  5. O teu folhado ficou lindo!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)