Mostrar mensagens com a etiqueta louro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta louro. Mostrar todas as mensagens

10/04/15

Strudel de Quinoa, Espinafres e Cogumelos




 
Destes novos alimentos que tem chegado aos nossos pratos e imposto como super, a quinoa foi a que mais estranhei na primeira abordagem. Achei-a algo adstringente, com uma textura estranha, pouco macia, e demasiado insípida.

Ainda só a experimentei em grão, e depois de a usar de diferentes formas e conjugar com vários outros ingredientes, começou a ser-me mais agradável.
Gosto sempre mais quando bem envolvida noutros sabores, e acho que funciona particularmente bem em pastéis. 
 
As suas vantagens são mais do que reconhecidas, actuando ao nível da sensação de saciedade, pela fibra que possui, funcionamento do intestino,  humor ou recuperação muscular. É também muito rica em proteínas, vitaminas do complexo B, zinco e cálcio. É ainda isenta de glutén.

A versatilidade é outra das suas caraterísticas, apresentando um corpo/consistência que resulta muito bem em pastéis/hamburgeres, saladas, tartes, bolachas ou granolas, por exemplo.

Aqui numa versão bem ligeira, resulta lindamente e apresenta-se cheia de sabor.







































STRUDEL DE QUINOA, ESPINAFRES E COGUMELOS

Ingredientes
(3-4 pessoas)

3 placas de massa filo
Azeite
Tomilho seco
3 dentes de alho
2 folhas de louro
Manteiga
1 chávena (chá) de quinoa mista
2 chávenas (chá) de água
150 gr de espinafres
100 gr de cogumelos paris
Salsa fresca
Sal
Pimenta
Açafrão
Sementes de sésamo preto e branco

Preparação 

Levar a cozer a quinoa com o dobro do seu peso em água, temperada com sal, um dente de alho, um fio ligeiro de azeite e uma folha de louro partida.
Depois de cozida, mexer com um garfo para soltar bem os grãos e reservar.  
Preparar os legumes cortando os espinafres em tirinhas finas e laminar os cogumelos. Reservar.
Numa frigideira antiaderente colocar um pouco de manteiga e dois dentes de alho esmagados e deixar alourar um pouco. Acrescentar de seguida os espinafres e os cogumelos, temperar com sal, pimenta, açafrão e salsa picada e deixar cozinhar até os legumes amolecerem ligeiramente. Rejeitar o líquido que se vai criar, juntar a quinoa, um pouco mais de salsa picada e envolver bem nos legumes. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 180º.
Abrir as folhas de massa filo. Pincelar uma com azeite, polvilhar com tomilho seco, colocar outra folha por cima e repetir o procedimento com as 3 folhas.
Voltar a retirar o líquido dos legumes, pressionando-os um pouco e espalhar o recheio sobre a massa filo.
Enrolar a massa num rolo, dobrar as pontas de forma ao recheio não sair. Pincelar o topo do rolo com azeite e polvilhar com semetes de sésamo.
Levar ao forno cerca de 20-25 minutos. Se começar a tostar demasiado proteger com papel de alúmínio. A massa filo é muito frágil.
Retirar do forno e servir. 





20/01/15

Chiken Korma na Cabaça


 

Não sendo muito dada a comida demasiado picante, já aprecio bastante, porém, comida cheia de sabor e aromas diferentes.

Com isto do blog comecei a conhecer muito mais ervas aromáticas, especiarias, pastas de temperos, molhos e afins, e a comida indiana é do mais fértil que há em termos de utilização de especiarias e aromas riquissimos. 
Mesmo que nem sempre tenha a possibilidade de comprar os condimentos em bruto e moer na hora, cada vez são mais imprescindiveis nesta cozinha.

A chiken korma é um prato indiano muito simples de executar, e que não tem obrigatoriamente de se tornar demasiado forte ou pesado, mantento à mesmo um sabor delicioso e bem rico.

Neste caso resolvi servi-la na cabaça, incluindo a polpa da mesmo no prato, o que ajudou a intensificar o seu sabor doce e aumentar a densidade do molho. 
Fica a sugestão de uma forma diferente de confecionar e servir um simples e delicioso frango.








































CHIKEN KORMA NA CABAÇA

Ingredientes

(4 pessoas)

3 peitos de frango médios, sem osso
1 cebola grande picada
3 dentes de alho esmagados
Azeite
1 colher (sobremesa) de coentros em pó
1 pitada de pimenta preta
1 colher (sopa) de gengibre fresco raspado
1,5 colher (chá) de açafrão
1/2 colher (sopa) de garam massala
2 folhas de louro 
1/2 colher (sopa) de farinha
120ml de leite de côco
80-100ml de água
3 colheres (sopa) de iogurte grego natural
1 cabaça
1/2 lima
Coentros frescos
Amêndoa palitada tostada
Arroz branco

Preparação

Cortar os peitos de frango em cubos de tamanho médio, temperar com sal e deixar repousar uns 20-30 minutos.
Abrir a cabaça ao meio, no sentido do comprimento, e retirar a polpa do interior, sem ferir a casca. Cortar a polpa em cubinhos pequenos e reservar.
Numa frigideira anti-aderente levar um fio generoso de azeite a aquecer. Quando quente, adicionar a cebola, o alho e o gengibre. Deixar cozinhar cerca de 8-10 minutos, até a cebola amolecer e adicionar de seguida as especiarias e o louro partido. Deixar cozinhar cerca de 4-5 minutos, mexendo de vez em quando.
Introduzir o frango e os cubos de cabaça, temperar com sal e pimenta e deixar alourar. De seguida acrescentar a farinha, o leite de côco, a água e o iogurte. Mexer, rectificar temperos e deixar cozinhar mais 8-10 minutos, com o lume brando e sem deixar pegar.
Entretanto levar a cabaça ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 10 minutos. 
Por fim, juntar ao frango, o sumo de lima e uma colher de sopa de coentros frescos picados, envolver bem e retirar do lume.
Colocar o preparado dentro da cabaça, polvilhar com a amêndoa laminada tostada e coentros frescos pouco picados.
Servir quentinho acompanhado de arroz branco seco.

Nota: resolvi suprimir o côco ralado, mas fica a sugestão de polvilhar também com este ingrediente antes de servir.