20/03/16

Simnel Cake




Hot Cross Buns vs Simnel Cake


A palavra desafiante assumiu-se desde logo como um dos principais adjectivos do Sweet WorldO termo superação como um objectivo essencial do conceito. A sazonalidade um critério que pode ou não determinar os temas a escolher.

Esta 3ª edição surge bem perto da Páscoa, o que nos trouxe uma responsabilidade acrescida pela questão "qual o tema mais interessante e aliciante para este mês?"
Ora bem! Na impossibilidade absoluta de nos decidirmos entre duas propostas de natureza bem distintas, mas tematicamente ideais para a época, em boa hora resolvemos avançar com uma dupla possibilidade.

Assim sendo, a Lia vem propor uns belos Hot Cross Buns e eu trago-vos um elegante Bolo Simnel
A "bola" passa assim para o vosso lado e espero que seja recebida com toda a animação e entusiasmo com que vos convidamos a celebrar a Páscoa, duplamente doce. Podem participar com uma ou outra proposta, ou com as duas! Haja vontade de continuarmos a conhecer novas abordagens e técnicas associadas aos mais curiosos doces do mundo. 

Contextualizando este bolinho, importa começar por contar que as referências à sua existência remontam à época medieval. A origem do termo "Simnel" é bastante dúbia, entendendo-se que é alusivo ao uso da melhor e mais fina farinha, já que deriva do latim "simila" que significa "fine flour". É um bolo festivo da época da Páscoa, também usado nas comemorações do Dia da Mãe. Bastante durável no tempo e resistente a grandes viagens. 






































É um bolo repleto de frutos secos, logo, intenso, aromatizado pelas especiarias e pela raspa dos citrinos, e com a característica mais particular de ter uma fatia de massapão a rechear e outra a cobrir. Esta última ligeiramente tostada. 
O massapão que leva como recheio pode ser feito de duas formas (ou três com esta que acabei por adaptar): a rodela inteira colocada ao centro que coze juntamente com a massa, ou pedacinhos de massapão misturados com os frutos secos e igualmente espalhados na massa. Neste caso, optei por não fundir a rodela central mas sim rechear o bolo com ele a frio. 
Possui ainda 11 ou 12 bolinhas de massapão na cobertura, que representam os 11 apóstolos e Jesus Cristo, ou apenas os 11 apóstolos. Excluindo sempre Judas.
Não sendo um bolo de difícil execução, apresenta alguma técnica e pormenores menos usuais nos bolos comuns. Espantou-me, por exemplo, o tempo de cozedura (que foi impossível cumprir) e o uso de papel vegetal com "chaminé" no topo da forma, simplesmente porque nunca tinha feito um bolo que o requeresse.
O massapão, esse é super simples de fazer e não deve assustar ninguém.
Como imaginava, assemelha-se ao típico bolo de natal inglês, mas mais seco. É bastante doce, e por isso mesmo, estranhamente viciante! Não é o meu tipo de bolo mas a verdade é que me soube imensamente bem e repeti mais vezes do que devia. A ligação da textura do massapão com a massa funciona particularmente bem. 
Assumo (mesmo correndo o risco de ser agredida virtualmente pela minha querida parceira) que não ficou exactamente como queria. Aspirava um resultado mais uniforme e menos seco do massapão, apesar de estar delicioso, assim como uma massa mais húmida e densa.
As alterações que fiz passaram por substituir as cerejas em calda por arandos secos e suprimir a laranja/limão cristalizados. Retirei também o brandy do massapão.

Personificando o Simnel Cake, posso dizer que o vejo como um bolo cheio de personalidade e força, facultada pela sua densidade e intensidade de aromas, mas simultaneamente, bastante elegância e distinção. Atributos que sinto serem da responsabilidade do massapão, que lhe confere uma sobriedade muito interessante. 
Existem um sem número de receitas deste bolo com algumas variações interessantes. Tentando não o desvirtuar demasiado, desafiamos-vos e experimentarem e dizer-nos de vossa justiça. 

Se aceitam o desafio basta seguirem as seguintes regras:

  • Tem até ao dia 20 de Abril para nos apresentarem o vosso Simnel Cake, deixando aqui neste post o link da vossa participação, ou no blog da Lia os Hot Cross Buns;
  • Só participações enviadas até este dia serão consideradas; 
  • Neste mesmo dia, 20 de Abril, será publicado aqui no blog o tema da próxima edição;
  • roud up desta 3ª edição será publicado aqui no blog no dia 25 de Abril.

Boa Páscoa!







































SIMNEL CAKE
(Receita do livro Delia´s Cakes, de Delia Smith)

Ingredientes

|Massapão
90 gr de açúcar em pó + algum para polvilhar
90 gr de açúcar
1 ovo grande, ligeiramente batido
Extracto de amêndoa, algumas gotas a gosto
1 colher (chá) de brandy (não usei)
175 gr de amêndoa ralada

|Massa do Bolo
225 gr de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento
1 colher (sobremesa) de mistura de especiarias (usei canela, gengibre e noz moscada)
175 gr de manteiga amolecida
175 gr de açúcar mascavado claro
3 ovos, grandes
3 colheres (sopa) de leite
120 gr de uvas passa
120 gr de sultanas
70 gr de arandos
80 gr de amêndoa inteira, tostada e sem pele
Raspa de laranja e limão 

Preparação

Começar pelo massapão. Peneirar o açúcar em pó juntamente com o açúcar "normal". Juntar ao ovo e mexer um pouco. Colocar a mistura sobre um recipiente com água a ferver e mexer durante 10 minutos, até a mistura ficar macia e mais espessa.
De seguida retirar do calor e colocar o recipiente em água fria, até cerca de 5 cm de altura.
Acrescentar o extracto de amêndoa e mexer sempre até o preparado esfriar completamente.
Nesta altura acrescentar a amêndoa ralada (peneirei antes) e, numa superfície polvilhada com açúcar em pó, amassar até formar uma pasta firme e uniforme.
Retirar a quantidade necessária e, igualmente sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com açúcar em pó, com o rolo pressionar, virando sempre em quartos de volta, de modo a criar a forma redonda pretendida. Quando estiver no tamanho certo usar. Para este bolo são necessários dois círculos.

Para o bolo, pré-aquecer o forno a 150ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo de um forma redonda de aro amovível (usei de 20 cm). Reservar.
Peneirar bem alto a farinha, o fermento e a mistura de especiarias para um recipiente, de forma a arejarem bastante. De seguida acrescentar a manteiga, o açúcar e os ovos e bater cerca de 1 minuto, até a mistura ficar macia e cremosa. Acrescentar o leite e mexer.
Delicadamente misturar na massa os frutos e a raspa dos citrinos e envolver.
Verter o preparado na forma e alisar a superfície com as costas de uma colher. Pegar noutra folha de papel vegetal, fazer um pequeno buraco ao centro, de cerca de 2-3 cm de diâmetro, e colocar sobre a forma, no topo, sem tocar na massa. 
Levar ao forno cerca de 1.30 hora, até a massa ao centro se encontrar firme. (não consegui aplicar o tempo de 2.40 hora da receita original)
Retirar do forno, deixar arrefecer cerca de 15 minutos, desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha de arrefecimento.
Estender o massapão e cortar dois círculos, um com 20 cm de diâmetro.
Cortar o bolo em 2 partes. Pincelar a fatia inferior do bolo com doce aquecido e colocar o círculo de 20 cm sobre a fatia, voltar a pincelar ligeiramente o massapão e cobrir com a segunda fatia. Pincelar a superfície com doce e colocar o 2º círculo o por cima. Com os dedos criar o efeito ondulado na massa. (se se pretender dar o efeito ondulado típico e presente em muitas receitas, o círculo superior deverá ficar um pouco maior, neste caso, com cerca de 22 cm de diâmetro).
Fazer 12 bolinhas de massapão e distribuir de forma equidistante, próximo do limite exterior da superfície do bolo. Para finalizar queimar as bolinhas e o massapão, a gosto, com o maçarico.  

Nota: se acharem o massapão demasiado mole quando o passarem para a bancada de trabalho, basta aguadar 15-20 minutos que endurece o suficiente para se trabalhar. 
Nota_1: as minhas bolinhas agarraram bem sem nenhum tipo de "cola", mas algumas receitas recomendam o uso de gema de ovo batida para as colar.
Nota_2: em várias receitas que encontrei o tempo de cozedura era sempre elevadissimo. No meu caso foi impossível cumprir. Aconselho a que quando sentirem o bolo bem firme e a massa seca ao teste do palito, o retirem do forno.





Fonte:



31 comentários:

  1. Olá Susana: achei o desafio deste mês muitíssimo interessante. Já tinha pensado fazer hot cross buns mesmo sem o desafio e por isso vou fazê-los. No entanto também adorei este bolo ( que não conhecia). É muito parecido com o bolo de natal típico cá da ilha e deve ser uma delícia. O desafio vai ser mesmo o massapão. Vou experimentar na Bimby ( o meu socorro em situações extremas,rsrs) e vou ver como corre. O teu está lindo e a fatia uma tentação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia,

      Ainda bem que o desafio duplo agradou. :)
      Não te deixes assustar, o Massapão é super fácil de fazer, verás!
      Obrigada! :)

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Olá "partner",
    Levas na cabeça levas e como!!!
    Seca estás tu, lol!! Olha, a sério, não me parece nada que o massapão esteja seco, mas tu é que sabes melhor que eu, pois tu é que lhe tocaste e comeste.
    Já sabes que amo este desafio e amo o teu Simnel lindo e perfeito e amei a tua ideia genial de pôr a rodela do massapão depois do bolo cozido. Gostei tanto, que vou fazer um Simnel e copiar a tua ideia, lol!!
    Um beijinho e bom Domingo, lambona de salpicão e presunto!!!
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me batas pf!!!! :D
      O massapão ficou excelente em termos de sabor e textura... foi altamente saboreado. :)
      Mas de aspecto acho que realmente ficou algo seco.
      O teu ficou lindissimo e ainda mais apetecível por conta do chocolate! ;)

      Bjinhosssss

      Eliminar
  3. Adoro massapão! O bolo ficou lindo e super apetitoso, uma verdadeira tentação! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês!
      Foi o meu desafio neste desafio! :D fazer massapão!
      Algo que se mostrou mesmo muito simples. Nada como experimentar!

      Bjinhos

      Eliminar
  4. ficou bem bonitinho ... hehe ... vai ser dificil a escolha :p
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o bolo, ficou lindo e como tenho gostado muito destes desafios, vamos lá ver como corre mais um :) Neste, o pior vai ser mesmo o massapão que nunca fiz e raramente comi.
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correrá muito bem, seguramente! ;)
      O massapão é surpreendentemente muito fácil de executar, nada de medos :D

      Bjinhos

      Eliminar
  6. Uau... tem um aspecto tão delicioso. Adorei a partiha.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. qual deles o melhor! vamos lá ver se consigo fazer os dois :)! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dá para escolher, não é? :)
      Como compreendo!
      Cá aguardamos! ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  8. Não tenho dúvidas de que deve ser muito bom!
    Eu acho que já decidi qual vou fazer, mas o outro ficará naquela lista dos " a fazeres um dia", sem duvida!
    Está lindo!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que sendo duas opções bem distintas, são ambas muito interessantes e desafiantes!
      Eu cá farei a duas, sem dúvida :D

      Bjinhos

      Eliminar
  9. Desconhecia por completo este bolinho.
    E é tão bonito. O aspeto capta logo a nossa atenção, e pelos ingredientes tem tudo para ser delicioso.
    Vai ser um dilema GRANDE escolher um dos docinhos. São duas propostas muito boas. Secalhar vou fazer mesmo as duas....
    malandras... lol

    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, pois eu, apesar de ter este bolo em pelo menos 3 livros, nunca tinha parado nele.
      Foi realmente uma surpresa bem agradável!
      Pois a tua decisão não pode ser a mais acertada, na minha opinião :D Faz lá as duas, que seguramente brilharão!

      Bjinhoss

      Eliminar
  10. Olá Susana :)
    Fiquei fascinada com o Bolo Simnel. Tem maçapão que adoro e com a massa recheada de frutos não poderia haver melhor combinação. Querida amiga, se participar no passatempo será com esta bela delícia aqui tão bem representada.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Rosa!
      Cá aguardamos um fantástico Simnel que certamente sairá dessa cozinha :D

      Bjinhos

      Eliminar
  11. Olá Susana: deixo aqui a minha participação. O massapão até nem foi difícil com a receita que arranjei. Gostei imenso do resultado.
    http://pratacasas.blogspot.pt/2016/04/simnel-cake.html
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Márcia!
      Foi como referi o massapão é mesmo simples de executar :)
      Validado! Vou espreitar. E Muito Obrigada pela participação!

      Bjinhos

      Eliminar
  12. Susana, deixo aqui a minha participação, gostei bastante do resultado, eu e quem provou :)
    Segui a tua receita com uns quantos twists mas correu muito bem, ficou um bolo para repetir e afinal o massapão é a coisa mais simples de se fazer, obrigado por me fazeres sair da minha zona de conforto :D
    http://gulosoqb.blogspot.pt/2016/04/simnel-cake.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo simples não é, Carla? Também achei. Não deve assustar ninguém. :)
      Muito Obrigada nós pela tua participação, a ideia é mesmo essa, irmos sempre um bocadinho mais longe. ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  13. Alo
    Aqui fica a minha participação...espero que gostem... :-)
    Bjinhos

    http://senhoradonaanica.blogspot.pt/2016/04/simnel-caketo-sweet-world.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que gostamos, adoramos!
      Com ou sem batota, ficou muito bonito :D
      Muito obrigada por aceitares o desafio!

      Bjinhos

      Eliminar
  14. Ohhh partiner,
    Toma lá o meu link que eu quero desfilar no round up...lol!!

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/03/chocolate-simnel-cake-bolo-simnel-de.html

    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  15. Olá Susaninha!
    Aqui fica a minha participação,depois de muito ponderar em que receita escolher.
    Deixei os Hot Buns para uma próxima e fiz este magnifico bolo seguindo a tua receita. Foi bastante elogiado por todos os que provaram.
    Beijinhos e parabéns pelos deliciosos desafios.
    https://sugar-bites.blogspot.pt/2016/04/simnel-cake.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Registadissimo, Paula! :)
      Ficou lindo!
      Muito Obrigada e que bom que todos gostaram :D

      Bjinhosss

      Eliminar
  16. Não resisti ao encanto deste lindo bolo, Susana!!
    Foi uma escolha difícil, pois as sugestões são as duas deliciosas.
    Beijinhos
    Paula G.

    ResponderEliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)