Um dia, há uns valentes anos, num dos restaurantes que visitava sempre com muito prazer e entusiasmo, vejo a chegar a outra mesa algo que imediatamente me cativou.
Um abacaxi recheado com caril. Tão simples quanto isto, mas nem por isso menos imponente e com vontade de admirar e provar imediatamente.
Na próxima visita que fiz ao La Mamaroma pedi, claro, o Caril de Gambas.
Qual não foi a minha desilusão quando me servem o caril num simples prato branco?! Afinal estavam prestes a encerrar para férias e não se tinham abastecido de alguns ingredientes. Desalento foi o sentimento.
Aquele caril estava óptimo e soube-me muito bem, mas não foi a mesma coisa. Isto porque os olhos comem por vezes mais que a própria barriga.
Recuperada do trauma, fiz eu esta coisa linda que adoro.
Como qualquer caril, é intenso, perfumado e delicioso. Nesta versão, lindo também.
CARIL DE GAMBAS EM ABACAXI
INGREDIENTES
(4 pessoas)
700 gr de gambas
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 pimento vermelho
Azeite
4 col. de polpa de tomate
1,5 col. de sopa de caril
1 col. de sobremesa de garam masala
1 col. de café de gengibre
6 sementes de cardamomo
Sal
Piripiri a gosto
200 ml de leite de côco
80-100 ml de caldo de gambas
1 abacaxi
Coentros e salsa frescos
PREPARAÇÃO
Cozer as gambas em água abundante temperada com pouco sal. Depois de cozidas, descasca-las, reservar o miolo e colocar as cascas e cabeças novamente na água a cozer mais 5 minutos. Com a varinha mágica ralar as cascas e coar o caldo. Reservar.
Cortar o abacaxi no sentido do comprimento. Com uma faca e com cuidado retirar o interior o mais direitinho possível. Cortar a polpa em pedaços pequenos e reservar.
Numa frigideira anti-aderente colocar um fio generoso de azeite a aquecer, acrescentar a cebola laminada e depois o alho bem picadinho e o pimento cortado aos cubos.
Deixar amolecer ligeiramente e acrescentar as especiarias - caril, gengibre, massala e cardamomo - e o sal, mexendo para envolver bem na cebola.
De seguida adicionar a polpa de tomate e as gambas. Deixar cozinhar uns 4-5 minutos, acrescentar o leite de côco, o caldo das gambas e o abacaxi e temperar com piri-piri a gosto (mais ou menos picante) e deixar apurar uns 2-3 minutos. Se o molho estiver demasiado liquido, peneirar 1 colher de sopa de farinha e mexer bem.
Rectificar temperos e retirar do lume.
Servir dentro do abacaxi e polvilhar com salsa e coentros frescos picados.
Acompanhar com arroz branco.
Salivei, está tãooooooo bonito!
ResponderEliminarExcelente ideia!
bjs
Obrigaaada :) A ideia não é minha mas resulta tão bem! ;)
EliminarBjinhos
Como te entendo!
ResponderEliminarÀs vezes também vou à espera duma coisa e vem outra ter ao prato.
Mas sim, acho muito giro servir o caril dentro de ananás e até de abóbora.
Deve ser delicioso, eu adoro esses sabores.
Um beijinho.
Ui, por vezes é cada desilusão... mas neste caso, que se consegue reproduzir bem em casa, não há grande probelma ;)
EliminarFica tão bom!
Bjinhos
Lindo, lindo, lindo Susana!! Com um aspeto fantástico, dá mesmo vontade de comer sem parar (ou melhor, só parar quando já não houver nadinha para contar a história :P hehe)! Sou fã de caril e aqui por casa também estão sempre a surgir novos pratinhos destes e com muitas invenções ;) Adorei as cores e os ingredientes e, claro, obviamente, a apresentação :D
ResponderEliminarBeijinhos grandes *
PS: Não te esqueças que hoje é dia de "Há vida para além da massa de atum" lá pelo blog e que temos novo DESAFIO a decorrer! O tema são gelados e claro que adorava contar com a tua participação :)
http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/07/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum-16.html
Obrigada Vânia, são sabores que adoro também e nesta apresentação parece que ainda abre mais o apetite... como te compreendo :D
EliminarOra, pois este mês já tenho a minha simples participação feita, falta só fotografar e preparar o post ;)
Bjinhos
Eu adoro pratos de caril, mas com essa apresentação acho que a gula dispara para níveis ainda mais elevados!! Ficou realmente lindo e com um aspecto irresistível. Para quê restaurantes, com uma cozinheira dessas em casa ;)
ResponderEliminarBeijinhos
A nossa mente é qualquer coisa! :) E sim, os olhos comem tanto Gori.
EliminarObrigada, essa tua última frase é também usada pelo meu marido ;)
Bjinhos
Adoro caril de gambas, é dos meus pratos preferidos. Reparei que nao usou a polpa, ja tenho feito com ananás juntamente com as gambas, fica muito bom. Servido no ananás ficou lindo! Bjs
ResponderEliminarObrigada pela chamada de atenção, Rute :)
EliminarUsei a polpa do abacaxi mas tinha-me esquecido de a incluir na receita. E é essencial para enriquecer o caril. Já está rectificado!
Concordo que fica com uma apresentação muito bonita. :)
Bjinhos