Mostrar mensagens com a etiqueta queijo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta queijo. Mostrar todas as mensagens

11/10/16

Passatempo Montiqueijo & Basta Cheio




A publicação de hoje, excepcionalmente, não trás receita. Trás antes a possibilidade de poderem ganhar um dos meus ingredientes favoritos, que tanto pode proporcionar boas receitas como simplesmente constituir a própria receita. 
Falo de queijo, ​um alimentos que adoro, e que neste caso se vai apresentar de várias formas, tipos e naturezas.

Em parceria com a Montiqueijo, uma marca portuguesa produtora de queijos (frescos, curados e requeijão) que se destaca como a única com produção desde a origem, será sorteado 1 cabaz, conforme ilustrado na imagem, que seguramente originará muitos sorrisos. 

Para comer assim simples, com uma deliciosa compota, ou para usar na criação de pratos deliciosos, é um ingrediente sempre muito bem vindo.





Para validarem a vossa participação basta seguirem algumas regras simples.

|Condições de participação no passatempo:
- Fazer Gosto na página de Facebook da Montiqueijo; 
- Fazer Gosto na página do Facebook do Basta Cheio;
- Partilhar o post/foto do Facebook referente ao passatempo, em modo público, no perfil pessoal;
- Identificar/"Tagar" 3 amigos no post do Facebook referente ao passatempo;
- Apenas será válida uma participação por pessoa;
- O passatempo é válido apenas para residentes em Portugal Continental.

|Duração
O passatempo decorre entre o dia 11 de Outubro de 2016 e o dia 18 de Outubro de 2016, até às 23.59h.

|Resultados
O apuramento do vencedor será feito via Random.
O nome do vencedor será anunciado no dia 19 de Outubro de 2016, na página do Facebook do Basta Cheio.
Os vencedor deverá enviar a sua morada por mensagem privada, pelo Facebook, para o Basta Cheio.

|Prémio
Será atribuído 1 prémio: 1 cabaz com queijos variados, conforme imagem ilustrativa (tábua não incluída).


Boa Sorte!

26/06/15

Tortilhas de Polenta com Legumes Picantes e Queijo





O queijo! Ai o queijo!
Esta é sem dúvida das maravilhas comestíveis mais bem inventadas de sempre.
Sou uma apaixonada por comida de uma forma geral e muitas coisas me dão um prazer incrível saborear, mas tenho de admitir que um bom queijo tem sempre um lugar especial no meu ser, desde o coração ao estomâgo. É uma paixão sem fim.

Para o desafio proposto pela Naida do blog "Frango do Campo" em parceria com a Limiano, surgiram-me esta espécie de tortilhas.

Inovam pela base em polenta, um ingrediente pelo qual sou apaixonada, ganham alma no toque picante dos legumes e são sublimemente rematadas pelo queijinho derretido, que agradou imenso.
Uma delícia! E saudáveis?! Maravilha!

Obrigada Naida e Limiano, por acharem estas pequenas merecedoras do prémio que tantos bons momentos proporcionará cá por casa.  
 







































TORTILHAS DE POLENTA COM LEGUMES PICANTES E QUEIJO

Ingredientes
(4 tortilhas)

120 gr polenta
500 ml de água
Azeite
Sal
Pimenta
1 folha de louro
3 dentes de alho
1 cebola grande
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
1 malagueta seca, grande (sem pevides)
100 gr de bróculos
100 gr de couve flor
1/2 pimento vermelho
2 colheres (sopa) de molho de soja
100 gr de Queijo Limiano "Momentos Derretidos"
Azeitona preta em rodelas
Cebola frita

Preparação

Num tachinho levar ao lume a água temperada com uma pitada de sal, pimenta, um dente de alho esmagado e a folha de louro partida. Quando ferver rejeitar o louro e juntar uma colher de sopa de salsa picada e de seguida a polenta em chuva e lentamente, mexendo sempre com um batedor para não deixar ganhar grumos. Deixar cozinhar durante 4-5 minutos, mexendo sempre até engrossar, mas não prender demasiado (é suposto a polenta ficar firme depois de fria, mas não demasiadamente dura). 
Num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, colocar um pouco do preparado e espalmar com uma colher, formando pequenas "tortilhas". Não há problema que fiquem com os limites irregulares. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 190º.
Entretanto preparar os legumes, esmagando o alho, cortando as cebolas em gomos finos, os pimentos aos quadrados e o bróculo e a couve flor em floretes pequeninos (rejeitar os caules).
Pré-aquecer o forno a 190º.
Numa wok ou frigideira anti-aderente, levar a aquecer um fio de azeite, colocar a cebola e passado 1 minuto o alho e a malagueta. 
Deixar cozinhar durante cerca de 3-4 minutos até estarem amolecidos e acrescentar os restantes legumes, temperar com sal (pouco) e pimenta e deixar cozinhar mais 5-7 minutos, garantindo que os legumes se mantêm bem firmes.
Acrescentar um pouco de salsa picada e o molho de soja e deixar apurar cerca de 3-4 minutos (é suposto os legumes ficarem durinhos).
Retirar do lume e colocar um pouco de legumes por cima de cada tortilha.
De seguida espalhar o queijo ralado Limiano, finalizando com um pouco de azeitona preta picada.
Levar ao forno uns minutos até o queijo derreter.
Retirar do forno, salpicar com cebola frita e servir de imediato.





30/09/14

|comer| Pãezinhos de Milho Mistos com Tomate


Alimentar crianças nem sempre se mostra a tarefa mais fácil e pacífica quando lhes queremos dar uma alimentação saudável.
Bem sabemos que não iremos poder controlar sempre o que comem e que os pecadinhos também fazem parte, mas se lhes conseguirmos incutir os valores e transmitir os benefícios de uma boa alimentação é meio caminho andado.
Tendo um filho de 2 anos, que ainda está na fase de todas as descobertas, onde o universo dos sabores e das texturas são novidade, começa já a mostrar-se desafiante conseguir passar a mensagem que quero. 
Algumas dificuldades vão-se impondo, pois já deixa claro do que gosta e do que não gosta. Achava eu que bastava habitua-lo desde sempre a determinados alimentos que depois os consumiria com naturalidade. O problema é que, desde logo, eles já não gostam de determinados sabores/texturas. O mesmo se passou comigo e se passa com toda a gente. Não gostamos de tudo e só com a idade e crescimento aprendemos a gostar. Ou não! 
Com todas as possibilidades de que dispomos hoje em dia torna-se muito mais exequível transformar alimentos bons, muitas vezes tidos pelas crianças como detestáveis, em petiscos mais aliciantes e convincentes.
Proponho assim uns pãezinhos de milho, que tem como base uma massa que adoro e já repeti algumas vezes desde que a testei nesta receita, para participar no Passatempo d' A Metalúrgica promovido pelo blog "Uma Pedra de Sal".
A abordagem do tema da alimentação infantil nesta fase do regresso às aulas, além de interessante e muito útil é super pertinente.
São pãezinhos muito leves devido à sémola de milho e com um sabor (misto) que costuma agradar aos miúdos, havendo sempre a opção de introduzir recheios ao gosto de cada um, constituindo uma simples e boa alternativa aos produtos de compra.








PÃEZINHOS DE MILHO MISTOS COM TOMATE
 
INGREDIENTES 
(5-6 pãezinhos)

1 ovo
120 ml de leite
70 ml de óleo de girassol
80 gr de sémola de milho (ou polenta)
60 gr de farinha
1 col. chá de fermento

1 pitada de sal
6 folhas de mangericão fresco
Mangericão seco
Fiambre de perú em cubinhos
Queijo flamengo ralado
Tomate cereja

PREPARAÇÃO

Pré-aquecer o forno a 180º.
Barrar as forminhas de mini-tarte com manteiga e polvilhar farinha. Reservar.
Começar por misturar os cubinhos de fiambre com o queijo ralado e o mangericão fresco cortado fino. Reservar.
Para a massa: começar por separar a gema da clara. 
Juntar a gema com o leite, o óleo, a farinha, a sémola de milho, o fermento e o sal e envolver bem. Levar a massa ao frigorífico 30 minutos para que a sémola absorva bem os líquidos.
Bater a clara em castelo e envolver delicadamente na massa.
Colocar um pouco de massa em cada forma, sem encheu completamente. Dispor um pedaço da mistura de queijo com fiambre em cima da massa e finalizar com um tomate cereja cortado em quartos.
Levar ao forno cerca de 20-25 minutos, até a massa estar douradinha e cozida depois de verificada com o teste do palito.
Retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar.
Servir simples ou polvilhar a gosto com mangericão seco.