04/11/15

Salada Vermelha com Bulgur de Cogumelos




Das imensas marcações que fiz assim que chegou o livro "Plenty More" do Yotam Ottolenghi, a Salada  de Tomate e Romã foi das primeiras a executar. Cativou desde logo pelo seu aspeto bem simples mas igualmente vibrante.
Com as devidas adaptações resultou numa incrível salada vermelha, e ainda que a tenha feito há alguns meses só agora surgiu a oportunidade e vontade de a publicar. Seria uma pena deixar passar esta época sem que esta partilha pudesse aparecer, destacando um fruto desde sempre muito ligado à mitologia, simbolizando sorte, fertilidade e prosperidade, e que na pratica nos presenteia com sais minerais essenciais e várias propriedades diretamente associadas ao seu poder altamente antioxidante.    
 
No fundo é uma salada muito simples onde a romã sobressai e reforça o tom vermelho do prato e que dá o nome à vibrante salada. Em cada colherada  a mescla de sabores e a imensa textura explodem na boca. É um imperdível misto de Verão e Outono. 
O bulgur de cogumelos foi uma forma pessoal de incrementar valor nutritivo ao prato, diversifica-lo e enriquece-lo também em termos capacidade saciante. 
 
Esta proposta encaixa na perfeição no espírito da rubrica "Inspirar & Nutrir", do site de Nutrição Feminina da Carla, apresentando-se bem simples de executar e repleta de saúde. Não deixem de conhecer esta e outras propostas bem diversificadas e interessantes aqui.
Aconselho também o livro - Plenty More - de onde surge esta inspiração, repleto de excelentes receitas, numa abordagem bem completa e nova sobre os legumes e diferentes formas de os confecionar.







































SALADA VERMELHA COM BULGUR DE COGUMELOS

Ingredientes

(4 doses)

|Salada
200 gr de tomate coração de boi
200 gr de tomate chucha
1 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
1 cebola, média
1 romã, grande
2 dentes de alho
Oregãos frescos
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 pitadinha de pimenta cayena
Azeite
Vinagre balsâmico intenso
Sal

|Bulgur
Água
250 gr de bulgur
120 gr de cogumelos paris
Azeite
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal 
Pimenta
Hortelã fresca

Preparação

Começar por levar a cozer o bulgur  num tachinho com água temperada com sal, um dente de alho e uma folha de louro partida, de acordo com as indicações da embalagem. Quando cozido, escoar a água e soltar os grão com um garfo. Reservar.
Colocar um fio ligeiro de azeite numa frigideira antiaderente ou numa wok, com o dente de alho apenas partido ao meio, e acrescentar os cogumelos cortados em quartos. Temperar com uma pitadinha de sal e outra de pimenta e deixar saltear até amolecerem. Retificar temperos, rejeitar o alho e juntar ao bulgur. Acrescentar 3 folhinhas de hortelã finamente cortadas e mexer bem.
Preparar a salada, cortando para um recipiente grande, os tomates, os pimentos e a cebola em cubinhos bem pequenos (0.5cm).
Preparar o molho juntando os dentes de alho esmagados, um boa pitada de sal, o vinagre, o sumo de limão, o azeite e a pimenta. Mexer bem, verter sobre os legumes e envolver.
Colocar a salada numa taça de servir, salpicar com mais sementes de romã e folhas de orégãos frescos, temperar com um fio bem ligeiro de azeite.
​Servir a salada acompanhada do bulgur de cogumelos.
 
Nota: a receita original incluía Melaço de Romã (1,5 colher de sopa), no molho da salada. Trata-se de  um ingrediente muito usado na cozinha do médio oriente, em pratos de legumes e carnes. Como não encontrei, substitui por um vinagre balsâmico mais intenso.


8 comentários:

  1. Susaninha meu doce, eu adoro esse livro. Mais que o Plenty, acho esse muito mais "More", lol!
    Belíssima sugestão e uma delícia com toda a certeza.
    Um beijinho linda,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dele só tenho mesmo este, e sou fascinada pela abordagem que faz aos legumes! ADORO!

      Bjinhos grandesss

      Eliminar
  2. Adoro bulgur e estas combinações aromáticas e frutadas deixam-me rendida! Que coisa boa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo muito boa, Vânia! Quanto mais ingredientes novos conheço mais me apaixono pela comida :)

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Que salada linda mesmo a tempo da época das romãs, a minha mãe diz que já temos algumas lá por casa :´( hiii saudadinhas :)

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma saladinha bem linda e cativante.
      Pois estamos na época das romãs e à que as aproveitar da melhor forma :)

      Bjinhos

      Eliminar



Opiniões agradecem-se! Fiquem à vontade :)